Qual o prazo para liberar o crédito após a contemplação?

04/07/2022

Imagem blog

Qual o prazo para liberar o crédito após a contemplação?

Quer saber como funciona este processo de liberação de crédito depois da contemplação? Continue a leitura que preparamos para tirar suas dúvidas!

Em primeiro lugar, cada administradora de consórcio tem seus próprios procedimentos de análise de documentos, o que influencia em quando a carta de crédito é liberada. Para isso, é necessário consultar o administrador do consórcio sobre como funciona o sistema de emissão de crédito.

Ela é responsável por todo o processo para que o consorciado adquira o imóvel, compre seu veículo ou adquira os serviços necessários. Após analisar os documentos exigidos, o administrador entrará em contato com o cliente para informá-lo da aprovação da compra do item. O prazo mínimo é geralmente de três dias úteis após a data de contemplação do consórcio por lance  ou sorteio.

Liberar o crédito: como funciona a contemplação no consórcio?

O processo de contemplação no consórcio funciona da seguinte maneira: 

Ao ser contemplado no consórcio, o consorciado tem acesso à carta de crédito para compra do bem (como você já sabe…). Todas as cotas que não foram contempladas, no caso, concorrem igualmente nos sorteios periódicos realizados nas assembleias de consórcio de cada grupo.

Qual o prazo para liberar o crédito após a contemplação?

Contemplado por sorteio no consórcio

Todos os meses são realizadas assembleias para divulgar os contemplados de acordo com o sorteio da Loteria Federal. Como os concursos são realizados duas vezes por semana, às quartas e sábados, considera-se o sorteio mais próximo à data das Assembleias.

Se você for sorteado, é contemplado com a carta de crédito. Porém, existe outra forma que pode garantir a contemplação de forma mais rápida – ou de acordo com o que você tiver planejado: a oferta do lance.

Contemplado por lance no consórcio

Quem deseja antecipar a aquisição do bem, pode optar pelo lance. Funciona da seguinte forma: até o dia anterior à Assembleia, você pode fazer  uma oferta com o valor que dispõe para pagamento do lance, direto no app do UP Consórcios, via e-mail ou central telefônica.

Para definir o valor do lance, você pode fazer este cálculo pela quantidade de parcelas que deseja quitar da sua carta ou acompanhar os valores contemplados ao longo das assembleias, ofertando um percentual da sua carta de crédito.

Vale lembrar que registrar a oferta do valor antes da assembleia não significa que ele deverá ser pago nesta data. Somente após a definição de que o seu lance é um dos maiores e, portanto, o lance contemplado, que o valor deve ser pago  para a administradora do consórcio.

Quantos dias após a contemplação a carta de crédito é liberada?

Não é segredo para ninguém: quem entra no consórcio sabe que o momento mais esperado é a hora de ser contemplado. Afinal, é o momento que se recebe a tão desejada carta de crédito

O prazo varia de acordo com o processo de contemplação: você apresenta os documentos solicitados, comprova sua renda e pronto: é só correr pra conquistar seu objetivo. Esse processo é feito inicialmente pelo App, mas caso seja necessário, alguém da equipe do UP Consórcios entrará em contato. 

Após a contemplação, como utilizar a carta de crédito?

Como já falamos em algum lugar acima, a carta de crédito é o documento que o consorciado contemplado recebe para aquisição do bem desejado.

Uma coisa é certa sobre o consórcio, ele é muito mais vantajoso. Por exemplo, a transação de compra por meio da carta de crédito acontece à vista, esse aspecto é capaz de aumentar o poder de negociação do comprador no mercado, dessa maneira, é uma ‘’mão na roda’’ para quem quer fazer os melhores negócios.

Nessa etapa, vale considerar algumas questões, talvez um pouco burocráticas, mas de qualquer forma muito importantes quando o assunto é grande transação. 

Assim, tendo o conhecimento disso, o consorciado garante que, assim que receber a carta de crédito, possa realizar a sua compra com agilidade e segurança.

Consórcio de  imóveis

Se tratando de compra de imóvel, documentos e certidões são exigidos pelo vendedor — questão que pode demandar tempo até reunir  todos os papéis. Dessa forma, vale ir se preparando. 

Consórcio de automóveis

No caso de compra de automóveis, pode acontecer do modelo do carro desejado não estar disponível na concessionária, e, dessa maneira, o titular deverá aguardar até que o bem seja disponibilizado. Ao ser liberado, é recomendado que seja feita a vistoria de constatação no veículo, um serviço que garante a existência do bem e é feito um diagnóstico sobre o histórico do veículo, análise de pintura, funilaria e outros itens.

Uma coisa é fato sobre o consórcio: essa é a melhor maneira de adquirir bens hoje, principalmente diante dos valores elevados dos bens como carro e imóvel. Além disso, o consórcio pode ser utilizado como modalidade de investimento, de planejamento de aposentadoria e muito mais. 

Faça uma simulação de consórcio aqui no UP! Se prepare para tirar os planos do papel com total segurança e tranquilidade!