Qual será o melhor momento para comprar imóvel?

18/04/2022

Imagem blog

Qual será o melhor momento para comprar imóvel?

Quer saber qual o melhor momento para comprar imóvel? Vamos te passar algumas dicas que separamos para que você possa fazer um bom negócio. Boa leitura!

Milhares de brasileiros querem conquistar a casa própria, mas muitos geralmente têm dúvidas sobre quando comprar um imóvel. Afinal, esta aquisição foi um grande investimento com muitos fatores envolvidos além de questões financeiras. Por isso, é natural que as pessoas se sintam inseguras em determinar o momento ideal para dar esse passo tão desejado.

Qual será o melhor momento para comprar imóvel?

Como saber qual o melhor momento para comprar imóvel?

Veja agora algumas dicas que podem te orientar a decidir sobre o melhor momento de comprar imóvel

Esta pode não ser uma decisão fácil, mas sem dúvidas é uma das mais importantes da sua vida e, nós do UP Consórcios, estamos com você nesta jornada! Confira nossas dicas:

1. Não pense demais no mercado imobiliário

Idealmente, você deseja comprar uma casa no mercado de um comprador. Mas nem sempre é possível. Não tente cronometrar o mercado imobiliário para encontrar uma casa. O mercado sobe e desce, então identificar o momento exato é quase impossível. Basta comprar uma casa quando você encontrar o caminho certo. Não espere por esse momento perfeito ou você pode perder a casa dos seus sonhos.

2. Avalie seu estágio de vida

Certifique-se de que você está financeiramente estável antes de comprar em casa. Você pode gerenciar adequadamente suas finanças com uma compra tão grande?

Considere também suas necessidades de moradia. Quantas pessoas vão morar na casa? Quanto tempo você vai morar no seu novo endereço? Explore cidades, vilas e bairros que se adaptam à sua família, trabalho, deslocamento diário e assim por diante.

 Considere outras despesas como manutenção, reparos e fundos de emergência. Você precisa de estofamento financeiro para quando seu telhado vazar ou seu forno morrer.

3. Quais são seus objetivos e metas pessoais? 

As pessoas querem comprar um imóvel por diversos motivos, mas a verdade é que há sempre um incentivo que as faz querer iniciar este novo projeto de vida. Por exemplo, muitas pessoas compram uma casa ou apartamento quando se casam. Outra situação muito comum é quando a família está crescendo.

Portanto, se essa é a sua situação, considere essa decisão com cuidado, pois ter mais espaço - como investir em um local com mais cômodos - uma casa segura e adequada é um aspecto muito importante, principalmente quando há crianças envolvidas entre elas.

Afinal, não há nada pior do que ter que lidar com a instabilidade do aluguel quando sua principal preocupação é criar filhos ou ter que se mudar com crianças pequenas por causa de problemas com o proprietário. Então, se você está pensando em quando comprar um imóvel, pense bem e faça uma boa análise do seu momento e dos seus objetivos pessoais pode te ajudar a tomar essa decisão.

4. Despesas financeiras

Outro aspecto importante para o qual você deve se preparar é o custo de vida ao comprar imóvel. Dito isso, se você decidir morar em um apartamento de luxo em um bairro nobre como no Jardim Europa, em São Paulo, você precisa saber que terá um custo de vida diferenciado.

Neste caso, haverá não só o valor do apartamento, referente à utilização dos vários serviços prestados pela empresa, mas também porque a área em si é nobre. Portanto, esses cálculos também precisam fazer parte do seu orçamento. Ao mesmo tempo, considere cortar despesas aproximando tudo.

5. Estabilidade profissional

Ainda em sua vida financeira, vale refletir sobre sua situação de trabalho. Como é o seu trabalho? Você está estável? Por exemplo, a empresa está passando por uma fase difícil com pouca demanda ou demissões? Responder a essas perguntas pode orientá-lo sobre o melhor momento para tomar essa decisão.

Como dissemos, a compra de um imóvel cobre parcelamentos ao longo de muitos anos, portanto, se você está inseguro no trabalho, esse pode não ser o momento ideal. No entanto, se você está passando por um período de prosperidade, esse pode ser o momento de aproveitar as oportunidades e realizar seus sonhos sem comprometer as reservas de contingência que você tem.

UP Consórcios para comprar imóvel: como funciona? 

O UP Consórcios é uma fintech da Embracon que ajuda as pessoas a atingirem seus objetivos com planejamento financeiro. Mais que moderno e digital, o UP é um consórcio transparente e o único sem nenhuma taxa até a contemplação. 

O consórcio para comprar imóvel é para as pessoas que pensam no futuro e para as que querem se planejar e, também, ter agilidade, conforto e segurança. Quem opta pela UP Consórcios tem a possibilidade de comprar pelo celular com total autonomia e poder escolher livremente os planos. É para você que sabe o que quer e não precisa de alguém fazendo pressão ou dizendo o que você precisa comprar.

Ao usar o simulador de consórcio de imóvel, você descarta aquelas opções que não têm nada a ver com seus objetivos nem com o seu orçamento. A partir de resultados específicos para as suas preferências, será muito mais fácil alcançar seu principal objetivo: construir a própria casa. 

No UP Consórcios, você encontra as melhores condições para tirar seus objetivos do papel junto com as melhores parcelas com os menores lances contemplados do mercado. Simule, compare e compre. E de aquele UP em seu objetivo.