O que significa uma empresa ser S.A?

17/03/2022

Imagem blog

O que significa uma empresa ser S.A?

Se tratando do perfil organizacional das empresas, é bastante comum que surjam dúvidas, sobretudo quando o assunto são as denominações S. A. (Sociedades Anônimas) e Ltda. (Limitadas).

Tratam-se de dois modelos de empresa diferentes em suas estruturas e em relação às normas reguladoras. Confira as diferenças entre elas! 


Leia também: Tire suas dúvidas sobre o Imposto de Renda

O que significa uma Empresa S.A.

A empresa S.A. é regulada por lei própria. O capital social da organização é dividido em ações, tornando a responsabilidade dos sócios ou acionistas limitada pelo preço da emissão das ações.

Trata-se de uma modalidade de empresa que pode ser classificada como sociedade de capital aberto ou fechado. No primeiro caso, os sócios detém de uma autorização especial para que consigam negociar suas ações. Se a escolha for pelo capital fechado, a empresa pertence a um grupo exclusivo de sócios, com certa liberdade contratual.

Numa Empresa S.A, os investidores são mais fragmentados e estão mais associados aos resultados financeiros e à valorização das ações na bolsa de valores. Por outro lado, se tratando da administração dos recursos, as empresas S.A. têm um conselho de administração e ou são geridas pela diretoria.

Na distribuição do lucro da empresa, cada sócio ou acionista recebe como dividendo uma parcela do faturamento de maneira prévia estabelecida no estatuto da empresa.

O que significa uma Empresa Ltda.

Por outro lado, a empresa Ltda. é regulada pelo Código Civil Brasileiro e a característica central deste formato está na responsabilidade limitada aos sócios (dois ou mais), ou seja, cada sócio investe determinado valor no capital social da companhia, sendo esta a parcela do patrimônio líquido de uma instituição, que é representada na forma de quotas. Cada sócio é responsável de maneira direta pelo seu montante.

Nas Empresas Ltda., os investidores costumam ser sócios e interferem diretamente nas decisões da empresa. Os recursos da companhia são administrados por uma ou mais pessoas que podem ser sócios ou não da empresa.

Se não for definida nenhuma regra em contrato, a divisão dos lucros da empresa deve respeitar a decisão da maioria, dessa maneira o faturamento pode ser direcionado para investimentos ou distribuído entre os sócios.

Para concluir, o que podemos dizer é que, tanto no modelo de empresa S.A. quanto no modelo de empresa Ltda. a contratação dos funcionários segue a legislação trabalhista vigente no país. Além disso, cada empresa tem a sua própria dinâmica se organiza e monta sua equipe da maneira que achar mais conveniente para seu tipo de negócio.

UP Consórcios, consórcio digital para suas conquistas

O Consórcio de Serviços é uma excelente opção para você que planeja investir no seu objetivo e abrir um negócio, com o oferecimento de crédito para realização de reformas, mobília, decoração, cirurgias plásticas e serviços que você nem imagina.

O UP Consórcios é uma fintech da Embracon que ajuda as pessoas a atingirem seus objetivos com planejamento financeiro. Mais que moderno e digital, o UP é um consórcio transparente e o único consórcio sem nenhuma taxa até a contemplação. 

Outro diferencial do UP é a recompra garantida para a cota contemplada, com as parcelas pagas corrigidas pelo índice oficial da Poupança. 

Com o UP Consórcio você pode adquirir bens (carros e imóveis) e serviços (festas, viagens, cursos, reformas, estética, entre outros), com planos de 20 a 180 parcelas. A fintech é administrada pela Embracon, que é fiscalizada e regulamentada pelo Banco Central. 

No UP Consórcios você encontra as menores parcelas do mercado. Simule, compare e compre. E o melhor: sem juros, sem taxas de adesão, fundo reserva e administrativa até a contemplação.


Não deixe de acompanhar nosso blog e receba mais dicas para seu desenvolvimento profissional. Até a próxima!