Passo a passo para contratar Consórcio de Carro Usado

17/03/2022

Imagem blog

Passo a passo para contratar Consórcio de Carro Usado

Este tipo de consórcio não é muito diferente do consórcio de carros novos. 

No consórcio de carro usado, o cliente faz parte de grupo organizado pela administradora do acordo com os requisitos do Banco Central. Os consorciados pagam parcelas mensais e recebem carta de crédito pela compra do veículo no momento do plano.

Em alguns casos, você só pode solicitar sua carta de crédito após o término do contrato. Mas também é possível fornecer o valor de venda dos carros usados ​​para prever o parcelamento e iniciar a concorrência para cobrir com mais rapidez. 

Sim, estamos falando sobre licitação. Por este motivo, é muito importante verificar as condições com a administradora antes de concluir a transação.

Entenda aqui como é simples contratar consórcio de carro usado! 

Como contratar um Consórcio de Carro Usado? 

Muitas pessoas têm dúvidas sobre a diferença entre carros usados ​​e carros novos. Outros pensam que é tudo igual. Vamos resolver este problema de uma vez por todas!

Na verdade, há uma diferença entre um e outro. A vida útil mais longa de um carro usado é de três anos e só passa por um proprietário. Seu corpo deve estar em boas condições e nenhuma de suas partes mecânicas deve estar com defeito.

Portanto, são considerados usados ​​carros com indícios de ferrugem na carroceria ou no motor, embreagem, marcha ou suspensão. As mudanças feitas também resultarão em uma mudança de estado. Se ocorrerem as seguintes condições, o carro não será mais considerado usado:

  • Sua estrutura foi afetada pelo acidente;
  • O motor ou tipo de combustível mudou;
  • Além do original, ele também passou por downgrades ou incluiu acessórios.

Além disso, de acordo com o conteúdo registrado no odômetro, apenas os carros que percorreram 20 mil quilômetros são considerados carros usados. Financeiramente, a diferença entre os dois é que a curva de depreciação dos carros usados ​​não é tão acentuada. Os carros desvalorizam quando saem da fábrica, mas a perda de novos para usados ​​é ainda maior.

passo-a-passo-para-contratar-consorcio-de-carro-usado

Parcelas do Consórcio de Carro Usado

Em um consórcio, o valor dos bens ou serviços é distribuído dentro de um prazo determinado, e os integrantes do grupo devem fazer as contribuições dentro de um prazo pré-determinado.

O parcelamento é pago mensalmente de acordo com o contrato, e o valor dos bens ou serviços inicialmente selecionados é considerado por meio de sorteio ou licitação. Pense bem até que todos no grupo tenham alcançado algo.

As principais vantagens de comprar um carro em consórcio:

  • Por meio do consórcio, o valor dos bens ou serviços pode ser pago integralmente;
  • Poder de compra à vista, por meio de carta de crédito;
  • A chance de ganhar carta de crédito por sorteio, sem lance;
  • Diferentes opções de uso de linhas de crédito.

Nesse caso, cada tipo de consórcio tem uma duração e algumas cotas definidas pelo administrador do consórcio, a quem cabe organizar todo o processo do consórcio, por exemplo, criando um grupo de pessoas que desejam o mesmo e realizando um sorteio.

Consórcio de Carro Usado ou Financiamento?

Normalmente é impossível ter dinheiro para fazer uma compra, afinal é preciso pagar uma grande quantia imediatamente. Para quem não tem reservas financeiras para comprar mercadorias, um consórcio de automóveis sem entrada é a solução.

Agora, quando se trata da melhor forma de comprar um carro ... Ah, amigos! Aí não tem nada para ninguém: o consórcio é compreensível, pode ajudar no planejamento da compra e não vai te dar dor de cabeça no caso de juros altos, é o que acontece com o financiamento de automóveis.

Regras para contratar Consórcio de Carro Usado

Comprar um carro usado é a melhor escolha para quem não consegue  investir em um  carro  0km. Além disso, é muito adequado para quem está estudando preços e despesas de automóveis.

O saldo não liquidado cobrado pelo carro ao longo da cota é o principal critério para a compra de um carro usado em consórcio, e as mesmas regras se aplicam a qualquer outro meio, como motocicletas e caminhões.

Observação importante: os consórcios administrados pelo Banco não podem obter esses benefícios.

No UP Consórcios, você pode comprar carros com duração de até 10 anos, desde que siga as regras de raciocínio fornecidas no Guia do Contemplado.

Os consorciados pagam parcelas mensais e recebem carta de crédito para aquisição dos bens necessários. Então você pode comprar um carro.

É possível ser contemplado mais rápido. Esse tipo de oferta antecipada (em dinheiro ou na forma de veículo) é chamada de lance.

O UP Consórcios  surgiu para se tornar aquela modalidade de compra moderna, prática e facilitada para você, que precisa cuidar melhor do seu dinheiro. Ele pode ser contratado online, sem intermediários, com simplicidade e autonomia na escolha do plano e sem burocracia: é tudo pela internet.

Ao ser contemplado com a carta de crédito, é essencial verificar o veículo a ser adquirido. Dessa maneira, o mais recomendável é que você leve a um mecânico de confiança, que tenha conhecimento técnico capaz de verificar problemas ocultos. Dê atenção aos seguintes aspectos:

  • Danos aparentes no veículo, como vidros trincados e ferrugem;
  • Fechamento inadequado das portas (empenamento);
  • Ausência dos equipamentos de segurança ou presença de itens fora da validade;
  • Número de chassi do veículo diferente daquele que consta no documento;
  • Situação ilegal do veículo.

É importante reforçar que os custos referentes aos consórcios de carro são corrigidos anualmente de acordo com o índice IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo).

Ao ser contemplado, você recebe sua carta de crédito no valor integral, o que te garante um poder de compra à vista, que muitas vezes pode ser revertido em descontos e outros benefícios que podem fazer a diferença na hora da sua compra final.


Chega de ficar parado perdendo tempo Faça sua simulação aqui no UP Consórcios!