Lugares de natureza no Brasil: roteiros indispensáveis!

17/03/2022

Imagem blog

Lugares de natureza no Brasil: roteiros indispensáveis!

O Brasil é um dos destinos mais requisitados por quem quer aproveitar destinos repletos de natureza. A nossa sorte é que não precisamos nos deslocar muito para encontrar lugares maravilhosos, independentemente da cidade que você mora, tenho certeza que por aí há um refúgio em meio a natureza. Até São Paulo não escapa, acredite. 

Infelizmente, muitas pessoas preferem viajar para o exterior ao invés de aproveitar as maravilhas naturais que existem por aqui. Confira nossas dicas de lugares incríveis para visitar no Brasil

10 lugares de natureza para visitar no Brasil

No quesito destino de viagem, existe destino para todos os tipos de gosto. 

Há quem prefira algo mais agitado, como destinos urbanos e badalados, mas se você é o tipo de pessoa que não perde uma boa aventura e gosta do contato com a natureza, esta lista é perfeita para você. Aqui, destacamos os destinos naturais no Brasil que merecem sua visita! 

1) Fernando de Noronha - Pernambuco

O arquipélago de Fernando de Noronha tem a na primeira posição da lista de roteiros para lugares de natureza no Brasil. Afinal, suas paisagens com areias douradas, mar em tons de azul turquesa e verde esmeralda, corais, vida marinha esplendorosa, mata e formações rochosas fazem do arquipélago um verdadeiro paraíso natural, cobiçado por muitos brasileiros e estrangeiros.

São 21 ilhas que estão no arquipélago, em somente 17 quilômetros total de área. Entretanto, isso não impede os atrativos naturais e atividades. Dentre elas, observação de golfinhos, mergulho de cilindro, trilhas para caminhada e bike, surf, passeios de barco e buggy, e assim por diante. A lista é longa. Entre os pontos imperdíveis para visitação, estão as famosas praias da Baía do Sancho e Baía dos Porcos, os morros dos Dois Irmãos e do Pico.

Dica de ouro UP: é bom ressaltar que o custo para curtir tudo isso pode ser alto – por causa da taxa de preservação ambiental e do ingresso necessário para entrar no Parque Nacional Marinho – mas quem vai, garante que vale cada centavo. Entretanto, vale se organizar financeiramente para aproveitar tudo o que a ilha tem a oferecer. 

2) Alter do Chão - Pará

Quem nunca ouviu falar desse destino no Brasil?  

Alter do Chão ganhou fama internacional ao ser apelidada de o “Caribe Amazônico”, com suas praias de águas doces às margens do Rio Tapajós.

As praias aparecem apenas no período de vazante do rio, entre agosto e novembro, e o balneário torna-se super disputado. A paisagem envolve areia branquinha, águas de cor azul-turquesa e mornas, barcos rústicos de madeira e barracas de sapê, e a famosa Ilha do Amor, acessível de canoa.

3) Jalapão - Tocantins

O Jalapão é outro destino de natureza brasileira bastante requisitado, está localizado na região Centro Oeste do Brasil, no estado de Tocantins. Ideal para quem gosta de conhecer paisagens naturais – praticamente intocadas pelo homem – e, de quebra, se surpreender com a beleza e diversidade que existe nessa terra de todos os santos. 

Encontre tesouros perdidos com as paisagens do Parque Estadual do Jalapão. Com águas cristalinas, chapadões e um clima único de Savana, o local é o principal destino turístico do Tocantins.

lugares-de-natureza-no-brasil-roteiros-indispensaveis

4) Diamantina - Minas Gerais

Diamantina é conhecida por preservar o centro histórico de Diamantina, que segue testemunhando a riqueza proporcionada pela extração de diamantes nos séculos 17 e 18. Ao visitar a cidade também é possível encontrar outros atrativos, como as belezas naturais da Serra do Espinhaço, em especial o Parque do Biribiri.  

Dica: você não deve perder a época da Vesperata, quando a cidade toda aprecia os concertos musicais que ganham vida nas sacadas dos casarões.

5) Capitólio - Minas Gerais

Como Minas Gerais é um verdadeiro antro de destinos naturais no Brasil, não poderíamos deixar apenas 1 destino dentro da programação. 

Capitólio é um dos principais eventos do país, esta era somente uma pequena cidade de 8 mil habitantes do sudoeste mineiro. Até que a fama das belezas naturais de Capitólio ganhou o mundo. Afinal, quem não quer conhecer Capitólio? Os cânions do Lago de Furnas tornam essa vontade muito maior. A paisagem conta com a combinação entre paredões rochosos, águas esverdeadas e cachoeiras.

6) Parque Estadual Alto do Ribeira - São Paulo

Beirando a  divisa com o Paraná, no extremo sul do estado de São Paulo, está um dos lugares mais legais do Brasil para fazer ecoturismo: o Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira ou, como é popularmente conhecido: PETAR. O local abriga um incrível número de atrações em meio à natureza, oferecendo um roteiro imperdível para fugir da rotina. São mais de 300 cavernas (somente 12 abertas para visitação), cachoeiras e trilhas que levam a lugares incríveis.

7) Bonito - Mato Grosso

O nome já entrega o que se espera neste destino! Bonito é famosa por seus encantos naturais, em especial as cachoeiras de águas cristalinas e as grutas e cavernas que realmente parecem saídas de filmes. 

São aproximadamente 40 atrativos naturais em Bonito e seus arredores, que atendem desde os visitantes mais calmos, que preferem renovar as energias com tranquilidade, até aqueles mais radicais, que gostam de enfrentar os desafios da natureza e não dispensam uma aventura. É o destino paradisíaco ideal principalmente para pessoas que desejam começar o ano se aventurando! 

8) Chapada dos Veadeiros - Goiás

A Chapada dos Veadeiros sedia um dos destinos ambientais mais famosos do Brasil e reúne tantos lugares e atividades incríveis para se aproveitar que é difícil enumerar. A beleza paradisíaca é de encher os olhos e emocionar os corações mais sensíveis à riqueza da natureza. Entre alguns dos destinos imperdíveis, destacam-se a Cachoeira de Santa Bárbara, na cidade de Cavalcante, a trilha dos cânions, o Vale da Lua, com uma paisagem que lembra a superfície lunar, e também a Cachoeira dos Macaquinhos. As atrações da Chapada dos Veadeiros estão espalhadas por três cidades da região: Alto Paraíso de Goiás (229 km de Brasília), São Jorge (265 km de Brasília) e Cavalcante (308 km da capital federal).

9) Foz do Iguaçu - Paraná

Considerado um dos destinos turísticos que mais atrai estrangeiros ao Brasil não está na costa brasileira e tampouco é uma metrópole de negócios: a cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná, atrai turistas de todo o planeta a cada novo ano – que acabam ficando impressionados com a beleza do lugar.

O que pouca gente sabe é que, além das belezas naturais, das cataratas e da famosa tríplice fronteira – região onde está localizada a fronteira de Brasil, Argentina e Paraguai, há muito mais a fazer e visitar em Foz do Iguaçu.

10) Serra Gaúcha: Gramado + Canela + Bento Gonçalves + Garibaldi — Rio Grande do Sul

A Serra Gaúcha está como um dos locais de destino mais apreciados do Brasil. Não somente pelo cenário colonial que a região proporciona, mas também pelo clima que transporta qualquer um para outra realidade. 

Além de Gramado, que costuma ser a cidade da região mais buscada por turistas, adicionar ao roteiro Canela, Bento Gonçalves e Garibaldi torna a experiência ainda mais especial, sobretudo se você estiver em uma viagem com a família no final do ano. Nas cidades de Gramado e Canela, a arquitetura e gastronomia aliadas aos atrativos naturais dos parques formam um ambiente completamente romântico para casais apaixonados.

Em Bento Gonçalves está o Vale dos Vinhedos, com passeios em vinícolas e degustações. Garibaldi também se destaca pelo roteiros de vinhos. 

Quer saber como viajar com mais segurança financeira? 

Faça uma simulação no UP Consórcio para viajar e aproveite o que a vida tem de melhor!