O que você precisa para fazer um intercâmbio

17/03/2022

Imagem blog

O que você precisa para fazer um intercâmbio

Listamos alguns motivos pelos quais você deve fazer um intercâmbio. Além disso, queremos te mostrar que existem diversas maneiras de começar um intercâmbio, uma delas é a partir do consórcio de intercâmbio, que tem tudo pra te ajudar a tirar aquele curso do papel. Vamos lá!


Leia também: Por que o Consórcio Digital é uma excelente opção para você que quer investir

O que você precisa saber para fazer um intercâmbio

Aprender outro idioma

A grande maioria que pensa em fazer um intercâmbio quer aprender uma nova língua. Para isso, é bom ter um mínimo de conhecimento da língua falada no país ao qual pretende viajar. Esse ‘start’ é essencial para que você consiga se virar sem recorrer a tradutores ou contar com a boa vontade dos nativos se comunicarem por meio do seu idioma.

Por mais que alguns países bem procurados, como França e Japão, por exemplo, sejam dotados de um bom percentual de habitantes que falam inglês, é cultural que prefiram se comunicar em seu idioma de origem. Ou seja, aprenda o básico de francês e japonês se for a um desses lugares.

E, se viajar pela América Latina, invista boas horas no espanhol. Assim, você consegue ‘se virar’ e, de quebra, desenvolver mais rapidamente sua proficiência no idioma. 

Fazer novos amigos

Uma coisa precisa ser ressaltada: fazer intercâmbio é uma experiência incrível e única, então é preciso aproveitar! Fazer amigos é a melhor maneira de conhecer o país que escolheu viajar.

Claro que conhecer conterrâneos neste contexto é algo valioso, mas tome cuidado para não falar apenas português. Lembre-se que está em outro país, e que está lá para aprender.

Se puder, crie conexões com pessoas de culturas diferentes. Assim como você, muitas pessoas por todos os cantos do mundo escolhem fazer um intercâmbio. Troque experiências, teste os conhecimentos no novo idioma e divirta-se com os diferentes sotaques, ou será "accent"!?.

Conhecer outra cultura 

As pessoas que vivem em outros países têm hábitos e cultura diferentes, por isso este tópico serve até mesmo como alerta. Dedique-se a pesquisar sobre o país que vai viajar, entenda as diferenças e fique atento: às vezes o que é comum para o brasileiro pode ser ofensivo para um cidadão de outra nacionalidade. Porém não se assuste nem se intimide, afinal a palavrinha mágica "desculpa, "sorry", "perdón", "scusa", "désolé" e todas suas variações sempre funciona!

Desenvolvimento profissional

Lembre-se do objetivo principal ao fazer um intercâmbio: estudar. Planeje bem o seu tempo para que possa dedicar-se a aprender durante a estadia. Se a intenção é melhorar o seu inglês, por exemplo, cuidado com as notas na instituição que escolheu e pratique bastante no dia a dia.

Mas se a ideia é fazer um curso complementar de uma área em que já trabalha, tente estreitar contatos com gestores da sua área no país em que está. Quem sabe não pinta a oportunidade de trabalhar na gringa?

Se tiver que voltar, não fique triste. O intercâmbio é valorizado no currículo, principalmente para quem trabalha em companhias multinacionais, em que é preciso se comunicar com colaboradores de outros países.

Além disso, há outros benefícios em fazer um intercâmbio, como provar novos sabores, novos ares, novas paisagens, crescimento pessoal, o fato de ter novas experiências e abrir a mente para conhecimentos que vêm de uma cultura diferente da sua. Por isso, organize-se e invista para estudar no estrangeiro. 


Não deixe de ler: Com o Consórcio de Viagem você vai chegar no país que quiser!

UP Consórcio de Intercâmbio

UP para Consórcio de Intercâmbio surge para desmistificar os questionamentos sobre o modelo tradicional de consórcio e possibilitar uma modalidade de crédito justa e acessível. Trata-se de um consórcio digital feito para você fazer o intercâmbio que sempre esteve em seus planos e criar memórias inesquecíveis. 

O UP Consórcios é uma fintech da Embracon que ajuda as pessoas a atingirem seus objetivos com planejamento financeiro. Mais que moderno e digital, o UP é um consórcio transparente e o único consórcio sem nenhuma taxa até a contemplação. 

Outro diferencial do UP é a recompra garantida para a cota contemplada, com as parcelas pagas corrigidas pelo índice oficial da Poupança. 

Com o UP Consórcio você pode adquirir bens (carros e imóveis) e serviços (festas, viagens, cursos, reformas, estética, entre outros), com planos de 20 a 180 parcelas. A fintech é administrada pela Embracon, que é fiscalizada e regulamentada pelo Banco Central. 

No UP Consórcios você encontra as menores parcelas do mercado. Simule, compare e compre. E o melhor: sem juros, sem taxas de adesão e sem fundo reserva.

Ah! E a taxa administrativa é só depois da a contemplação.

Entre em contato conosco, estamos ansiosos por sua parceria! 

Boa viagem!