Benefícios do intercâmbio: Confira 4 bons motivos

17/03/2022

Imagem blog

Benefícios do intercâmbio: Confira 4 bons motivos

Existem diversas maneiras de começar um intercâmbio. Ele pode ser feito quando ainda está cursando a faculdade, logo após o término do ensino médio ou até mesmo depois que você já concluiu a graduação.

Isso porque fazer um intercâmbio garante inúmeros benefícios, tanto na vida profissional quanto para o crescimento pessoal. A seguir, listamos 5 ótimos motivos para você investir em um intercâmbio:

Aprender outro idioma

Alunos que querem fazer intercâmbio geralmente citam o aprendizado de um novo idioma como principal motivo. Para isso, é bom ter um conhecimento prévio da língua falada no país ao qual pretende viajar. Esse ‘start’ é essencial para que você consiga se virar sem recorrer a tradutores ou contar com a boa vontade dos nativos se comunicarem por meio do seu idioma.

Por mais que alguns países bem procurados, como França e Japão, por exemplo, sejam dotados de um bom percentual de habitantes que falam o inglês, é cultural que prefiram se comunicar em seu idioma de origem. Ou seja, aprenda o básico de francês e japonês se for a um desses lugares.

E, se viajar pela América Latina, invista boas horas no espanhol. Assim, você consegue ‘se virar’ e, de quebra, desenvolver mais rapidamente sua proficiência no idioma.

Fazer novos amigos

Uma coisa precisa ser ressaltada: fazer intercâmbio é um grande barato! Afinal, é uma experiência única, então é preciso aproveitar. Fazer amigos é a melhor maneira de conhecer o país que optou por viajar.

Claro que conhecer conterrâneos neste contexto é algo valioso, mas tome cuidado para não falar apenas português. Lembre-se que está em outro país, e que está lá para aprender.

Se puder, crie conexões com pessoas de culturas diferentes. Assim como você, muitas pessoas por todos os cantos do mundo escolhem fazer um intercâmbio. Troque experiências, teste os conhecimentos no novo idioma e divirta-se.

Conhecer uma cultura diferente

As pessoas que vivem em outros países têm hábitos e cultura diferentes, por isso este tópico serve até mesmo como alerta. Dedique-se a pesquisar sobre o país que vai viajar, entenda as diferenças e fique atento: às vezes o que é comum para o brasileiro pode ser ofensivo para um cidadão de outra nacionalidade.

Melhorar seu currículo

Lembre-se do objetivo principal ao fazer um intercâmbio: estudar. Planeje bem o seu tempo para que possa dedicar-se a aprender durante a estadia. Se a intenção é melhorar o seu inglês, por exemplo, cuidado com as notas na instituição que escolheu e pratique bastante no dia a dia.

Mas se a ideia é fazer um curso complementar de uma área em que já trabalha, tente estreitar contatos com gestores da sua área no país em que está. Quem sabe não pinta a oportunidade de trabalhar no estrangeiro?

Se tiver que voltar, não fique triste. O intercâmbio é valorizado no currículo, principalmente para quem trabalha em companhias multinacionais, em que é preciso se comunicar com colaboradores de outros países.

Além disso, há outros benefícios em fazer um intercâmbio, como crescimento pessoal, o fato de ter novas experiências e abrir a mente para conhecimentos que vêm de uma cultura diferente da sua. Por isso, organize-se e invista para estudar no estrangeiro. O UP tem um plano inovador de consórcio, para que planeje e realize seu intercâmbio. Faça uma simulação no nosso site.

Gostou das nossas dicas de intercâmbio? Assine a nossa newsletter e receba na sua caixa de entrada mais conteúdo sobre planejamento e finanças pessoais.