O que é um imóvel na planta?

17/03/2022

Imagem blog

O que é um imóvel na planta?

O Imóvel na Planta possui uma linha de crédito destinada à construção de empreendimentos imobiliários. Você começa a pagar enquanto o imóvel está em construção, assim terá os valores correspondentes à entrada para então procurar uma linha de crédito tradicional. Em todas as fases da obra, o imóvel na planta pode ser comprado por pessoas interessadas, que são agrupadas por uma Entidade Organizadora, sendo essa responsável por coordenar a realização do empreendimento junto à construtora. 

Comprar um imóvel na planta garante benefícios únicos, embora exija um pouco de paciência para esperar as obras. Você pode se antecipar ainda mais e ser um dos primeiros compradores do edifício comprando seu imóvel no lançamento


Neste artigo, vamos te mostrar as vantagens de comprar um imóvel na planta. Vamos lá!

Principais vantagens em comprar um imóvel na planta

Comprar um imóvel na planta possui vantagens que podem ser muito boas comparadas à compra de um imóvel pronto. Listamos para você saber de tudo que isso envolve. Confira abaixo! 

Valor

Como dissemos agorinha mesmo, o valor costuma ser a principal questão ao analisar a compra de um apartamento ainda na planta. O motivo é simples: quando comparamos o valor de um imóvel pronto com um que ainda será construído, fica claro que os valores tendem a ser menores quando o projeto ainda precisa sair do papel.

Personalização

Um dos grandes benefícios dessa opção é conseguir adaptar o imóvel aos seus desejos  e às suas necessidades. Ou seja, fica sob suas vontades colocar um piso ou azulejo diferente, incluir ou retirar bancadas e muito mais. Às vezes, é possível até mudar a configuração dos cômodos (layout do imóvel)! Ao comprar um imóvel pronto, por outro lado, caso deseje fazer essas adaptações, será necessário fazer uma reforma — o que pode levar mais tempo e custar mais caro.

Instalações

Ao comprar um imóvel na planta, você tem a certeza de que as instalações são novas e os produtos usados também. Essas questões por si só já são bem vantajosas. Em alguns casos, dependendo da construtora, você pode até conseguir uma garantia para casos de vazamentos ou problemas nas instalações elétricas.

Escolhido o imóvel, é hora de decidir a modalidade de crédito que vai usar para a compra do imóvel.

O primeiro passo é entender o valor de parcela que cabe no seu orçamento. Lembrando claro que comprar um imóvel não é fácil, e que você vai precisar abrir mão de algumas coisas na sua rotina. Raramente alguém compra o imóvel com o dinheiro que "sobra" no orçamento. Você precisar fazer uma análise minuciosa das contas, fazer alguns cortes e não comprometer de jeito nenhum mais que 30% do orçamento.

Uma grande vantagem de comprar um imóvel na planta é que a entrada necessária para a compra de um imóvel já pronto, vai estar parcelada durante o período de obra. Ou seja, é uma forma de se planejar, caso você não tenha feito nenhuma reserva.

Porém, de qualquer forma, você precisará ter o crédito suficiente para quitação com a construtora na data de entrega do imóvel. Portanto, mito, mas muito cuidado. Todo mundo conhece alguém que foi buscar um financiamento tradicional depois de ter pago um imóvel na planta durante 3 anos ou mais ter tido graves problemas com a burocracia e liberação, chegando ao ponto crítico de desfazer o contrato e não realizar o sonho de morar lá. Ninguém quer este pesadelo, certo?

Entre as modalidades de crédito estão o financiamento e o consórcio. A diferença entre os dois, basicamente é o fato de que os juros cobrados no financiamento torna as parcelas mais altas e o prazo de pagamento mais longo e, obviamente um custo final superior.

O consórcio tem custo reduzido, mas exige planejamento para contemplação. Acontece que, para quem está pagando um imóvel durante a obra, o casamento consórcio e imóvel na planta fica perfeito.

No nosso simulador você pode por na ponta do lápis e comparar as duas modalidades de crédito. Bora lá?!

Por que fazer UP Consórcios

O UP Consórcios é uma fintech da Embracon que ajuda as pessoas a atingirem seus objetivos com planejamento financeiro. Mais que moderno e digital, o UP é um consórcio transparente e o único consórcio sem nenhuma taxa até a contemplação

Outro diferencial do UP é a recompra garantida para a cota contemplada, com as parcelas pagas corrigidas pelo índice oficial da Poupança. 

Com o UP Consórcio você pode adquirir bens (carros e imóveis) e serviços (festas, viagens, cursos, reformas, estética, entre outros), com planos de 20 a 180 parcelas. A fintech é administrada pela Embracon, que é fiscalizada e regulamentada pelo Banco Central. 

No UP Consórcios você encontra as menores parcelas do mercado. Simule, compare e compre. E o melhor: sem juros, sem taxas de adesão, fundo reserva e administrativa até a contemplação.

Entre em contato conosco, estamos ansiosos por sua parceria! 

Até a próxima!