Isso é um fato: Consórcio para fazer pós graduação é a melhor opção do momento

17/03/2022

Imagem blog

Isso é um fato: Consórcio para fazer pós graduação é a melhor opção do momento

Mesmo diante de uma desafiadora (para não falar outra coisa) crise econômica, os brasileiros têm conseguido planejar melhor a realização de suas conquistas. Seja a compra da casa própria, uma viagem em família, etc. uma das ferramentas mais buscadas para essa finalidade é o consórcio.

E é diante de toda essa situação que queremos mostrar neste artigo as vantagens de um consórcio para fazer pós-graduação.

Como funciona o consórcio?

Talvez você já deva ter herdado o conhecimento de ‘’o que é consórcio’’ por causa dos seus pais. O consórcio nada mais é que um importante meio de acesso a bens e serviços, muito procurado por quem que têm dificuldade em obter crédito nos bancos. Saiba que fazer um consórcio não está limitado a isso, afinal, todos podem fazer um consórcio

E como o consórcio funciona

Não é nada complicado. Quando uma pessoa compra uma cota de consórcio, ela passa a fazer parte de um grupo de indivíduos na mesma condição. Periodicamente, a administradora realiza um sorteio que pode contemplar qualquer um dos integrantes do grupo.

Ou seja, você pode ser contemplado mesmo se tiver adquirido uma cota no mês anterior. Se o cotista não for sorteado, ele recebe sua carta de crédito ao final do grupo. Quando se trata de consórcio, a paciência é bem remunerada, já que não incidem juros sobre as prestações.

Outra opção possível é o cotista apresentar lances, que são propostas de antecipação das parcelas. O maior lance do grupo é contemplado com a carta de crédito.

Como é o consórcio para pós-graduação?

A Lei prevê que os contratos de participação em grupos de consórcio podem ter o objetivo da compra de qualquer bem móvel, imóvel ou de serviços. A pós-graduação, sendo um serviço oferecido por instituições universitárias, também faz parte dessa lista.

O cotista beneficiado pode usar a carta de crédito para quitar o valor integral do curso da pós graduação ou abater parte dele. Esse benefício garante tranquilidade ao longo dos estudos, uma vez que não há risco de interrupção do pagamento.

Quais são os benefícios de um consórcio para pós-graduação?

Como você pôde ver, fazer pós graduação a partir do consórcio de serviços não é bicho de 7 cabeças. Abaixo listamos as principais vantagens de um consórcio para fazer pós-graduação! Confira!

1. Preço das parcelas

Na hora da contratação, o consorciado pode escolher o valor e o número de parcelas. Ao comparar com os financiamentos bancários, o custo do consórcio sempre é menor.

Além disso, os preços das parcelas são fixos do início ao fim do consórcio, o que evita, dessa forma, surpresas ao longo do tempo. O que irá ocorrer será apenas um ajuste anual para que a carta de crédito não perca poder de compra.

2. Ausência de juros

No caso da pós-graduação, a quitação do valor integral livra o cotista dos juros embutidos nas mensalidades, dando-lhe maior poder de negociação na aquisição do serviço.

Antes de fechar contrato, no entanto, é essencial verificar quais são as taxas cobradas pela administradora, que devem estar previstas em contrato. 

3. Planejamento financeiro

O consórcio é uma excelente ferramenta para quem não consegue poupar uma parte da renda mensal ou não quer partir para aplicações financeiras de maior risco.

E mais que isso, como o cotista não é beneficiado de maneira imediata, ele passa a fazer um planejamento de longo prazo para realizar tudo o que está nos planos. Para essa habilidade é fundamental haver planejamento financeiro para outros objetivos futuros, como um imóvel ou automóvel, por exemplo.

4. Objetivo definido

Ao adquirir uma cota de consórcio, é importante saber o que vai fazer com os recursos, deixando-os relacionados a um objetivo determinado. Isso vai fazer com que não aconteça o que ocorre, muitas vezes, com a poupança. O investidor consegue juntar determinada quantia, entretanto, se não tiver determinação, o que acontece é que ele saca o valor para quitar uma dívida ou adquirir um bem de consumo.

Tendo esse foco proporcionado pelo consórcio, você garante que os recursos da sua pós-graduação não serão direcionados para outros objetivos.

5. Risco zero

Considerando a Lei, as administradoras de consórcio devem eleger, durante assembleia geral, três cotistas de cada grupo para acompanharem a gestão dos recursos. Os consorciados têm mandato com a mesma duração do grupo, porém podem ser substituídos por decisão da maioria.


Nesse período, eles podem:


  • ter acesso a diversos documentos;
  • solicitar informações à administradora;
  • abrir uma representação em nome dos cotistas perante órgãos fiscalizadores.


Vale reconhecer, nesse caso, que o Banco Central é a instituição que regula as administradoras de consórcio, portanto, antes de contratar, verifique se a empresa é autorizada.

Consórcio para fazer pós-graduação é uma maneira mais acessível financeiramente (sobretudo em tempos de crises econômicas) e eficiente de planejar a realização dos seus objetivos. Com a carta de crédito na mão, você não precisará se preocupar em interromper os estudos por falta de pagamento e pode focar no que realmente interessa.

Dica final: Faça um UP Consórcios!

O UP Consórcios é uma fintech da Embracon que ajuda as pessoas a atingirem seus objetivos com planejamento financeiro. Mais que moderno e digital, o UP é um consórcio transparente e o único consórcio sem nenhuma taxa até a contemplação. 

Outro diferencial do UP é a recompra garantida para a cota contemplada, com as parcelas pagas corrigidas pelo índice oficial da Poupança. 

Com o UP Consórcios você pode adquirir bens (carros e imóveis) e serviços (festas, viagens, cursos, reformas, estética, entre outros), com planos de 20 a 180 parcelas. A fintech é administrada pela Embracon, que é fiscalizada e regulamentada pelo Banco Central. 

No UP Consórcios você encontra as menores parcelas do mercado. Simule, compare e compre. E o melhor: sem juros, sem taxas de adesão, fundo de reserva e taxas de administração até a contemplação.

Se você pensa em fazer uma pós-graduação e gostaria de optar pelo consórcio, faça uma simulação! Simule, compare e compre!


Até a próxima!