Qual deve ser a prioridade financeira: comprar casa ou carro?

17/03/2022

Imagem blog

Qual deve ser a prioridade financeira: comprar casa ou carro?

Uma das dúvidas mais comuns entre pessoas que começam a investir é: no que dar prioridade, comprar casa ou carro? 

É um questionamento muito comum, bastante associado à gestão das finanças pessoais, logo, se você quer mais informações sobre o assunto, parabéns! Tudo está indo bem com sua organização financeira, seja se estiver avançada ou em andamento, o importante é ter consciência financeira.

São compras bem importantes, pois tem alto valor. Contudo, por mais que você queira uma resposta certa para essa pergunta, tudo vai depender dos seus objetivos na vida. Quais são suas intenções e afins. Mas vamos refletir juntos e te ajudar a tomar a melhor decisão! 

Prioridade financeira: comprar casa ou carro? 

Antes de tudo, planejamento financeiro é a melhor ferramenta para evitar dores de cabeça. No entanto, pense nesses itens para você começar a visualizar o seu planejamento:

Além disso, faça uma análise do impacto que o valor do bem terá em seu orçamento doméstico. Normalmente, o custo de um imóvel é maior do que o preço de um automóvel. Como esses são bens duráveis, de grande valor, é realmente fundamental traçar a melhor escolha: compra do veículo ou casa.

A modalidade de compra mais conhecida para ambos bens é o financiamento. Porém, como se sabe, essa modalidade de crédito, oferecida geralmente por bancos e outras instituições financeiras, reúnem uma considerável taxa de juros embutida (para seu bolso). Com isso, grande parte das queixas estão relacionadas ao comprometimento da renda familiar ao longo de todo o período de vigência da dívida. 

Assim, o consórcio passa a se tornar a melhor alternativa de compra de bens de alto valor, e isso é um fato. Com ele, adeus juros altos e burocracias. 

qual-deve-ser-a-prioridade-financeira-comprar-casa-ou-carro

Comprar carro: considere os custos gerados por um veículo

Emplacamento ou transferência

Vamos supor que você tenha escolhido comprar um carro zero quilômetro, neste caso, a primeira tarefa será arcar com o emplacamento, os custos da documentação, assim como o pagamento do IPVA.

Os custos de carro para essa função variam de estado para estado, podendo chegar a 5% do valor total do automóvel. Agora, se você vai comprar um carro usado, será necessário pagar as taxas de transferência, que também variam de acordo com cada região.

Se optar por recorrer a um despachante para facilitar o andamento do processo, o pagamento será de uma taxa pela prestação do serviço.

IPVA

Muitos impostos, unidos, desdobram no valor final de um carro. Entretanto, você não deve esquecer que o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) não é pago apenas quando você compra um carro novo, certo? 

Além disso, todo ano você terá que desembolsar determinada quantia para cobrir o pagamento desse imposto, assim como das taxas de licenciamento do automóvel.

Combustível

Em tempos de crise, o combustível é um dos primeiros itens a sofrer variação de preço. Pense nisso quando for comprar um carro, pois há modelos que demandam maior consumo de combustível no dia a dia, outros menos. Vale a pena tomar uma decisão respaldando-se nas suas necessidades. No Brasil, há automóveis bastante econômicos, capazes de rodar mais de 15 quilômetros com um litro de gasolina, por outro lado, há os modelos que exigem paradas frequentes no posto.

A dica é: vai comprar um carro e está preocupado(a) com o preço do combustível

Verifique a média de consumo por quilômetro rodado — tanto na estrada quanto na cidade. Após isso, calcule o que esse consumo representará no seu orçamento mensal, o carro será utilizado para quais tarefas? Isso porque o custo pode comprometê-lo.

Manutenção

A manutenção é um excelente recurso para fugir de dores de cabeça e riscos para a segurança. Quando aprendemos a dirigir, na autoescola, passamos a compreender que um automóvel em perfeito estado de conservação e condições de uso é fundamental para integridade dele e também para garantir segurança. Assim, fique atento, a manutenção deve ser feita periodicamente para minimizar o desgaste do veículo. Carro na manutenção é sinônimo de conforto do motorista e dos passageiros e, claro, mais segurança. 

Uma vantagem em prestar atenção nesse aspecto é que na hora da revenda, a qualidade das ofertas também estão diretamente ligadas ao estado do veículo. Automóveis com manutenções regulares e preventivas tendem a ser mais valorizados no mercado.

Fique por dentro dos detalhes a partir de agora, isso inclui: atenção ao óleo, filtros, pneus, funilaria, pintura, e assim por diante. 

Revisões

Nos custos de carro também devem estar incluídas as revisões: correias, mangueiras ressecadas, embreagem, amortecedores e outros componentes do carro precisam ser checados e renovados de tempo em tempo. Fazendo isso, é possível garantir o perfeito funcionamento do veículo e a segurança dos passageiros. 

Limpeza

Se, assim como eu, você tem virgem no seu mapa astral, certamente terá um custo fixo de limpeza do carro e esse é um custo razoável.

Mas como tudo tem solução, a fim de economizar, muitas vezes temos o hábito de limpar o carro por conta própria. Essa alternativa elimina o custo da mão de obra profissional, mas a compra de produtos de limpeza específicos permanece.

Além disso, quando você escolhe levar o carro para um profissional, a qualidade e especificidade dos produtos são mais adequados e interferem consideravelmente na durabilidade dos resultados. Assim, o carro se manterá limpo por mais tempo, outro benefício da limpeza é manter o estado de conservação, que é essencial para mantê-lo valorizado no mercado.

Comprar casa: avalie os custos relacionados a um imóvel

IPTU

Assim como o IPVA, o  IPTU também é feito anualmente, e pode ser pago à vista com desconto ou parceladamente ao longo dos meses. O mais importante aqui é não negligenciar nenhuma despesa.

Infelizmente, atrasos de IPTU podem resultar em adição de multa e juros no valor total do imposto, além disso, há o risco de execução judicial do imóvel a longo prazo. 

Semelhante ao IPVA, o cálculo do IPTU também oscila de acordo com o tipo do imóvel, tamanho, área construída, entre outros fatores. Por isso, antes de sair comprando a casa dos sonhos, verifique o valor do IPTU

Manutenção elétrica e hidráulica

As pessoas podem até esquecer, mas o imóvel também necessita de procedimentos que buscam a preservação de diferentes infraestruturas, como por exemplo as redes elétrica e hidráulica. De tempos em tempos, elas precisam ser submetidas a revisões regulares.

Para finalizar este conteúdo, devemos exaltar o consórcio de imóvel!!! Ele é muito mais justo para compra de bens de alto valor. Faça uma simulação, a hora de alcançar seus objetivos é agora!