Qual a importância do lance no Consórcio?

17/03/2022

Imagem blog

Qual a importância do lance no Consórcio?

Digamos que você queira comprar o seu próximo carro ou casa por meio do consórcio. Já ciente da vantagem de não ter que arcar com valor de entrada ou pagar juros, como acontece em qualquer modelo de financiamento, você sabe que é preciso entrar em um grupo organizado por uma administradora e participar das assembleias, para que o seu bem seja sorteado.

Esse procedimento é chamado de contemplação. Ou seja, todos os participantes do grupo que desejam um bem semelhante ao seu (carro, casa ou até serviços, como educação, viagem, cirurgias, reformas, festas e casamento) têm as mesmas chances de serem sorteados. Isso pode acontecer tanto no pagamento da primeira mensalidade, como da última.

Entretanto, é possível antecipar a aquisição do seu bem. É aí que entram os lances, que vamos explicar a seguir.

Como funciona o lance no UP Consórcios?

Dar um lance nada mais é do que ofertar uma quantia para receber a carta de crédito. Como regra, ele deve ser registrado antes da realização da assembleia. Se o valor ofertado for maior comparado aos demais integrantes do seu grupo de consórcio, que também apostam no lance, você é contemplado. Ah, se o seu lance não for o selecionado, não se preocupe: não será necessário fazer o pagamento do valor.

Geralmente, deve-se investir em um lance com, no mínimo, 10% do valor total da carta de crédito.

Com o UP, você também pode se organizar para dar o lance. Mas, como se trata de uma modalidade para planejar a compra do seu bem, recomenda-se investir no lance após arcar com mais da metade das parcelas do consórcio.

Diferente da modalidade comum de consórcio, em que a oferta antecipada do lance funciona como um bom investimento para ter em mãos a carta de crédito, o UP Consórcios é feito exatamente para você que não quer se preocupar com o melhor momento de investir na aquisição.

Ou seja: quanto mais você adiar a contemplação do seu bem, melhor. Afinal, no UP você só começa a pagar a taxa de administração após ser contemplado - por sorteio ou lance.

Quando você faz um UP, não precisa atender a muitas regras sobre o lance. Nesse modelo, são aceitos lances livres, ou seja: sem limites pré-determinados pela administradora.