Quantos participantes para ter um grupo saudável no consórcio?

17/03/2022

Imagem blog

Quantos participantes para ter um grupo saudável no consórcio?

Antes de mais nada, é preciso entender o que de fato é o consórcio. Então vamos lá: o consórcio é formado por um grupo de pessoas que possuem interesse na aquisição de um bem em comum: automóveis, imóveis, serviços (cirurgia plástica, intercâmbio, festa de casamento, etc). Resumidamente, ele é conduzido por uma administradora, responsável por toda a gestão de pagamentos, sorteios e contemplações, além de ser certificada pelo Banco Central do Brasil. 

Para ficar mais dentro da nossa realidade, podemos considerar o consórcio uma forma de compra planejada, a grande diferença é que nele há grandes benefícios, como: menos burocracia para investir e ausência de altas taxas de juros.

O que poucas pessoas sabem é que é possível entrar no consórcio tanto a partir de um novo grupo de consórcio quanto de um grupo em andamento. A segunda possibilidade é uma grande chance para quem tem um pouco mais de pressa na aquisição.

Como funciona o consórcio: Grupo novo x Grupo em andamento

As próprias nomenclaturas já apontam o significado, um grupo em andamento é um consórcio que já começou, ou seja, pessoas já foram reunidas para arrecadar ao menos o valor de uma contemplação. É possível entrar no grupo em andamento pela seguinte razão: quando as cotas não são preenchidas ou há alguma desistência, as administradoras de consórcio oferecem a oportunidade para novos consorciados

Entrando no grupo em andamento, é provável que as primeiras assembleias e contemplações já tenham acontecido. Na prática, por causa disso, as parcelas ficam um pouco mais altas, porém, as chances de ser contemplado mais rápido aumentam.

Para decidir qual grupo entrar, leve em consideração que, no consórcio, tanto o grupo novo quanto o grupo em andamento têm vantagens, que no UP Consóricios, por sinal, são as mesmas. As diferenças estão no prazo de pagamento, no valor da parcela e é claro, nas possibilidades de lances.

No fim, a escolha será respaldada no perfil e necessidades de cada consorciado. 

quantos-participantes-para-ter-um-grupo-saudavel-no-consorcio

Grupo novo

O prazo é a maior vantagem para quem opta por entrar em um consórcio com um grupo que está se formando. Afinal, isso significa mais tempo para se planejar, repercutindo também num prazo maior. Com essa condição, as parcelas também ficam menores. É perfeito para quem está começando a se organizar financeiramente agora, como jovens, e que podem investir no pagamento de parcelas para conquistar um bem de alto valor. Assim, pode ser vantajoso para quem está contendo gastos, pois é possível encaixar bem a parcela em seu orçamento.

Grupo em andamento

Começamos falando do grupo em andamento, o motivo é simples: grupo novo não tem muito segredo, é o que é. Agora, falando dos benefícios de entrar em um grupo que já iniciou é a possibilidade de ser contemplado mais rapidamente, como já falamos acima. Além disso, o consorciado tem conhecimento de todos os lances oferecidos até o momento e menor tempo para finalizar o pagamento do seu consórcio. Com um prazo menor, você pode adquirir sua carta de crédito e partir para outro investimento mais cedo também. 

Essa rapidez não se deve apenas ao fato do menor prazo de pagamento, mas também ao comportamento dos grupos de consórcio. Nas primeiras assembléias os lances geralmente são mais altos e, com o passar do tempo eles diminuem. Outro fato é a concorrência.  Como todos os meses alguns participantes são contemplados, a tendência obviamente é que mês a mês, as chances de contemplação aumentem pois restam menos participantes concorrendo com oferta de lances e sorteio.

Além disso, ao ter o acesso ao histórico das assembleias anteriores, será bem mais fácil decidir qual o percentual do lance oferecido, caso você opte por utilizá-lo para antecipar o recebimento da carta de crédito.

Dica: jamais se esqueça de conferir todas as regras do consórcio, analise com cautela o contrato. Por último, mas não menos importante, planeje-se financeiramente para ter certeza de que as parcelas irão caber no seu bolso. 

Cuidados com a compra de um consórcio de terceiros 

Ao entrar em um consórcio já iniciado, você pode optar por adquirir de terceiros uma cota em um grupo já em andamento, então estará lidando com transferência de consórcio, que nada mais é que uma maneira eficiente de evitar prejuízos por falta de pagamento de parcelas. Além disso, permite que o consorciado faça um dinheiro rápido, o que é bastante vantajoso naqueles momentos em que a necessidade se faz mais presente.

Porém, é essencial que esse tipo de transação aconteça seguindo as regras estabelecidas pela administradora de consórcio, assim você evitará quaisquer problemas futuros.

Mas antes de sair por aí oferecendo a cota de consórcio, é preciso conhecer com profundidade tudo o que diz o contrato de adesão sobre o processo de transferência de consórcio. Afinal, somente assim será possível iniciar um processo seguro.

Por outro lado, tenha em mente que o contrato assinado entre as partes só deve existir para assegurar as questões relativas à transferência de consórcio. Não se esqueça que aquele velho conhecido “contrato de gaveta” não oferece segurança ou garantia de que a transação tenha sido efetivada, ela precisa ocorrer com a anuência da administradora.

Similaridades entre Grupo novo e Grupo em andamento de consórcio

  • Não há cobrança de juros altos;
  • Taxas do consórcio diluídas nas parcelas;
  • É possível ofertar lance e antecipar a contemplação;
  • Poder de compra à vista;
  • Versatilidade do uso da carta de crédito.

UP Consórcios possui excelentes oportunidades de investimentos para você! Simule, compare e compre.