Qual a vantagem de comprar um imóvel no seu lançamento?

17/03/2022

Imagem blog

Qual a vantagem de comprar um imóvel no seu lançamento?

A dúvida sobre comprar um imóvel novo ou usado é super comum. No entanto, comprar um imóvel novo tem inúmeras vantagens, como: ser o primeiro morador, adquirir um produto em perfeito estado e evitar problemas com a documentação. 

Além disso, ao decidir comprar um empreendimento de primeira mão, você poderá escolher entre imóveis em diferentes estágios. Há os imóveis prontos para morar, que já foram finalizados e podem ser entregues diretamente para o proprietário, existem os imóveis em obras, que estão sendo construídos e ficarão prontos a curto prazo, e os imóveis na planta, que se tratam de obras que ainda não iniciaram.

Comprar um imóvel na planta  garante benefícios únicos, embora exija um pouco de paciência para esperar as obras. Você pode se antecipar ainda mais e ser um dos primeiros compradores do edifício comprando seu imóvel no lançamento

É no lançamento imobiliário que as vendas começam oficialmente. Mas será que vale a pena comprar um apartamento no primeiro dia? Temos informações importantes a respeito do assunto. Fica com a gente! 

5 vantagens em comprar um imóvel no seu lançamento

1) Personalização

Já que as obras ainda nem começaram, você terá mais abertura para negociar detalhes da planta e já receber seu imóvel com essas alterações, como uma parede a menos ou a sala integrada com a sacada, por exemplo. 

As melhores construtoras já estão habituadas a oferecer prontamente mais de uma opção de planta para que você possa escolher qual prefere que seja executada. Se for comprar depois que as obras iniciarem ou depois que o imóvel estiver pronto, todas as modificações são por sua conta e é bem provável que você tenha prejuízo ou que aconteça o desperdício de materiais. Uma coisa muito boa é que o dia do lançamento imobiliário é favorável para  negociações personalizadas. 

2) Disponibilidade

No dia do lançamento imobiliário, todas as unidades do edifício estão disponíveis (afinal, nenhuma foi vendida ainda) e isso favorece você, já que o apartamento que sempre esteve em seus planos pode não ter sido comprado por ninguém. Se você quiser especificamente um apartamento com final par, em um andar alto, com sol batendo exatamente aonde você queria, com uma vista arborizada, o melhor jeito de conseguir exatamente isso é sendo um dos primeiros a comprar. A cada dia que passa, as chances de ter que abrir mão de alguma qualidade por falta de opção são grandes.

3) Valorização

O dinheiro que você investir nesse imóvel irá começar a render imediatamente, o que pode ser um excelente negócio. Imóveis comprados na planta tendem a valorizar em média 20% até a entrega das chaves


O que isso significa? 


Quando as obras terminarem o seu imóvel já estará valendo mais do que você pagou por ele, antes mesmo de alguém ter aberto as portas. É uma excelente opção para quem quer garantir um bom retorno financeiro.

4) Preço

Normalmente, as construtoras promovem eventos para o dia do lançamento imobiliário, como forma de dar visibilidade da abertura das vendas para o mercado. Entretanto, além do coquetel e da música ambiente, os preços nesse dia costumam ser bem especiais e as condições oferecidas não costumam se repetir. O que ocorre é o oposto, como o imóvel tende a valorizar até a entrega da obra, é bastante provável que o lançamento seja o dia mais barato possível para comprar um apartamento naquele empreendimento.

Esses eventos de lançamentos costumam focar no conforto e bem-estar dos clientes. Então aproveite as oportunidades! 

5) Financiamento

As condições de pagamento também costumam ser melhores. É comum o cliente pagar 30% do valor total imóvel até a entrega das chaves para poder financiar o restante, nesse sentido, se o imóvel for adquirido bem antes da entrega, fica mais fácil pagar esses 30%, inclusive dividir este valor em parcelas bem menores. 

Ao comprar um imóvel que será entregue em poucos meses, você será obrigado a ter o valor da entrada em mãos.

Essas são somente algumas vantagens de comprar um imóvel no lançamento. Porém, para evitar problemas, invista apenas em construtoras que tenham muitos anos de funcionamento e um bom histórico de cumprimento dos prazos, dessa forma você pode ter certeza de que receberá o apartamento corretamente e no período combinado. 

Faça um bom planejamento financeiro para conseguir pagar os valores nas datas certas e se prepare para ter o dinheiro total quando a obra terminar, a grande maioria procura uma modalidade de crédito como financiamento ou consórcio. Um dos aspectos positivos de comprar um apartamento nos primeiros dias de venda é justamente poder se planejar a longo prazo e fazer tudo com calma para receber seu imóvel novinho e perfeito assim que ele ficar pronto.

Mas será que o financiamento é a melhor maneira de comprar um imóvel?

Por que fazer um UP Consórcio de Imóvel

O UP Consórcios é uma fintech da Embracon que ajuda as pessoas a atingirem seus objetivos com planejamento financeiro. Mais que moderno e digital, o UP é um consórcio transparente e o único consórcio sem nenhuma taxa até a contemplação.

O UP possui algumas características que o destacam dentre os demais consórcios e o reafirma como a melhor opção para suas conquistas. Diferente de um financiamento, por exemplo, não é necessário ter nenhum valor de entrada para dar o primeiro passo na conquista de sua meta: aqui, temos diversas categorias que você pode escolher, entre carros, imóveis, serviços estéticos, cursos, festas, viagens ou reformas; escolhido o seu objetivo, é determinado o valor do crédito desejado e escolhida a quantidade de parcelas.

O plano de consórcio é iniciado de forma 100% digital, através de nosso site e não é cobrada nenhum tipo de taxa ou juros para contratar, como acontece em todas as outras modalidades de crédito. Exemplo: Se é desejado um carro no valor de R$ 150 mil e o consorciado escolhe realizar o pagamento em 150 parcelas, ele irá pagar R$1 mil por mês.

Apenas após a contemplação, ou seja, após ter o seu bem ou serviço em mãos, que é iniciado o pagamento de uma Taxa de Administração, que aqui possui as menores porcentagens do mercado: 0,35% para autos e imóveis e 0,45% para serviços: sem cobrança referente ao período anterior a  contemplação. Lembrando que você não paga taxa sobre as parcelas anteriores à sua contemplação. Isso significa que o último a ser contemplado não paga nenhuma taxa

Quando o desejo é um bem de maior valor, como um imóvel, as vantagens em contratar um consórcio ficam ainda mais evidentes. Além de não precisar de um valor de entrada e eliminar as taxas e juros abusivos, ainda é possível contar com o seu Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para realizar o seu lance – bem como antecipar a conquista de sua carta de crédito.O valor é usado para eliminar as últimas parcelas do consórcio, diminuir todas as restantes ou até mesmo te ajudar com eventuais meses em atraso.

Ao entrar em um financiamento as parcelas podem ser atrativas, mas não podemos jamais esquecer os prazos. A decisão no momento de escolha entre o consórcio e o financiamento deve levar em consideração não apenas o fato da parcela caber ou não no bolso. Mas sim a certeza que, em um consórcio, considerando o pior cenário (sem lance, sem adiantamento de parcelas, sem amortização com FGTS), você deverá quitar o imóvel em 15 anos.

Estando assim livre para conquistar outros objetivos. Já no financiamento, os prazos  costumam ser o dobro do consórcio. Mesmo com as parcelas decrescentes, você chega a pagar 200% de juros. E, é claro que quem paga juros conquista menos.

Grande parte dos financiamentos exige um valor de entrada e, para poupar este valor, precisamos de disciplina. Sendo assim, seja qual for a modalidade de crédito escolhida, consórcio ou financiamento, temos que organizar nosso orçamento e ter paciência. Para quem já guardou o suficiente para entrar em um financiamento de imediato, o consórcio é uma excelente opção, pois você pode ofertar um lance logo na primeira assembleia.  


Aproveite essas dicas e faça escolher assertivas! Boa sorte! Até mais!