É possível mudar o valor da carta de crédito?

17/03/2022

Imagem blog

É possível mudar o valor da carta de crédito?

Quem nunca mudou de plano no meio do caminho, não é mesmo? Se você já é um cliente UP e pensou na possibilidade de aumentar ou diminuir o crédito do seu conso categoria do seu plano de consórcio, esse texto vai te ajudar a entender como funciona.

Para que você comece a colocar em prática esse novo objetivo, seja um valor maior ou menor para o plano que você contratou, saiba quais são as medidas necessárias para realizar esse ajuste.

Quando você contrata um consórcio, começa a participar de um grupo de pessoas com os planos semelhantes aos seus, de acordo com o valor da carta de crédito e do prazo para quitação do valor solicitado.

mudar o valor da carta de credito - UP Consorcios

Como alterar sua Carta de Crédito

Caso você mude de ideia ao longo do plano, o primeiro passo é entrar em contato com o UP Consórcios para confirmar a possibilidade da alteração no contrato. Após o pedido, o UP irá analisar se o grupo no qual você participa comporta o valor desejado, seja este menor ou maior que o plano atualmente contratado. O regulamento de consórcio prevê que o maior crédito deve corresponder no máximo ao dobro do menor crédito. Ou seja, se o menor crédito do grupo é de R$15.000,00, o maior deve ser até R$ 30.000,00. A regra considera também que o consorciado tenha pago no mínimo 5 parcelas

A partir do momento que o UP Consórcios autoriza oficialmente, o saldo devedor é recalculado de acordo com o novo valor de crédito, enquanto as próximas parcelas serão atualizadas automaticamente. Vale lembrar que, em caso de mudança para um crédito superior, é feita uma análise por parte do UP para ter ciência da sua capacidade de pagamento das novas parcelas.

Da pra saber quando você será Contemplado no Consorcio? Saiba aqui!

Após a contemplação é possível alterar?

Você consegue alterar o valor da carta de crédito somente durante o ato da contemplação, antes de ter acesso à sua carta de crédito. Nesta etapa, você tem acesso somente a duas possibilidades de alteração, de acordo com a modalidade contratada, que pode ser determinada por faixas ou valor de crédito, e será disponibilizada somente a partir do saldo disponível no grupo.

Lembrando que o UP oferece a recompra garantida e você recebe o valor atualizado de acordo com o Índice da Poupança, determinado também pelo BACEN. Esta pode ser sua opção caso no momento da contemplação utilizar o crédito não esteja mais nos seus objetivos.

Como utilizar a carta de crédito?

Após a contemplação, você consegue usar sua carta de crédito de algumas maneiras. Caso o valor do que deseja adquirir seja inferior ao valor da carta, a Circular 3.432 do Banco Central do Brasil (órgão que regulamenta o Consórcio no país) apresenta três alternativas:

- Você pode usar no pagamento de obrigações financeiras vinculadas ao bem ou serviço, como transferência de propriedade, tributos, registros em cartórios, instituições de registro e seguros, desde que seja respeitado o limite total de 10% do valor de crédito contratado.

- Você pode quitar as parcelas restantes na forma estabelecida em contrato.

- Você pode optar por receber a diferença em espécie quando quitar suas parcelas.

Se o que deseja adquirir é um bem com o valor maior, a carta de crédito pode ser usada como parte do pagamento. Para complementá-la, será necessário entrar com os próprios recursos. Se for um consórcio para compra de imóveis, o FGTS também poderá ser usado.

Mesmo que você mude seu objetivo, o UP Consórcios está sempre à disposição para te ajudar na caminhada em busca de conquistar seus objetivos. Você tomou a decisão certa ao adquirir um de nossos planos. Agora, o UP e você formam uma parceria para trilhar essa jornada da conquista.