O que é hipoteca?

17/03/2022

Imagem blog

O que é hipoteca?

Uma dúvida muito frequente, principalmente entre pessoas que procuram informações sobre empréstimo com garantia de imóvel, é entender o que é hipoteca. Você está no lugar certo se é sobre isso que você procura.

Neste artigo você poderá tirar todas suas dúvidas sobre o tema. Além disso, queremos te mostrar se esta é realmente a melhor opção para você conseguir conquistar seus objetivos com  um empréstimo. 

O que é hipoteca?

A hipoteca é de uma linha de crédito muito popular nos Estados Unidos. Consiste em colocar um imóvel como garantia para conseguir um empréstimo com juros baixos e prazos longos. No Brasil, principalmente nos últimos anos, a maioria dos bancos deixaram de trabalhar com hipoteca. O motivo é simples: este modelo envolve muitas barreiras legais que tornam a operação ineficiente e pouco rentável. Em resumo, essas barreiras tornam a retomada do imóvel por parte do banco, caso o cliente devedor não honre com os pagamentos, muito demorada e muitas vezes quase impossível.

Como funciona a hipoteca

Quando o devedor hipoteca um imóvel para conseguir crédito, essa propriedade continua no seu nome. O que dificulta uma retomada do bem pela instituição financeira, em caso de não pagamento da dívida.

Caso seja inevitável essa cobrança e o banco precisar reaver o imóvel, os procedimentos deverão ser feitos de forma judicial. Considerando a imprevisibilidade do Poder Judiciário no Brasil, o processo pode levar anos até que se recupere o prejuízo.

Além disso, a Lei nº 10.406/2002, Art. 1.475, permite que o proprietário negocie o imóvel com outra pessoa ou instituição financeira, mesmo que o bem esteja hipotecado. Se isso ocorrer, o crédito hipotecário expira e o devedor deve quitar o empréstimo à vista. Mesmo assim, a prática gera insegurança aos credores.

Não podemos deixar de destacar que, atualmente, os bancos optam pela alienação fiduciária. A peculiaridade da alienação fiduciária, que a distingue das outras garantias reais, é que o credor (normalmente um banco) se torna dono do bem, como se estivesse tomando o papel de propriedade resolúvel. Ou seja, feito o pagamento, extingue-se o domínio do credor/banco e o devedor passa a ser, nesse caso, o dono pleno e exclusivo. 

Levando em consideração todos esses processos um tanto quanto desafiadores, o consórcio de imóvel entra como a melhor alternativa para comprar uma casa


Como funciona o consórcio de imóvel

Para entender o que é um consórcio de imóvel de maneira simples, pense em um grupo de pessoas que deseja comprar um bem, como um imóvel, porém nenhuma delas tem a quantia necessária nas palmas das mãos. Ao se organizarem para contribuir mensalmente com valores iguais, esse grupo de pessoas consegue comprar ao menos um imóvel à vista por mês!

E é aí que entram os sorteios: para decidir quem fica com o imóvel da vez - os sorteios são feitos entre os membros do grupo. Contribuindo até o final do prazo estabelecido, mesmo após serem contemplados, todos conseguem conquistar seu objetivo, uns antes outros depois. 

Esta é a explicação básica. Porém, em um consórcio vamos bem além disso. Reunindo um bom número de pessoas, temos saldo suficiente para contemplar diversas cotas e não somente uma, determinada por sorteio. Aqueles que têm pressa em usar o crédito podem ofertar um lance e assim adiantar a contemplação.

Quem fica responsável por organizar e gerenciar os grupos é a administradora de consórcios, que distribui os interessados conforme o valor do crédito pretendido. 

Dica: No UP Consórcios você pode contratar online e tem acesso a vários diferenciais.

É provável que a característica mais lembrada quando o assunto é consórcio é o fato de não haver cobrança de juros. E não é difícil entender o motivo, afinal, a intenção é usar o dinheiro das parcelas pagas pelos consorciados para a aquisição de bens à vista.

Sem pagar juros sobre o valor do crédito contratado, essa se torna uma ótima opção para quem quer fugir dos altos valores que são cobrados pelos financiamentos tradicionais, por exemplo. 

Para concluir, o consórcio de imóvel se destaca como uma excelente alternativa quando a burocracia é colocada em jogo. Além custo alto, toda a burocracia envolvida é outro detalhe que acaba afastando muitas pessoas dos financiamentos convencionais. A adesão do consórcio é muito mais simples e suas exigências são menos rígidas. 

UP Consórcios, consórcio digital para suas conquistas 

O UP Consórcios é uma fintech da Embracon que ajuda as pessoas a atingirem seus objetivos com planejamento financeiro. Mais que moderno e digital, o UP é um consórcio transparente e o único consórcio sem nenhuma taxa até a contemplação. Outro diferencial do UP é a recompra garantida para a cota contemplada, com as parcelas pagas corrigidas pelo índice oficial da Poupança. 

Com o UP Consórcios você pode adquirir bens (carros e imóveis) e serviços (festas, viagens, cursos, reformas, estética, entre outros), com planos de 20 a 180 parcelas. A fintech é administrada pela Embracon, que é fiscalizada e regulamentada pelo Banco Central. 

No UP Consórcios você encontra as menores parcelas do mercado. Simule, compare e compre. E o melhor: sem juros, sem taxas de adesão, fundo de reserva e taxas de administração até a contemplação.

Faça uma simulação de consórcio e confira! 

Até a próxima!