O que precisa saber antes de fazer um consórcio?

17/03/2022

Imagem blog

O que precisa saber antes de fazer um consórcio?

Mas é claro, ainda há muito a se aprender sobre consórcio digital. Neste conteúdo, listamos 7 coisas que você precisa saber antes de fazer um consórcio.


Leia também: O que você pode comprar quando faz um UP?

O que você precisa saber antes de fazer um consórcio

1) Modalidade de crédito sem juros 

Para quem opta por alternativas de crédito para adquirir bens, contratar serviços ou opções de investimento que possuam baixo risco e que sejam seguras, o consórcio é a melhor opção. Você pode optar por poupar recursos para investir nos seus objetivos futuros ou contar com uma modalidade que não cobra juros e taxas abusivas. 

2) Bem de maior ou menor valor

Ao ser contemplado, você poderá adquirir um bem ou contratar um serviço de maior ou menor valor, desde que pertencente à mesma categoria contratada. Para adquirir um bem ou serviço de maior valor, você irá ficar responsável pelo pagamento da diferença de preço. 


Para um bem de menor valor, você poderá fazer uso da diferença para pagamento de despesas com transferência de propriedade, tributos, registros cartoriais, instituições de registro e seguros (até 10% do valor do crédito); quitação das prestações vencidas ou receber em espécie quando tiver quitado todo o seu saldo devedor.

3) Não precisa ter sorte para ser contemplado 

Caso você consorciado deseje receber o crédito durante os primeiros sorteios, é possível optar por lances durante as assembleias para aumentar as chances. Elas acontecem uma vez por mês e são ótimas oportunidades para tentar a contemplação.

4) Aplicações financeiras

Após a contemplação, seu crédito vai ser aplicado no mercado financeiro pela administradora de consórcio e terá rendimentos a seu favor. Eles são calculados desde a data de disponibilização (que acontece até o terceiro dia útil após a contemplação) até o primeiro dia útil antes da utilização do crédito.

5) Liberdade para usar o crédito

Você pode adquirir qualquer tipo, marca ou modelo de bem (serviços, imóvel, automóvel, etc.) que desejar, desde que dentro da categoria contratada. Além disso, você tem total liberdade para escolher o fornecedor, vendedor ou prestador de serviço que preferir.

6) Quitação de financiamento

Você pode fazer uso de seu crédito, quando contemplado, para a quitação de financiamento de sua titularidade de bens e serviços possíveis de serem adquiridos com o seu crédito, conforme condições previstas no contrato.

7) Crédito em dinheiro

A finalidade do consórcio está na aquisição de bens e serviços, mas você pode receber o valor do crédito em espécie. A condição, segundo o normativo do Banco Central, é que seja após 180 dias da contemplação e que o saldo saldo esteja quitado por inteiro. Além disso, os valores ficam disponíveis para recebimento em espécie dentro de 60 dias após a data da última assembleia de contemplação do grupo, quando ele se encerra.


Não deixe de ler: Consórcio Imobiliário: Transforme o objetivo da casa própria em realidade

8) Atraso das parcelas

Ao atrasar o pagamento das prestações do consórcio você deixa de participar dos sorteios, perdendo a oportunidade de ser contemplado. Por isso, confira as regras da sua administradora e mantenha as parcelas sempre em dia.

UP Consórcios, consórcio digital para suas conquistas

O UP Consórcios é uma fintech da Embracon que ajuda as pessoas a atingirem seus objetivos com planejamento financeiro. Mais que moderno e digital, o UP é um consórcio transparente e o único consórcio sem nenhuma taxa até a contemplação. 


Outro diferencial do UP é a recompra garantida para a cota contemplada, com as parcelas pagas corrigidas pelo índice oficial da Poupança. 

Com o UP Consórcio você pode adquirir bens (carros e imóveis) e serviços (festas, viagens, cursos, reformas, estética, entre outros), com planos de 20 a 180 parcelas. A fintech é administrada pela Embracon, que é fiscalizada e regulamentada pelo Banco Central. 

No UP Consórcios você encontra as menores parcelas do mercado. Simule, compare e compre. E o melhor: sem juros, sem taxas de adesão, fundo reserva e administrativa até a contemplação.

Entre em contato conosco, estamos ansiosos por sua parceria! 

Até a próxima!