Qual é a função da ABAC?

04/07/2022

Imagem blog

Qual é a função da ABAC?

Já ouviu falar da ABAC? Nos acompanhe nesta leitura e veja o que significa e qual sua principal função e importância no consórcio. Boa leitura!

Criada em 1967, o objetivo da ABAC é representar o surgimento de diversas empresas consorciadas perante o poder público. Na época, os brasileiros estavam animados para conquistar bens materiais de alto valor, como conquistar o primeiro carro

Afinal, as instituições financeiras não facilitam o acesso a linhas de crédito, isso dificultou (por muito tempo) o acesso a bens de alto valor para diferentes classes sociais. No entanto, hoje, muitas optam por consórcios como forma de adquirir bens de alto valor.

Quando o ABAC foi formado, passou a dividir as empresas do consórcio nas seguintes categorias: empresas independentes, gerentes de franqueados e gerentes de fabricantes.

Com essa representação, no início da década de 1970, os consórcios passaram a ser regulamentados como forma de distribuição de prêmios até a adoção da Constituição Federal em 1988, que reconheceu sua importância econômica e social. Esse caminho foi importante em 1991, quando o Banco Central do Brasil tornou-se o regulador oficial do sistema de consórcios, aumentando sua credibilidade e ampliando seu portfólio de produtos. 

Entenda a função da ABAC

Em um primeiro momento, há alguns anos atrás, o consórcio concentrava-se sobretudo na aquisição de veículos. Ao longo dos anos, as montadoras começaram a oferecer a possibilidade de compra de veículos pesados, como ônibus e caminhões. A partir do momento em que o Bacen (Banco Central do Brasil) se tornou o regulador oficial de todo o sistema, os administradores puderam trabalhar com consórcios imobiliários, o que facilitou muito o acesso à casa própria para milhões de brasileiros.

Mesmo com todos esses avanços, um dos maiores acontecimentos do sistema de consórcio foi a criação de uma estrutura legal para o sistema como um todo: a criação da Lei nº 11.795/2008 (ou Lei do Consórcio), que trata individual e exclusivamente com a operação do sistema de consórcio, toda a operação ficou mais transparente e padronizada, com regras claras sobre a formação de grupos, a entrega de cartas de crédito e até mesmo os direitos e obrigações dos consorciados.

Portanto, antes mesmo de escolher uma empresa de consórcio, é importante verificar se o administrador possui autorização do Banco Central do Brasil para operar. Isso garante que todo o processo de contemplação no consórcio seja devidamente seguido e que qualquer tipo de fraude seja evitada.

Qual é a função da ABAC?

Qual a importância da ABAC hoje?

Além de desempenhar um papel fundamental na supervisão de todo o sistema, a ABAC está ampliando ativamente o portfólio de produtos que podem ser adquiridos por meio do consórcio. Por exemplo, recentemente, a possibilidade de entrar no consórcio de serviços para atender às necessidades de viagens, estudos, reformas, cirurgias e até festas.

A ABAC também controla os dados do número de consorciados, quais categorias têm mais clientes e, em suma, a agência detém o volume de entregas de cartas de crédito e é responsável pelo setor como um todo.

Quando a mídia deseja saber o número de vendas ou cartas de crédito entregues naquela categoria para um determinado período, utiliza o ABAC como referência, pois a agência é responsável por coletar informações de todos os administradores.

Com sede em São Paulo, a ABAC tem como missão fortalecer os administradores autorizados pelo Bacen.

Outro papel fundamental que a ABAC desempenha é permitir o crescimento sustentável de toda a categoria, possibilitar o diálogo com outras áreas de negócios e fomentar o debate para que mais pessoas possam entender como todo o sistema funciona.

Embora a federação seja um sistema historicamente integrado, muitos desafios permanecem para que as pessoas entendam como o sistema funciona. Para isso, a ABAC dispõe de blogs, revistas profissionais e outros materiais para informar quem deseja entender melhor como utilizar o consórcio na hora de traçar seu planejamento financeiro.

Agora que você sabe qual a função da ABAC, entenda os benefícios de entrar para o UP Consórcios. 

UP Consórcios é um consórcio confiável?

Em primeiro lugar, o UP Consórcios é uma fintech da Embracon, isso significa que há uma longa jornada de experiência neste mercado. 

O maior objetivo do consórcio, sem dúvidas, é ajudar as pessoas a atingirem seus objetivos com planejamento financeiro. Mais que moderno e digital, o UP é um consórcio transparente e o único consórcio sem nenhuma taxa até a contemplação. 

Sem complicação para suas conquistas!

Fazer um consórcio não é uma tarefa complicada.  Para contratar você precisa apenas: 

  1. Decidir qual objetivo você quer conquistar, seja um um carro, uma casa, viagens, festas, reformas e um monte de serviços que você nem imagina (se tratando de consórcio digital, o que não falta é opção);
  2. Pagar as parcelas mensais, com o valor e prazo que cabem no seu bolso (sim, você tem autonomia para decidir a melhor opção pra você); 
  3. Ao ser contemplado, via sorteio ou lance, receber a Carta de Crédito para adquirir seu bem ou contratar seu serviço.

Simulação de consórcio 

UP Consórcios é uma empresa séria que está no mercado para ajudar pessoas a alcançar bens e serviços de alto valor. Somos um consórcio mais que moderno e digital, somos transparente e o único consórcio sem nenhuma taxa até a contemplação. 

Para te ajudar a decidir os bens que quer conquistar e enfrentar seu planejamento, a primeira etapa é fazer uma simulação. Nela, você insere o valor total do seu bem (carta de crédito) e a quantidade de parcelas que deseja pagar.

O simulador dá total possibilidade de ajustar os valores de acordo com os seus rendimentos mensais. O ideal é que essa faixa não ultrapasse 30% dos rendimentos mensais, para evitar contratempos. É investimento com consciência financeira. 

Consórcio é a melhor forma de ter uma compra planejada. Além de participar dos sorteios realizados nas assembleias, o consorciado pode fazer a oferta de um lance para antecipar a compra de um bem. O lance funciona da seguinte forma: você registra, antes da assembleia, um valor a mais que daria para ter o bem. Esse valor pode representar uma boa quantidade de parcelas restantes ou completar o que falta da carta de crédito. Se o seu valor for o maior, você é contemplado. 

Com o UP Consórcios você pode adquirir bens (carros e imóveis) e serviços (festas, viagens, cursos, reformas, estética, entre outros), com planos de 20 a 180 parcelas. A fintech é administrada pela Embracon, que é fiscalizada e regulamentada pelo Banco Central. 

No UP Consórcios você encontra as menores parcelas do mercado. Faça uma simulação e esteja pronto(a) para grandes conquistas!