O que é a corretagem imobiliária?

17/03/2022

Imagem blog

O que é a corretagem imobiliária?

Muitas pessoas querem aproveitar a agitação do mercado imobiliário mas, nem todos sabem o que é corretagem imobiliária e como ela impacta na compra do seu imóvel.

Escrevemos este artigo para você compreender as principais responsabilidades e deveres que envolvem a corretagem imobiliária, como por exemplo sobre os profissionais autorizados pelo CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis) em sua atuação.

O que envolve a corretagem imobiliária?

Segundo a Lei nº 12.236, de 19 de maio de 2010, altera o art. 723 do Código Civil, são obrigações de um corretor imobiliário:


  • Chegar a veracidade e a validade dos documentos do imóvel e do vendedor, assim como repassar as informações para o comprador;
  • Pesquisar e apresentar todas as certidões referentes à transação, incluindo dívidas de condomínio, dívidas com concessionárias de serviços públicos, parcelas de financiamento em aberto perante a construtora ou banco, taxas de mobiliário de áreas comuns e de entrega do imóvel, além de dívidas de IPTU e processos contra o vendedor;
  • Zelar e cumprir o Código de Ética da classe;
  • Responder de maneira civil e penal por atos que causem algum dano ao comprador, que tenham sido ocasionados por imperícia, imprudência, negligência ou infrações éticas.


Trata-se de uma Lei para atribuir mais responsabilidade ao corretor, que deve ter total ciência da natureza do negócio e situação do imóvel e partes envolvidas. Dessa forma, deve prestar, de maneira espontânea, todas as informações. 

Corretagem Imobiliária: o que faz um corretor de imóveis?

De acordo com a página do CRECI-SP, em resumo, são as atividades que envolvem a corretagem imobiliária para uma atuação de melhor qualidade no mercado:


1) manter-se atualizado com relação ao perfil do mercado imobiliário;

2) reunir informações detalhadas sobre aquisição, venda, locação, avaliação, preço, financiamentos etc.;

3) firmar contrato relativo a sua prestação de serviço;

4) combinar preço e condições da transação;

5) examinar a documentação do imóvel, dando ciência a inquilinos e/ou compradores;

6) agendar visitas ao imóvel, mostrando-o ao cliente;

7) orientar todo cliente que queria investir em imóveis.


Nesse sentido, entender esse trabalho é fundamental.

Por que fazer um UP Consórcio de imóvel

Se está pensando em comprar um imóvel precisa, com certeza, colocar na ponta do lápis  modalidade de crédito que vai usar. 

O primeiro passo é entender o valor de parcela que cabe no seu orçamento. Lembrando claro que comprar um imóvel não é fácil, e que você vai precisar abrir mão de algumas coisas na sua rotina. Raramente alguém compra o imóvel com o dinheiro que "sobra" no orçamento. Você precisar fazer uma análise minuciosa das contas, fazer alguns cortes e não comprometer de jeito nenhum mais que 30% do orçamento.

Entre as modalidades de crédito estão o financiamento e o consórcio. A diferença entre os dois, basicamente é o fato de que os juros cobrados no financiamento torna as parcelas mais altas e o prazo de pagamento mais longo e, obviamente um custo final superior.

O consórcio tem custo reduzido, mas exige planejamento para contemplação.


Listamos as principais vantagens em fazer um UP Consórcio. Veja:


  • Zero taxas até a contemplação
  • Opção de oferta de lance para adiantar a contemplação
  • Possibilidade de usar mais de uma carta de crédito para a aquisição de um mesmo bem;
  • Assessoria para acompanhar todo o processo de celebração do contrato, evitando custos com certidões, autenticação de documentos e outras despesas cartoriais;
  • Contrato de Compra e Venda com Força de Escritura Pública, não havendo custos com Escritura;
  • Opção de retirar da sua carta de crédito todos os custos com ITBI e registro;
  • Aceitabilidade de Imóvel Rural;
  • Possibilidade de fazer Transferência Patrimonial (PJ para PF, por exemplo);
  • Operação no Brasil inteiro e nosso atendimento é de abrangência nacional.


O UP Consórcios é uma fintech da Embracon que ajuda as pessoas a atingirem seus objetivos com planejamento financeiro. Mais que moderno e digital, o UP é um consórcio transparente e o único consórcio sem nenhuma taxa até a contemplação. 

Outro diferencial do UP é a recompra garantida para a cota contemplada, com as parcelas pagas corrigidas pelo índice oficial da Poupança. No UP Consórcios você encontra as menores parcelas do mercado. Simule, compare e compre. E o melhor: sem juros, sem taxas de adesão, fundo reserva e administrativa até a contemplação.

No UP Consórcios você encontra as menores parcelas do mercado. Simule, compare e compre. E o melhor: sem juros, sem taxas de adesão e sem fundo reserva.

Ah! E a taxa administrativa é só depois da a contemplação.

Como oferecemos um consórcio 100% livre de taxas? Não temos intermediários! Aqui a tecnologia trabalha a seu favor, oferecendo autonomia na contratação, sem pressão e com liberdade de escolha!

Por esses e outros tantos motivos podemos afirmar que REINVENTAMOS O CONSÓRCIO!

Faça um UP Consórcios! Que tal começar por uma simulação no UP

Simule seu consórcio agora mesmo!

Tem mais alguma dúvida sobre o assunto? Entre em contato conosco


Até a próxima!