Quais são as possibilidades do consórcio para quem tem pouco para investir?

17/03/2022

Imagem blog

Quais são as possibilidades do consórcio para quem tem pouco para investir?

É cada vez mais comum ouvir brasileiros falando em investimentos, seja numa roda entre amigos ou nas redes sociais: organizar as finanças tem sido sinônimo de amor próprio em meio a tanta crise. 

Quando o assunto é aplicação financeira, é impossível não reconhecer que a Covid-19 trouxe uma série de incertezas. Com isso, muitos planos estão no modo espera para acontecer. 

Na contramão dessa situação surge o consórcio como a melhor alternativa para alcançar suas conquistas em meio a instabilidades econômicas. O consórcio não é burocrático, o que também é uma grande vantagem. Nele, um grupo de pessoas com o mesmo objetivo se reúne para adquirir um bem (Imóveis, Automóveis, Motos) ou um serviço (Construção, Reformas, Cirurgias Estética, Festas, entre outros.) de forma programada e sem pagar juros. 

O consórcio é um conjunto de maravilhosidades e vou te provar! 

Possibilidades do consórcio para quem tem pouco para investir

O consórcio permite que um investimento seja feito por meio de contribuições mensais. Sabe aquele dinheiro gasto excessivamente em Ifood todo mês?

Ele pode ser investido no pagamento das parcelas de uma casa, um carro, uma viagem internacional, um casamento e muito mais! Ideal para você que pensa também em investir no futuro, como no mercado imobiliário… Mas isso vamos falar mais pra frente, é só continuar lendo o conteúdo :) 

Com isso, não tem riscos de perda e ainda há a possibilidade de receber o crédito total desejado antes mesmo de ter o montante acumulado.

Não é de hoje que o consórcio é a melhor alternativa de compras de alto valor, nele, além de não existir risco de perdas financeiras, o patrimônio acumulado é corrigido monetariamente até o momento em que o participante recebe o crédito contratado. 

Outros benefícios incluem vender ou transferir o consórcio em andamento para outra pessoa, no momento que for preciso. Se o consorciado for contemplado, mas não deseja utilizar o crédito, também tem a opção de transferir o consórcio com uma boa rentabilidade financeira.

Tudo mudou muito rápido. Nossos hábitos de consumo mudaram, assim como nossas prioridades. Buscamos mais do que nunca na nossa história estabilidade e conforto.

E é neste contexto que, mais uma vez, o consórcio é a solução ideal. O motivo de tantas vantagens em meio a crise econômica é que o consórcio reúne em um único produto: 

  • ferramenta de poupança;
  • modalidade de crédito;
  • produto de investimento.

Assim, o consórcio vem sendo conhecido com uma poupança turbinada. A dinâmica é a seguinte: você começa poupando, mas pode transformar esta poupança em um objetivo realizado a partir da contemplação.

quais-sao-as-possibilidades-do-consorcio-para-quem-tem-pouco-para-investir

Investir no mercado imobiliário pagando pouco! 

A primeira revelação é que os consórcios trazem diversos benefícios para pessoas que optam por essa opção para investir. O consórcio é ideal para qualquer um que está em busca de segurança e rentabilidade, além disso, mesmo nos momentos em que a economia do país não vai tão bem, o consórcio se mantém em pé. 

No consórcio não há cobrança de altos juros, muito diferente do que acontece nos financiamentos bancários, e você é incentivado a organizar sua vida financeira, afinal, no consórcio o pagamento das parcelas mensais pode auxiliar aqueles menos disciplinados.

Ficou interessado no consórcio? 

Que bom! Tenho certeza que ele te renderá bons motivos para sorrir. O consórcio de imóveis é um investimento certeiro, se você quer lucrar com sua escolha.
Aqui vale considerar o tempo necessário para ser contemplado (tradicionalmente realizado a partir de sorteios), mas não se preocupe, há mecanismos para você que não quer depender da sorte (ou apenas dela): é possível antecipar a sua contemplação para receber antes a carta de crédito. Os lances são os queridinhos para tal conquista, funcionam como uma forma de antecipar os valores que seriam pagos no futuro. Sem mais delongas, veja como investir com o consórcio de imóveis:

Venda de cotas contempladas

Esse mecanismo de investimento a partir do consórcio de imóvel é ideal para quem não tem tempo de percorrer todas as etapas do consórcio, ou seja, desde a adesão até a contemplação. A solução é recorrer à compra de uma cota contemplada. O consorciado disposto a fazer a venda acrescenta ao valor já pago um adicional, que é chamado de ágio. A diferença entre esses valores será o lucro obtido pelo vendedor.

Tudo isso está dentro da lei e normas do consórcio, entretanto, é fundamental que o previsto em contrato seja seguido e o processo deve ser feito sob autorização da administradora

Comprar imóvel para alugar

Assim que o consorciado é contemplado, ele pode usar a carta de crédito para comprar um imóvel. Sim, é possível adquirir uma renda mensal através do aluguel da casa. Caso ainda reste parcelas do consórcio a pagar, os valores mensais de cobrança do aluguel podem ser destinados ao pagamento das parcelas restantes, podendo também ser reinvestido para outras contemplações de consórcio. Optando por investir em mais cotas, sempre que uma cota for contemplada, o consorciado terá a chance de colocar outro imóvel para alugar, como resultado você terá uma fonte de renda quando as parcelas estiverem quitadas. Quer coisa melhor? É hora de investir no consórcio de imóvel

Comprar imóveis à vista

Quando você recebe uma carta de crédito, fique feliz, pode considerar que esta é uma forma de pagamento à vista. Essa condição permite negociar descontos na hora de comprar uma casa ou apartamento. Com o consórcio de imóvel, é possível adquirir ótimas propriedades por um preço menor e lucrar por meio da revenda, isso vai depender da situação do mercado. Mas é aquilo, né, imóvel tende sempre a se valorizar! 

Conquistar bens na crise econômica

Está comprovado: a cada ano que passa os brasileiros têm considerado mais o consórcio como meio de compra para alcançar conquistas de alto valor. O consórcio é uma possibilidade de investir em um bem de forma parcelada. Ao contrário do que acontece com o financiamento, você conquista seu objetivo de forma parcelada e sem pagar juros.

Pelo consórcio, você entra em um grupo em que vários outros consorciados investem mensalmente. Esse valor conjunto é aplicado para financiar os bens escolhidos. 

A empresa de consórcio fica responsável pela formação, administração e entrega das cartas de crédito, que correspondem ao valor total do bem escolhido. Essas entregas são feitas nas assembleias, via sorteio ou lance.

Pelo consórcio, você pode investir em:

  • Automóveis: pode ser um carro zero km ou seminovo (com até 5 anos de uso)
  • Imóveis: casa, apartamento, imóvel na planta, terrenos, empreendimento. Pode ser novo ou usado.
  • Serviços: categoria que inclui viagens, estudos, reforma, cirurgias, festas e casamento.

Como obter carta de crédito no Consórcio 

Não tenha dúvidas, hoje, o consórcio é a melhor forma de ter uma compra planejada. Além de participar dos sorteios realizados nas assembleias, o consorciado pode fazer a oferta de um lance para antecipar a compra de um bem.

O lance funciona da seguinte forma: você registra, antes da assembleia, um valor a mais que daria para ter o bem. Esse valor pode representar uma boa quantidade de parcelas restantes ou completar o que falta da carta de crédito

Se o seu valor for o maior, você é contemplado. Mas, como o UP só realiza a cobrança da taxa de administração após a contemplação, vale a pena esperar. Afinal, o valor não é retroativo, ou seja, não se cobra taxas de parcelas que já foram quitadas.

No UP, temos grupos para cada segmento: imóveis, auto e serviços. Todos os grupos, sem exceção, estão contemplando com percentuais bem menores que a média de mercado. Entenda: bem menores quer dizer A METADE! Isso tem explicação: o UP tem atraído cada vez mais um perfil que deseja guardar dinheiro e que quer se planejar e não tem interesse em ofertar lance de imediato. 

O UP é assim, TRANSPARENTE! Portanto, não perca mais tempo! Faça já uma simulação de consórcio e invista no seu objetivo!