Quais são os tipos de consórcio para abrir um negócio?

17/03/2022

Imagem blog

Quais são os tipos de consórcio para abrir um negócio?

O consórcio para abrir um negócio é uma excelente alternativa para quem está pensando e em concretizar novos planos! 

Se você busca uma maneira econômica de investir, que permita o pagamento a longo prazo, está no lugar certo. 

Diferente do financiamento, com o consórcio você não paga entrada e é uma forma mais justa e planejada para aquisição, não é à toa que esta solução é considerada como a ideal para muitos empreendedores.

Neste artigo, confira todos os detalhes e avalie se essa estratégia pode ser vantajosa para abrir um negócio

Quais são os tipos de consórcio para abrir um negócio?

No consórcio, a empresa administradora ficará responsável por reunir determinado número de pessoas com objetivo em comum. Ao completar o grupo, o sistema de compra parcelada é iniciado com a definição do crédito, do número de parcelas e do valor das prestações.

Uma das regras mais importantes do consórcio é que os pagamentos devem ser feitos em dia, de acordo com o que foi decidido em contrato. Todos os participantes do grupo contribuem para a formação de uma poupança e concorrem aos sorteios mensais nas mesmas condições. No consórcio, é possível ser contemplado de duas formas: pelo sorteio ou por lance.

Quando contemplado, o consorciado tem a sua carta de crédito liberada e pode adquirir o bem ou serviço desejado. O consórcio é uma opção econômica e acessível para profissionais de todo o País, que desejam investir em seus negócios com segurança de compra. 

Dessa forma, foi criado um sistema que, em pouco tempo, se popularizou no Brasil. Inicialmente ele servia para a compra de carros por pessoas físicas. Porém, não demoraria muito até que se estendesse para outros tipos de produtos e serviços.

A mesma solução de crédito que beneficia as pessoas físicas também passou a atender às necessidades de pessoas jurídicas de todos os tipos. Abaixo, destacamos os principais tipos de consórcio para abrir um negócio. Confira: 

quais-sao-os-tipos-de-consorcio-para-abrir-um-negocio

1. Consórcio para empresas saírem do aluguel

Uma empresa pode ter diversos custos, contudo, o aluguel é o que tem mais peso e pode ser eliminado pelo consórcio. A partir de um investimento mensal, que seja compatível com a receita que o negócio gera, é possível adquirir um imóvel próprio, eliminando aquele custo fixo da locação, que pode estar sendo um empecilho para outros investimentos.

Quando o imóvel for adquirido, aquele valor que era pago pelo aluguel servirá para quitar as parcelas do consórcio. Dessa forma, um recurso que se destinava ao proprietário do imóvel que antes era alugado passará a custear um patrimônio próprio da empresa, percebe o impacto positivo para a saúde financeira do seu negócio?

2. Consórcio para aumentar o espaço

Quando já se tem uma empresa, muitas vezes, o crescimento do negócio impulsiona novas mudanças. O consórcio também serve para a aquisição de um imóvel maior, além de poder livrar a empresa do aluguel.

O consórcio permite o planejamento a partir de cuidadosa pesquisa no mercado imobiliário, assim, você poderá definir o imóvel ideal para a sua operação, fazendo o investimento dentro de suas reais possibilidades financeiras.

3. Consórcio para construções e reformas

Além de permitir que você adquira imóveis prontos para empreender, o consórcio também pode gerar o capital necessário à construção de novas edificações ou mesmo à realização de reformas. Assim, a pequena empresa pode projetar os espaços mais adequados para o perfil do empreendimento.

Com o consórcio, você poderá tanto custear o projeto arquitetônico quanto a própria obra, nesse caso, você paga o projeto e a execução da decoração. A modalidade responsável por tais objetivos é o consórcio de serviços.

4. Consórcio para comprar veículos

A qualidade da frota que uma empresa possui, muitas vezes, é o ponto forte para o sucesso de um negócio. Ao pé da letra, isso significa que se o negócio não mantém um número de carros suficiente para atender às demandas que gera ou se não consegue substituí-los periodicamente, é provável que esse tipo de negócio esteja perdendo produtividade.

O consórcio é a solução para este empecilho. A partir da previsão de investimentos compatíveis com seu negócio, as aquisições dos veículos podem ser feitas de maneira programada, possibilitando assim que a frota seja renovada periodicamente e ampliada de acordo com a sua necessidade.

5. Consórcio para a compra de maquinários e de equipamentos

Estar no mercado competitivo é um grande desafio, sobretudo no último período, em que mais negócios surgiram. Com isso, manter a competitividade de maneira qualificada exige o investimento em máquinas mais modernas e em equipamentos mais eficientes, que resultem no aumento de produtividade e melhorias na qualidade dos produtos ou dos serviços prestados.

Uma coisa é certa: o consórcio é uma excelente opção para pessoas e negócios que estão com suas finanças limitadas e, por conta disso, pode ser um obstáculo expandir-se. Em alguns casos, esse problema pode impedir novas aquisições e condenar o novo negócio a se manter em patamares abaixo daqueles que o mercado permitiria alcançar. 

Quer se livrar disso? O UP Consórcios! Tem diferentes modalidades para você abrir um negócio do jeito que sempre quis e de forma simples e prática!