Quais conhecimentos estou buscando para meu desenvolvimento profissional?

17/03/2022

Imagem blog

Quais conhecimentos estou buscando para meu desenvolvimento profissional?

O desenvolvimento profissional está relacionado à capacidade de compreender o trabalho que está sendo executado, assim como as possibilidades de melhoria. É a preocupação em desenvolver as competências necessárias para determinado cargo ou carreira, de maneira eficiente, com a busca por uma evolução constante. 

Sabemos que nos tempos atuais há muitas mudanças acontecendo diariamente, tanto na economia quanto na legislação, mas principalmente em relação à tecnologia. Assim é fundamental desenvolver um conjunto de habilidades para manter a excelência na carreira, mesmo em um cenário como este, bastante incerto.

Confira a importância do desenvolvimento profissional e veja se você está buscando a coisa certa! 

Qual o efeito do desenvolvimento profissional na minha vida? 

O desenvolvimento profissional eficiente consiste em assegurar o total conhecimento e compreensão da área de especialização para sua carreira. Dá até para fazer uma analogia aqui a passar de fase no video game. Representa a aquisição de habilidades e conhecimentos necessários para executar a profissão da melhor forma e crescer profissionalmente

Quando falamos de desenvolvimento profissional, podemos dizer que ele pode ser adquirido a partir de cursos superiores, em universidades ou faculdades tecnológicas, ou por meio de cursos profissionalizantes em que o foco é mais específico na área de interesse. 

Ou seja, tudo o que envolve o treinamento teórico e prático com acompanhamento da evolução, que possa ser aplicado tanto nas instituições de ensino quanto no local de trabalho a fim de desenvolver e melhorar as habilidades, é considerado desenvolvimento profissional

Se especializar em alguma área específica pode ocorrer utilizando diferentes métodos, como a aprendizagem em sala de aula a partir de e-Learning, coaching, consultoria, cursos online e outros.

Vale aqui destacar que, de certa maneira, desenvolvimento pessoal e desenvolvimento profissional estão interligados. Entretanto, não se trata de dar prioridade ao desenvolvimento profissional em detrimento do crescimento pessoal. Os benefícios conquistados com a evolução em uma dessas áreas se expandem em totalidade na nossa vida. Ou seja, fique tranquilo porque você não está deixando sua vida pessoal de lado. 

Principais dicas sobre Desenvolvimento Profissional 

Até este momento, você pôde ver que para se desenvolver profissionalmente há passos necessários a serem tomados, como treinamentos e especializações constantes. Nesse sentido, ficou claro que um dos passos principais do desenvolvimento profissional é a aquisição ou aperfeiçoamento dessas competências.Segue dicas para você atingir a excelência na carreira. Confira! 

Desenvolva autonomia

Uma coisa é certa, sobretudo em tempos modernos: não é necessário que você fique preso aos arranjos tradicionais de trabalho. Sem dúvidas, é necessário seguir as normas da empresa em que está atuando, mas também é importante pensar além!

Vale refletir, será que seu lugar sempre ficará garantido na mesma organização? Qual será o dia de amanhã? E se você se deparar com uma mudança brusca na carreira, como vai agir?

São razões que levam você a considerar o desenvolvimento da autonomia, em que você se prepara para os imprevistos e para reformular sua vida profissional quando for preciso. No entanto, é importante ultrapassar a linha que te mantém acomodado no trabalho e ampliar sua visão.

Para desenvolver sua autonomia, há tarefas essenciais como: ter coragem de assumir diferentes desafios, capacidade criativa, autogestão, pensamento estratégico, dinamismo, responsabilidade e autoconhecimento são alguns dos traços que compõem um perfil mais independente e pronto para explorar novos desafios.

Trabalhe sua curiosidade

Ter curiosidade no âmbito corporativo, não significa que você deve ir atrás de detalhes sobre a vida dos colegas. Muito longe disso, por favor! 

Um profissional curioso é aquele que se interessa por outras atividades e funções, além da sua. Aquele profissional aberto para novidades, que não tem problema em sair da zona de conforto para ter experiências novas.

O mercado de trabalho busca e valoriza um profissional curioso. Junto a curiosidade, vem o interesse em conhecer melhor os objetivos da empresa, assim como seus processos, posicionamentos e resultados. Pessoas que têm essa competência também costumam demonstrar disposição para melhorar sua performance e ficar mais alinhado às expectativas da organização interna. 

O desdobramento desta dinâmica é que quanto mais informações novas você adquirir, maiores serão suas chances de diversificar as possibilidades de atuação. Ser curioso também facilita o diálogo com outras áreas, dentro e fora da empresa, favorecendo assim um perfil mais abrangente.

Invista em educação continuada

Estudar é essencial! O conhecimento é contínuo. Nesse sentido, não pare de buscar atualização e reciclar seus conhecimentos. Você já ouviu coisas do tipo ‘’O conhecimento é a arma contra a ignorância’’ e afins, não é mesmo? 

De fato, a falta do aprendizado contínuo fica a um passo da estagnação. Dessa forma, essa é uma dica de ouro: estude! Mesclar experiências e conhecimentos técnicos é enriquecedor para o currículo profissional, para o repertório de atuação e, sem dúvidas, para o crescimento pessoal. Que tal fazer mais do que o básico?


  • Invista em cursos de aperfeiçoamento e especialização; 
  • Aprimore-se em mais idiomas; 
  • Participe de workshops e treinamentos comportamentais.


 Ou seja, aproveite todos os recursos possíveis para seu desenvolvimento profissional e utilize a internet a seu favor. 

Trace objetivos

Cada um tem seu motivo pessoal para se desenvolver profissionalmente. E é justamente ter um motivo que faz com que haja avanços profissionais. 

Nós somos naturalmente guiados por propósitos. Dessa forma, se você quer se desenvolver profissionalmente, é importante estar atento para definir aonde pretende chegar. Tenha metas e objetivos — isso é essencial para ter progresso na carreira. Nesse sentido, você garante mais motivação para trabalhar e seguir em direção aos seus alvos.

Amplie o network

Não se esqueça de manter bons relacionamentos interpessoais. Nutrir relações saudáveis e construtivas é indispensável para quem busca crescimento profissional. Somos seres sociáveis, e quando o assunto é ambiente corporativo, ser sociável faz toda a diferença. É por meio desses vínculos que você pode encontrar grandes oportunidades.

Mantenha contato com antigos colegas e professores de escola e faculdade. Desenvolva um bom convívio com os companheiros de trabalho, assim como com líderes e pessoas que atuam em diferentes setores na empresa. Trocar vivências, compartilhar informações e discutir interesses é o ponto de partida para a construção de um network promissor.

Faça um intercâmbio 

Fazer um intercâmbio pensando no desenvolvimento profissional é uma ótima escolha. Afinal, tudo o que falamos acima podem estar inerentes a este tópico. Você pode adquirir mais autonomia, conhecer pessoas, fazer um curso no país que sempre quis, enfim… a lista das vantagens em fazer um intercâmbio é grande. 

O intercâmbio é valorizado no currículo, sobretudo para quem trabalha em companhias multinacionais, em que é preciso se comunicar com colaboradores de outros países.

Além disso, há outros benefícios em fazer um intercâmbio, como crescimento pessoal, o fato de ter novas experiências e abrir a mente para conhecimentos que vêm de uma cultura diferente da sua. Por isso, organize-se e invista para estudar no estrangeiro.

UP Consórcios, consórcio digital para suas conquistas

O Consórcio de Serviços é uma excelente opção para que você planeje e realize seus objetivos de desenvolvimento profissional, como uma faculdade, especialização e até um intercâmbio

O UP Consórcios é uma fintech da Embracon que ajuda as pessoas a atingirem seus objetivos com planejamento financeiro. Mais que moderno e digital, o UP é um consórcio transparente e o único consórcio sem nenhuma taxa até a contemplação. 

Outro diferencial do UP é a recompra garantida para a cota contemplada, com as parcelas pagas corrigidas pelo índice oficial da Poupança. 

Com o UP Consórcio você pode adquirir bens (carros e imóveis) e serviços (festas, viagens, cursos, reformas, estética, entre outros), com planos de 20 a 180 parcelas. A fintech é administrada pela Embracon, que é fiscalizada e regulamentada pelo Banco Central. 

No UP Consórcios você encontra as menores parcelas do mercado. Simule, compare e compre. E o melhor: sem juros, sem taxas de adesão, fundo reserva e administrativa até a contemplação.

Esperamos que tenha gostado do conteúdo. Continue nos acompanhando e receba mais dicas!