O que é consórcio de máquina?

17/03/2022

Imagem blog

O que é consórcio de máquina?

O consórcio de máquinas trata-se de uma modalidade de aquisição em que um grupo de pessoas físicas ou jurídicas se reúnem para adquirir um bem.

No consórcio, os participantes tornam-se cotistas, isso significa que devem pagar o valor total do produto ou serviço em parcelas fixas, sendo que tais valores são pré determinados em contrato, garantindo maiores chances de planejar a compra e assim evitar endividamentos. 

Vale a pena investir no consórcio de máquinas?

Escolher por fazer um consórcio traz muito mais vantagens, à começar pela chance de adquirir um bem da seguinte forma: ser sorteado em assembleia e receber a carta de crédito para comprar o bem à vista. Existe um compromisso mútuo entre os cotistas que participam do consórcio para que poupem o dinheiro arrecadado a cada mês, pois assim viabiliza créditos antecipados a um ou mais cotistas. Isso acontece até que as últimas contribuições sejam quitadas e todos os consorciados recebam suas cartas de crédito para conquistar o serviço almejado. O consórcio é mais justo, pois idealizado com a filosofia de ‘’poupança conjunta’’ tem a ideia de que ao final da última parcela, todos já tenham sido contemplados.

Além disso, há chances de ser contemplado mais rápido, basta ofertar um lance para aumentar as suas chances de ser contemplado. 

Todos os meses são realizadas assembleias para divulgar os contemplados de acordo com o sorteio da Loteria Federal. Como os concursos são realizados duas vezes por semana, às quartas e sábados, considera-se o sorteio mais próximo à data das Assembleias.

Se você for sorteado, é contemplado com a carta de crédito. Porém, existe outra forma que você pode garantir a contemplação de forma mais rápida – ou de acordo com o que você tiver planejado: a oferta do lance.

Contemplação por lance

Quem deseja antecipar a aquisição do bem, pode optar pelo lance. Funciona da seguinte forma: até o dia anterior à Assembleia, você pode enviar uma mensagem com o valor da sua oferta de lance. Essa oferta pode ser realizada 24 horas antes da assembleia, por e-mail, aplicativo ou central telefônica.

Para definir o valor do lance, você pode fazer este cálculo pela quantidade de parcelas que deseja quitar da sua carta ou acompanhar os valores ofertados ao longo das assembleias, ofertando um percentual competitivo da sua carta de crédito.

Vale lembrar que registrar a oferta do valor antes da assembleia não significa que ele é debitado antes do sorteio. Somente após a contemplação, caso o seu lance seja selecionado, haverá a cobrança do valor que deve ser pago em até 5 dias úteis. Portanto, fique tranquilo: se você oferecer o lance, e não for contemplado, não vai perder nada.

Qual é a melhor opção: sorteio ou lance?

Diferentemente de todas as administradoras de consórcio, o UP só realiza a cobrança do valor da taxa de administração após a contemplação. A taxa de administração é um valor cobrado para remunerar a administradora pela formação dos grupos, gestão das cartas de crédito, realização de assembleias e sorteios e repasse da carta para a aquisição do bem.

Portanto, quanto mais demorar para receber o bem,  você tem o benefício de pagar menos quantidade de parcelas com a taxa e adia o pagamento da taxa de administração. Para quem deseja adiantar a contemplação, o lance é muito vantajoso. Dessa forma, você adiantar as parcelas restantes e realiza o seu objetivo de conquistar um bem sem se preocupar em pagar juros  por ele, como acontece com o financiamento

Se você optar por utilizar o valor do lance para reduzir a quantidade de parcelas, nenhuma taxa é aplicada sobre o valor do lance - tá aí outra vantagem. Lembrando que, seja via sorteio ou por lance, você não paga juros ou valor de entrada.

Vantagens do Consórcio de máquinas 

o-que-e-consorcio-de-maquina

Conquista coletiva e compromisso

De acordo com a própria etimologia, o consórcio nada mais é que uma comunidade que se apoia para a conquista de bens.   E é isso que constrói o consórcio, a partir de regras do grupo de consórcio, todos vão em busca de um objetivo em comum. No caso deste artigo, máquinas. E isso fica por conta do consórcio de auto

O valor contribuído por cada um nas parcelas do consórcio é utilizado para a aquisição dos bens de todos os participantes, diante dessa realidade, emerge um compromisso que deve ser cumprido. Além disso, é a hora de observar boas oportunidades de trocas de experiências e parcerias.

Ausência de juros

Bens de alto valor precisam ser adquiridos com planejamento. Quando comparado ao financiamento bancário, o consórcio torna-se um verdadeiro aliado para quem quer investir com segurança, afinal, os juros de financiamentos cobrados pelos bancos costumam ser grandes inimigos dos empreendedores, afinal, encarecem o preço do bem e, em alguns casos, inviabilizam o investimento.

No consórcio você fica livre dos juros porque funciona como um investimento ou uma poupança turbinada (como nós do UP amamos falar). Afinal, você não está captando recursos de terceiros, e sim usando o seu próprio capital de investimento.

Correção dos valores

Diferente do financiamento, em que há reajustes materializados nos altos juros, no consórcio, o valor do bem desejado sofre oscilações, no entanto, o valor do crédito do consórcio é atualizado regularmente com base em um referencial pré-estabelecido, exatamente para evitar essa defasagem. Investir no UP Consórcios é muito mais seguro! 

Segurança ao seu fluxo de caixa

O consórcio, como bem vimos neste conteúdo, é do tipo compra programada. Dessa maneira, o pagamento das parcelas não é acrescido de juros e dá maior previsibilidade ao seu negócio. Assim, o impacto do fluxo do seu caixa será bem menor, evitando que você tenha que lidar com elevados custos para investir em máquinas. Livre-se de dívidas desnecessárias.

Compra à vista

Quando uma pessoa é contemplada no consórcio, chega a hora de receber uma carta de crédito, que pode ser utilizada para realizar a compra à vista. Com esse montante, fica mais fácil barganhar descontos e alcançar valores mais baixos na compra ou algum benefício extra.

Mais chances de investir em maquinário de qualidade

Ao receber sua carta de crédito, escolhendo os valores almejados nas parcelas do consórcio, é possível optar pelos melhores implementos e máquinas mais modernas para o seu objetivo. Não se esqueça: máquinas novas e de qualidade resultam em custos com manutenção menores, trazendo maior lucratividade à produção.

O Consórcio de Máquinas é responsável por atender exclusivamente os profissionais que buscam por inovações em seu negócio. É através desta ideia que você pode comprar equipamentos agrícolas, se o seu setor é agrícola, assim como equipamentos para o transporte rodoviários como ônibus, carretas e caçambas, além de laboratórios e clínicas médicas, odontológicas e de fisioterapia. Você que manda! 


No UP Consórcios você encontra as menores parcelas do mercado. Simule, compare e compre. E o melhor: sem juros, sem taxas de adesão, fundo reserva e administrativa até a contemplação. 


Faça uma simulação