O que é Consórcio Agropecuário?

25/04/2022

Imagem blog

O que é Consórcio Agropecuário?

A agricultura representa 6,4% da produção econômica total do mundo. Como agricultor, você deve estar ciente de que não é fácil administrar uma fazenda sem equipamentos de qualidade, não importa o quão duro você trabalhe ou quão habilidoso você seja. 

Se você deseja aumentar a produtividade e os lucros ao mesmo tempo em que reduz seus custos e despesas gerais, é necessário investir em equipamentos de qualidade, como tratores, implementos de tratores, sistemas de irrigação e muitas outras ferramentas comerciais.

Aqui detalhamos os principais benefícios de ter equipamentos agrícolas de qualidade para uso em sua propriedade, não importa o tamanho. E como adquiri-las através do consórcio agropecuário. 

Os principais benefícios de ter equipamentos agrícolas de qualidade

Tempo de produção reduzido

Investir em tratores compactos de qualidade, por exemplo. Pode parecer um desembolso financeiro caro, mas não demora muito para perceber que é um investimento inteligente em seu negócio. Existem tratores de qualidade no mercado que são duráveis, repletos de recursos e de fácil manutenção.

Se o fluxo de caixa não chegar à compra do equipamento à vista, existem opções de consórcio agropecuário disponíveis para lhe dar a oportunidade de crescer sem a necessidade de grandes custos iniciais.

o-que-e-consorcio-agropecuario

Maior eficiência

Com equipamentos de boa qualidade, o tempo de produção será reduzido significativamente. As mãos humanas são realmente mais do que capazes de realizar a maioria das tarefas, mas como tempo é dinheiro, tratores agrícolas de qualidade e vários acessórios para tratores facilitarão a conclusão de sua tarefa em uma fração do tempo.

Também vale a pena ter em mente que seu investimento em seu equipamento agrícola precisa ser cuidado. Um cronograma de manutenção é necessário para garantir que você mantenha a vida útil regular e prolongue a manutenção do seu equipamento.

Tempo de inatividade reduzido

Ao escolher o equipamento agrícola, você seleciona uma máquina e suas ferramentas associadas que são adequadas ao trabalho que você precisa realizar. Uma máquina de qualidade será capaz de lidar com essa carga de trabalho sem a necessidade de reparos não programados e perda de tempo de trabalho. Ambos resultam em menos dinheiro saindo do seu bolso!

Existem opções financeiras para cada orçamento. Antes de começar a comprar equipamentos agrícolas, faça sua lição de casa que é muito importante, decida qual trabalho poderia ser feito melhor ou mais rápido e, em seguida, compre ou substitua seu equipamento existente por uma máquina de qualidade que faça o trabalho que você precisa. 

Sua escolha de equipamento agrícola deve sempre aumentar sua velocidade e eficiência de produção e, por sua vez, seu resultado final.

Entenda como funciona o consórcio agropecuário: principais benefícios

O consórcio agropecuário é ideal para quem precisa adquirir crédito no campo, vamos trazer para você todas as vantagens e benefícios do consórcio contemplado.

Esse tipo de consórcio é atendido pelo Consórcio de Veículos e Automotores. 

Na prática, você contrata um consórcio de automóvel, em que um grupo de pessoas se une por meio de pagamentos mensais, e vão acumulando os recursos necessários para a compra do seu bem. Ou seja, funciona como todo consórcio. 

Mensalmente, alguns consorciados são sorteados na assembleia e têm direito à carta de crédito. Quem tiver mais pressa e algum dinheiro reservado pode oferecer um lance. Esse recurso funciona como uma espécie de antecipação dos valores que ainda seriam pagos e te ajuda a antecipar sua contemplação. Quanto maior o valor do lance, maior a chance de ser contemplado antecipadamente. 

Principais benefícios do consórcio agropecuário 

O investimento é colaborativo

A prática do consórcio está inserida na lógica que chamamos de economia colaborativa. Ou seja, as regras são transparentes e todos os envolvidos contribuem, juntos, para seus objetivos em comum serem realizados.

Como o consórcio é colaborativo, cada pessoa passa a utilizar o valor que as outras investiram e, a partir disso, possui um compromisso maior com o grupo. Aqui, é importante ressaltar que, em caso de não pagamento, sua cota pode ser cancelada e você não participará mais das assembleias. 

Ausência de taxa de juros

Esse é um dos maiores benefícios do consórcio, você fica livre dos altos juros, diferentemente de empréstimos ou financiamentos, a fim de adquirir um bem, em que as cobranças são altas.

Com o consórcio agropecuário, você se programa e consegue utilizar o dinheiro investido sem a cobrança de altos juros, afinal, funciona como um investimento ou uma forma de poupar em longo prazo. A lógica é totalmente descomplicada: o caixa é formado pelo seu próprio dinheiro.

Nesse período, a única taxa cobrada é a taxa de administração, que remunera a administradora. Na UP Consórcios, essa taxa só é cobrada após a contemplação, isto é, quando você recebe o crédito para conquistar o seu bem.

Para concluir, são feitas correções sobre o valor da carta de crédito para que ela não perca poder de compra ao longo do tempo. Para isso, geralmente, o IPCA (índice de Preço ao Consumidor Amplo) é empregado como referência.

Consórcio agropecuário estimula um consumo responsável

Além de colaborativo, o consórcio tende a estimular o consumo responsável, uma vez que você passa a agir de maneira mais estratégica com o seu dinheiro, adotando medidas de planejamento em seu orçamento pessoal.

Como o consórcio é uma compra planejada e que a qualquer momento, seja por lance ou sorteio, você é contemplado, seu poder de negociação aumenta, afinal, você poderá comprar à vista para fechar o negócio. Além disso, é possível personalizar seu investimento, com o valor do crédito e o tempo de contribuição.

Não perder poder de compra

Ao fazer um consórcio agropecuário, você tem valores atualizados e não corre o risco de perder seu poder de compra com o tempo, afinal, o valor do crédito é atualizado com frequência.

Como a carta de crédito pode ser usada?

A carta de crédito pode ser usada para a compra de qualquer maquinário e equipamento. 

Caso o equipamento desejado seja mais caro que o valor disponível, é possível complementá-lo com recursos do próprio bolso ou comprar mais de uma cota para aquisição do mesmo bem. 

Se acontecer o contrário e o equipamento estiver barato, o restante da carta pode ser utilizado para abater as parcelas que ainda restam.

Aqui, na UP Consórcios, você tem condições únicas para comprar máquinas agrícolas com consórcio agropecuário! Simule agora e dê o primeiro passo para o seu objetivo, dê um UP!