Quais são as pautas debatidas na assembleia de consorcio?

24/06/2022

Imagem blog

Quais são as pautas debatidas na assembleia de consorcio?

Quer saber mais sobre como funciona a assembleia de consórcio e as pautas debatidas nas reuniões? Nos acompanhe nesta leitura que preparamos para você.

O consórcio não é nada complicado, muito pelo contrário. É o tipo de negócio que a gente faz sem medo, sabe? Quando sabemos que só pode dar bom é assim mesmo! 

Para contratar você precisa apenas: 

  1. Decidir qual objetivo você quer conquistar, seja um um carro, uma casa, viagens, festas, reformas e um monte de serviços que você nem imagina (se tratando de consórcio digital, o que não falta é opção);
  2. Pagar as parcelas mensais, com o valor e prazo que cabem no seu bolso (sim, você tem autonomia para decidir a melhor opção pra você); 
  3. Ao ser contemplado, via sorteio ou lance, receber a Carta de Crédito para adquirir seu bem ou contratar seu serviço

Neste post, vamos revelar as principais pautas discutidas em assembleias de consórcio, confira! 

Quais são as pautas debatidas na assembleia de consorcio?

O que acontece na Assembleia de Consórcio? 

Basicamente, ser contemplado no consórcio acontece em assembleias. Ao ser contemplado, o consorciado terá direito de utilizar o crédito para a aquisição do bem que ele almeja (casa, apartamento, carro, viagem, festa, reformas e muito mais ). Com a carta de crédito é possível negociar com o vendedor até um preço que seja mais acessível para aquele bem, afinal, a administradora do consórcio efetua o pagamento à vista.

A assembleia de consórcio é uma reunião dos consorciados, ou seja, um encontro organizado para que os membros do grupo fiquem sabendo como anda o negócio e para a realização dos sorteios e/ou lances.

A assembleia acontece todos os meses.

Sorteios na Assembleia de Consórcio

Os sorteios são realizados a partir do número de cota de cada consorciado, de acordo com o modelo usado pela Loteria Federal. 

A grande vantagem dos sorteios é que cada consorciado poderá participar em condições de igualdade com os outros — isso significa que as chances são as mesmas para todos. O único requisito importante para participar dos sorteios é que a pessoa esteja com suas parcelas em dia.

Lances na Assembleia de Consórcio 

Se tratando dos lances, a situação é outra. O consorciado não tem a obrigação de participar deles. Apenas participam aqueles que tiverem condições de ofertar lances e os que desejam antecipar a contemplação.

Essa é outra maneira de garantir a compra do bem antes do fim do consórcio. O lance é uma opção para quem deseja adiantar a compra do bem ou a contratação do serviço sem precisar contar com a sorte. O lance é um adiantamento de parcelas em que, todos os meses, alguns participantes oferecem um valor em percentual da carta de crédito e os consorciados que fizerem as maiores ofertas são contemplados, tendo assim o crédito liberado para uso.

Essa informação deve ser dada antes da assembleia ordinária para que a administradora de consórcio possa coordenar esse processo e identificar o maior lance. Os lances ofertados são secretos e nenhum cliente tem informação de lance de outro, portanto não é um leilão.

Nesse caso, o valor do lance é abatido integralmente reduzindo o prazo do plano ou diminuindo o valor das parcelas vincendas. Lembrando claro que o lance só é pago se o consorciado foi contemplado. Do contrário, a oferta é descartada e o consorciado pode repetir a oferta no mês seguinte. Em caso de lances iguais, a administradora de consórcio tem um critério de desempate geralmente usando o número de cota que mais se aproxima da sorteada. Para ser contemplado, também é necessário estar em dias com as mensalidades.

UP Consórcios, faça um consórcio digital para suas conquistas! 

O UP Consórcios é uma fintech da Embracon que ajuda as pessoas a atingirem seus objetivos com planejamento financeiro. Mais que moderno e digital, o UP é um consórcio transparente e o único consórcio sem nenhuma taxa até a contemplação. 

Outro diferencial do UP é a recompra garantida para a cota contemplada, com as parcelas pagas corrigidas pelo índice oficial da poupança. 

Com o UP Consórcio você pode adquirir bens (carros e imóveis) e serviços (festas, viagens, cursos, reformas, estética, entre outros), com planos de 20 a 180 parcelas. A fintech é administrada pela Embracon, que é fiscalizada e regulamentada pelo Banco Central. 

No UP Consórcios você encontra as menores parcelas do mercado. Faça uma simulação e dê aquele UP.