Precisa calcular o reajuste de aluguel? Livre-se com consórcio!

17/03/2022

Imagem blog

Precisa calcular o reajuste de aluguel? Livre-se com consórcio!

Para calcular o reajuste de aluguel, tem-se como base o Índice Geral de Preços – Mercado, também conhecido como IGP-M. Trata-se de um indicador bastante conhecido por calcular a variação de preços de bens e serviços, como de matérias-primas utilizadas na produção agrícola, industrial e construção civil. 

O índice é calculado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (IBRE-FGV) e, de período em período, ele é utilizado como parâmetro para reajuste de diversos itens, entre eles, o aluguel. 

Diante disso, se você não tem um imóvel próprio, ou seja, é inquilino ou possui imóveis para alugar, é essencial observar o IGP-M, sobretudo no momento de renovação de contrato de aluguel de imóvel

Quer se livrar do aluguel? 

O consórcio é sem dúvidas a melhor modalidade para comprar o seu imóvel. Confira nossas dicas para você planejar a compra do seu imóvel

Calcular reajuste de aluguel? Não quero mais! Como funciona o Consórcio de Imóvel?

O consórcio de imóvel pode ser considerado uma poupança turbinada. Isso porque, ao contratar  você começa somente poupando, mas pode transformar esta poupança em um objetivo realizado a partir da contemplação.

Existe dois perfis principais que estão no topo da lista de adeptos ao consórcio de imóveis:

  1. aqueles que não possuem urgência em se mudar e pretendem planejar a compra;
  2. aqueles que não têm disciplina para poupar o dinheiro que seria destinado à compra de um bem de alto valor; 
  3. aqueles que já possuem uma grana pra dar de entrada, mas não o suficiente para reduzir os juros do financiamento. 
precisa-calcular-o-reajuste-de-aluguel-livre-se-com-consorcio

1) Adeus cobrança de altos juros!

Quando você decide sair do aluguel, vem aquela vontade de comprar o imóvel próprio. Contudo, o alto valor imobiliário faz com que, muitas vezes, as pessoas optem pela compra parcelada. Infelizmente, o financiamento não é a melhor opção. 

Afinal, os juros podem causar MUITA dor de cabeça (vamos confessar que ninguém merece), principalmente quando se vê uma parte da renda sendo absorvida por juros. 

No consórcio a história é outra. Esse é um diferencial da modalidade em relação às parcelas de um financiamento.  A matemática aqui é simples, com financiamento: quem comprou o primeiro apartamento pagando 3 imóveis ao banco, deixou de comprar dois! Sim, pagar juros está fora de cogitação para quem vai começar suas conquistas.

Com as taxas de juros elevadas, o financiamento se torna uma opção cada vez mais pesada para o bolso do brasileiro. Dando espaço para que o consórcio seja visto sempre com bons olhos, e não à toa: os juros são bem abaixo do mercado. 

2) Menos burocracia

Para contratar um consórcio, a burocracia é muito menor se comparada ao financiamento bancário. Além disso, não é necessário oferecer um valor como entrada, assim você pode guardar o dinheiro para poder ofertar lance nas assembléias.

O aumento da inadimplência nesse período de crise intensificou a burocracia e rigor das instituições financeiras no momento de liberar um financiamento. No consórcio é simples, qualquer pessoa pode fazer. Você passa pela análise de crédito somente no momento da contemplação e até lá você pode se organizar para ter o seu nome limpo!

3) As parcelas condizem com suas condições

Não existe a possibilidade de criar um patrimônio de uma vez só, como em um passe de mágica. O consórcio é um facilitador, afinal, ele oferece a possibilidade de construir seu patrimônio a médio e longo prazo por meio do pagamento de parcelas flexíveis.

No consórcio de imóvel, outra vantagem que merece destaque é que o consorciado que já inicia usando o consórcio como modalidade de crédito, provavelmente nunca vai pagar juros na vida. Adeus Bancos!

4) Não precisa dar entrada 

No consórcio você não precisa ter dinheiro para dar de entrada, pois o valor total do bem é dividido em parcelas iguais. Antes de optar por essa compra planejada e segura, você pode ainda fazer uma simulação do valor da parcela que quer pagar por mês, sem se preocupar com as altas taxas de juros.

Geralmente, o saldo do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) é utilizado como entrada nos financiamentos; este valor também pode ser usado como oferta de lance no consórcio, podendo antecipar a sua contemplação. 

5) Poder de compra à vista

O consórcio é uma ótima solução para preservar seu dinheiro. Isso porque, além de estar investindo em um bem, o valor estará sempre atualizado. Você compra à vista. Quando você recebe a carta de crédito, tem o poder de compra à vista, possibilitando melhores condições para a negociação e economizando cada vez mais.

6) Mensalidade de acordo com o seu orçamento 

A primeira etapa para contratar um consórcio é fazer uma simulação. Nela, você insere o valor total do seu bem  e a quantidade de parcelas que deseja pagar.

O simulador dá total possibilidade de ajustar os valores de acordo com os seus rendimentos mensais. O ideal é que essa faixa não ultrapasse 30% dos rendimentos mensais, para evitar contratempos.

7) Planejamento para contemplação

Consórcio é a melhor forma de ter uma compra planejada. Além de participar dos sorteios realizados nas assembleias, o consorciado pode fazer a oferta de um lance para antecipar a compra de um bem.

O lance funciona da seguinte forma: você registra, antes da assembleia, um valor a mais que daria para ter o bem. Esse valor pode representar uma boa quantidade de parcelas restantes ou completar o que falta da carta de crédito

Se o seu valor for o maior, você é contemplado. Como o UP só realiza a cobrança da taxa de administração após a contemplação, o valor que você paga de lance também não tem cobrança de nenhuma taxa caso você opte por amortizar o valor pago no seu prazo. 

8) Custos mais baixos para bens de grande valor

Outra questão  que é a favor do consórcio de imóvel é o fato dele oferecer bens de valor mais alto a custos totais bem menores. Bens de grande valor são, sobretudo: casas, apartamentos, terrenos — bens que, sem dúvida nenhuma, constituem a base de todo patrimônio. Um imóvel pode se tornar parte integrante do patrimônio a custos bem mais baixos que um financiamento. No momento, a compra de imóveis à vista é algo mais raro, acontecendo com mais frequência somente quando tratamos de uma troca de imóvel com uma pequena diferença de valor.

9) Valor do bem está sempre atualizado 

A valorização da carta de crédito acompanha o índice de acordo com o segmento contratado: INCC para imóveis e IPCA para automóveis e serviços. Então fica tranquilo que você vai conquistar seu objetivo se você contemplar hoje ou daqui a 5 anos, pois seu crédito estará devidamente atualizado. 

10) Segurança

O consórcio é um investimento seguro, regulamentado pelo Banco Central. O importante é certificar-se de que a administradora está credenciada para realizar o negócio (no próprio site do Banco Central).

Assim como a caderneta de poupança, o consórcio tornou-se uma maneira segura de poupar e aumentar seu patrimônio. O dinheiro fica bem guardado durante todo o processo, passa por reajustes e, ao final, o consorciado vai receber sua recompensa na forma do bem almejado.

Outra questão a considerar é que a carta contemplada, porém não utilizada, fica em um fundo de investimento de curto prazo, oferecendo rendimentos mensais. A grande sacada aqui é que o consorciado tem rendimentos sobre o crédito contratado, ou seja, se ele foi contemplado em uma carta de 200 mil, por exemplo, e pagou apenas 40 mil reais, ainda assim os rendimentos são sobre o crédito disponível. 

Imagine tirar aqueles 40 mil investidos em um fundo, usar como lance em uma carta de 200 mil e passar a receber rendimentos sobre os 200 mil? Ainda acha que consórcio não é investimento?

Dessa forma, o que acontece no consórcio é isso: o consorciado consegue poupar e receber o dinheiro poupado ao final de tudo, seja na forma de seu bem ou em dinheiro (apenas a taxa administrativa não é devolvida).

Gostou? Então não perca tempo, no UP Consórcios você encontra as melhores parcelas com os menores lances contemplados do mercado. Simule, compare e compre.