Posso comprar carta contemplada no consórcio?

17/03/2022

Imagem blog

Posso comprar carta contemplada no consórcio?

No consórcio, uma das grandes esperas é pela carta de crédito, afinal, é ela quem permite a compra do bem desejado. Basicamente, é como se o consorciado recebesse um vale-compra para negociar o que tanto quer. É possível adquirir a carta de crédito através de sorteio ou lance. Mas também existe outra alternativa para pessoas que buscam ter o poder em mãos mais brevemente: a carta de crédito contemplada.

O que é uma carta contemplada no consórcio?

A carta contemplada no consórcio, como o próprio nome já direciona o entendimento, é capaz de dar poderes de compra ao titular sobre o bem que ele deseja. Dessa maneira, o participante não precisa mais esperar para ser sorteado, ou dar um lance para adquirir o item. Nessa situação, é fundamental esclarecer que ela pertence a quem adquiriu o consórcio.

No caso, é possível comprar cartas contempladas no consórcio, e assim, é permitido que esse titular transfira a carta de crédito contemplada para um terceiro. Ao receber o documento, ele terá os mesmos direitos de utilizar o valor da carta para comprar o bem, que pode ser um automóvel ou um imóvel, por exemplo.

posso-comprar-carta-contemplada-no-consorcio

Como funciona a transferência da carta contemplada?

Uma grande dúvida dos participantes do consórcio é saber como funciona a transferência da carta contemplada no consórcio.

O processo é permitido por lei, apesar disso, é importante estar atento a alguns fatores. O primeiro deles é certificar se a administradora do consórcio aprova a transferência da carta contemplada.

Como funciona a transferência de uma carta de crédito contemplada

1º passo: entre em contato com a administradora de consórcio

Peça à administradora a declaração de que a carta de crédito contemplada não é falsa. 

No documento, deve constar a data da assembleia de contemplação, o valor do crédito e as garantias que devem ser apresentadas para o seu uso.

2º passo: atente-se à legalidade

Certifique-se se o contrato de transferência de consórcio pertence a uma empresa autorizada pelo Banco Central.

3º passo: atente-se ao contrato

Vá até a administradora do consórcio para assinar o termo de transferência. Assim como todo documento com nível contratual, o mais aconselhável é ler tudo com muita atenção.

Em se tratando do termo de transferência, devem ser anexados os documentos do vendedor e do comprador, que são exigidos pela administradora e podem variar de acordo com a situação atual do consórcio. Tendo esses documentos em mãos, é a hora de assinar o termo de transferência de consórcio, que será apresentado à administradora após as firmas reconhecidas.

Depois de apresentar os documentos, a administradora irá fazer a análise do cadastro do comprador. A transferência de consórcio será efetivada com a aprovação desse cadastro e o pagamento da taxa de transferência.

Importante: o valor dessa taxa irá variar a depender da administradora, e é importante que seja verificado com a empresa.

Vantagens e desvantagens em comprar carta contemplada

A principal vantagem de comprar carta contemplada é que você terá acesso ao crédito imediatamente. Ou seja, não vai precisar esperar (ansiosamente) para ser sorteado nas assembleias nem oferecer lances para alcançar o bem desejado.

Ao receber a carta de crédito contemplada, você terá maior poder de negociação, pois ela te permite fazer a compra do bem e pagar à vista. Além disso, diferente do financiamento, não há incidência de altos juros.

Agora, como nem tudo são flores… a desvantagem é que, se você não tomar cuidado, pode ser vítima de golpe. Infelizmente, as pessoas podem agir de má-fé, negociando cartas de crédito falsas ou com restrições que impossibilitam o acesso ao valor.

Para ter acesso à carta contemplada, normalmente, são cobrados cerca de 30% a mais do valor do crédito. Por isso, antes de fechar qualquer negócio, confira toda a documentação.

Solicite ao consorciado, que está vendendo a cota, por exemplo, a cópia do regulamento do consórcio, todos os extratos dos pagamentos realizados e a declaração de contemplação e crédito disponível. Considere também a administradora do consórcio como intermediária do negócio. Se houver dúvidas, recorra ao seu representante para esclarecer todos os detalhes.

Principais cuidados com transferência de consórcio

A transferência de consórcio é uma maneira eficiente de evitar prejuízos por falta de pagamento de parcelas, além disso, permite que o consorciado faça um dinheiro rápido, o que é bastante vantajoso naqueles momentos em que a necessidade é mais presente.

Mesmo assim, é essencial que esse tipo de transação aconteça seguindo as regras estabelecidas pela administradora de consórcio, desse modo, você evitará quaisquer problemas futuros.

Antes de sair por aí oferecendo a cota de consórcio, é preciso conhecer com profundidade tudo o que diz o contrato de adesão sobre o processo de transferência de consórcio. Afinal, apenas desse jeito será possível iniciar um processo seguro.

Por outro lado, tenha em mente que o contrato assinado entre as partes só deve existir para assegurar as questões relativas à transferência de consórcio. Não se esqueça daquele velho conhecido “contrato de gaveta”, que  não oferece segurança ou garantia de que a transação tenha sido efetivada, já que ela precisa ocorrer com a anuência da administradora.

O que isso significa?

Um contrato de gaveta, necessariamente, não quer dizer que o consorciado original deixou de ter obrigações com a administradora. Nesse sentido, se o comprador não mantiver os pagamentos em dia, todas as penalidades por atrasos e por inadimplência irão recair sobre o consorciado original, aquele que ainda estará registrado na administradora como responsável pela cota do consórcio.

O UP Consórcios, não atua com a venda de carta contemplada, mas atua com a recompra garantida  e você pode encontrar excelentes oportunidades de investimentos e as menores parcelas do mercado. Simule, compare e compre