Qual a melhor maneira de comprar imóvel no Brasil?

25/04/2022

Imagem blog

Qual a melhor maneira de comprar imóvel no Brasil?

O consórcio é considerado o maior aliado de quem tem o objetivo de comprar o primeiro imóvel, ou até mesmo trocá-lo. Para além de ser um grande objetivo dos brasileiros, estamos falando de uma ação que exige alto investimento. O valor de um imóvel não é o mesmo de um eletrodoméstico, não é?

Para alcançar o objetivo de comprar imóvel, é essencial organizar bem as finanças pessoais e fazer um planejamento do orçamento. E contar com a estratégia certa.

Apresentamos para você a comparação entre as modalidades de consórcio, financiamento ou empréstimo para te auxiliar na compra do seu imóvel. 

Qual a melhor maneira de comprar imóvel no Brasil?

Consórcio: a melhor maneira de comprar imóvel no Brasil

Já podemos adiantar algumas conclusões: atualmente no Brasil o consórcio tem sido a melhor maneira para comprar imóvel. Os consórcios são cartas de crédito totalmente diferentes das convencionais. Imagine reunir um grupo de 20 amigos que tenham o mesmo interesse de comprar um carro e combinar que, todo mês, cada membro dá mil reais. 

Durante 30 meses, um participante do grupo é sorteado por vez para ficar com o total (30 mil reais) e comprar seu carro. Se todos pagarem direitinho sua parte, ao final do período, cada um dos amigos terá conseguido comprar seu veículo!

É mais ou menos assim que funciona um consórcio, só com algumas diferenças para transformá-lo em um negócio infinitamente mais seguro que um simples combinado entre amigos. 

Qual a diferença entre consórcio e financiamento para comprar imóvel?

A primeira diferença está na instituição, que na verdade é chamada de administradora de consórcio, que organiza o grupo, recebe o dinheiro e o investe para fazer com que rentabilize — sem perder o valor por causa da inflação. 

Para executar esse papel de intermediação, ela cobra pela taxa de administração. Vale destacar que desde que o dinheiro não é repassado em mãos para os consorciados, mas dado na forma de uma carta de crédito — que, oficialmente, tem o mesmo valor legal do dinheiro. 

Dessa forma, a administradora também organiza o pagamento. Um outro fator a ser destacado é que não é apenas um participante sorteado por mês que recebe a carta. E existem casos em que outros consorciados podem dar lances para tentar antecipar a contemplação.

O consórcio não é considerado uma operação de crédito.

Até porque, no fim das contas, é você mesmo quem está "guardando'' dinheiro para conquistar o objetivo almejado. Sendo assim, é possível dizer que o consórcio é uma forma de planejamento pessoal feito para você comprar um imóvel, carro  ou uma viagem, por exemplo. 

E as possibilidades não param por aí! Também é possível realizar outros objetivos com a ajuda do consórcio, como reformas, festas de aniversário, cursos e até procedimentos cirúrgicos!

Em resumo, você usa seu próprio dinheiro (com a ajuda de outros consorciados) ao invés de tomar emprestado o dinheiro de alguma instituição. Viu só como o consórcio é diferente de um financiamento tradicional?

No consórcio, seja ele de imóveis ou veículos, o bem também fica vinculado à administradora até o fim do período de pagamento. A liberação só ocorre após a quitação do bem. Sendo assim, se o consorciado é contemplado antes, recebe sua carta de crédito e adquire seu bem, fica comprometido a pagar o restante das parcelas para garantir que os outros consorciados também conquistem seu objetivo.

O recebimento do imóvel é garantido?

A idoneidade da administradora é a maior garantia para o recebimento da sua carta para compra de imóvel. Ou seja, é extremamente importante se precaver. Saiba que o Banco Central é o responsável por regular e fiscalizar o mercado de consórcios no país.

O que é necessário fazer, antes de mais nada, é consultar a relação de administradoras devidamente autorizadas a funcionar. Fora isso, realize uma pesquisa em sites de reclamação e órgãos de defesa do consumidor. A chave do processo está em escolher uma empresa sólida no mercado, que tenha boas referências do público.

Não deixe de comparar as taxas cobradas entre as diferentes administradoras, pois algumas podem ter cobranças extras que acabam encarecendo as parcelas do consórcio.

Como consórcio, empréstimo e financiamento se diferem?

Benefícios de comprar imóvel com consórcio 

  • quanto às taxas: os bancos podem cobrar taxas de cadastro, abertura de crédito, avaliação do bem e muitas outras, enquanto a administradora cobra uma taxa de administração, usada para cobrir as despesas com a gestão do dinheiro dos consorciados;
  • destinação: enquanto no financiamento ou consórcio há um objetivo específico para o uso do dinheiro, o empréstimo pode ser usado para qualquer fim;
  • garantia: o financiamento e o consórcio deixam o bem ligado ao banco ou à administradora durante todo o período de pagamento, enquanto o empréstimo só conta com o compromisso do tomador e de possíveis avalistas;
  •  análise cadastral: o banco só libera crédito se o interessado estiver com o nome limpo, sendo que qualquer restrição já fecha as portas. Enquanto isso, essa verificação no consórcio só é feita depois da contemplação. É possível, assim, contratar um consórcio mesmo estando negativado. Até a contemplação, você terá tempo para resolver a situação.

Assim como toda operação de crédito, empréstimos e financiamentos têm cobrança de Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Já dentro do consórcio, como não é um empréstimo, é isento deste pagamento.

Primeiro Passo para comprar imóvel: comece pelas simulações

O primeiro passo para comprar imóvel é pesquisar e pedir ao banco em que você tem conta algumas simulações de linha de crédito que pode utilizar. Da mesma forma, procure algumas administradoras de consórcio e faça a simulação de cartas de crédito de valores e prazos semelhantes.

 Os valores e taxas especificadas podem dar uma direção, mas o ideal é calcular o quanto a operação custará no total. Multiplique o prazo pelas parcelas e veja o que ficaria mais distante do valor original.

Considere a economia

É claro que você vai procurar instituições reconhecidas e seguras, mas, entre elas, sempre foque na própria economia! O que for mais econômico precisa ser o objetivo, uma vez que você sabe bem o quanto se esforça para ganhar seu dinheiro. Então, se organize financeiramente!

Pense na mensalidade

Ao escolher qualquer uma das alternativas, calcule quanto será a parcela mensal e como vai ficar seu salário sem aquele dinheiro. Vai ser possível pagar todas as suas contas? É fundamental garantir o pagamento em dia, pois, como você já foi mencionado, atrasar as contas sempre traz dor de cabeça. Se for necessário, adapte seu orçamento familiar e procure economizar, limitando gastos e mudando seus hábitos antes mesmo de começar.

Planeje-se para o futuro

Não tem outro jeito, o melhor jeito de economizar é se planejando. Pense bem: sempre que é necessário buscar crédito de urgência, pagamos mais caro. Isso porque os bancos ganham em cima dos juros. Dessa forma, quanto mais você paga, melhor para a instituição financeira. Como quem tem pressa costuma se dispor a pagar mais, procure manter a calma. Se você não precisar do dinheiro urgentemente, espere para comprar em consórcio e economizar!

Agora que você já sabe tudo sobre empréstimo, financiamento e consórcio, já pode optar pela melhor modalidade de crédito para garantir sua segurança financeira e o alcance dos seus objetivos.

No UP consórcios você encontra as melhores condições para tirar seu objetivo do papel. É hora de parar de perder tempo então  Simule e compare e dê aquele UP.