Saiba como Adquirir uma Propriedade Rural

03/06/2022

Imagem blog

Saiba como Adquirir uma Propriedade Rural

A ideia de morar em uma grande propriedade rural, com seu próprio esforço particular, pode parecer ideal por vários motivos - há muita terra para crianças e animais de estimação brincarem, e os preços das casas continuam caindo à medida que você se afasta da cidade. 

Mas se você está pensando em comprar uma casa em uma área rural, há todos os tipos de cenários a serem considerados que os moradores urbanos podem não estar familiarizados. Neste artigo, confira os principais detalhes a serem observados antes de comprar um terreno ou casa no campo. No fim deste conteúdo, vamos te mostrar como é fácil adquirir uma propriedade rural com consórcio. Boa leitura!

Principais cuidados antes de adquirir uma Propriedade Rural

1. Verifique a localização da propriedade rural

É dito repetidamente. Há três coisas que você precisa saber sobre a compra de imóveis: 1) localização, 2) localização e 3) localização! Mas o que isso realmente significa? 

Nas áreas urbanas, isso pode significar bairros seguros, fluxos de tráfego, proximidade de shopping centers, qualidade da escola, atrações da vida noturna e proximidade de empregos ou recursos naturais, como o oceano ou uma serra. O imobiliário rural inclui muitos dos mesmos fatores, mas também inclui a qualidade das estradas ou acesso à sua propriedade, produtividade dos tipos de solo localizados na área, acesso a serviços públicos, como água e eletricidade, bem como acesso à internet e televisão por satélite.

Olhe ao redor do bairro. Quando você compra um imóvel rural, você está comprando uma parte de uma comunidade rural, dirija pela propriedade de seu interesse e veja como é o bairro. Os vizinhos mostram orgulho da propriedade rural? Assim como uma casa na cidade, boas cercas fazem bons vizinhos. Além disso, quanto mais forte o bairro rural, maior a chance de valorização imobiliária e menor a chance de desvalorização.

Saiba como Adquirir uma Propriedade Rural

2. Planeje com antecedência

O tipo de propriedade que você compra terá um grande efeito sobre o tamanho do pagamento inicial, bem como quanto você tem para subsidiar.

É importante ser muito realista ao procurar um pedaço de terra. Nos últimos anos, o mercado imobiliário agrícola atingiu novos máximos. Embora se espere que esses preços caiam com os preços mais baixos das commodities, isso não é esperado muito rapidamente. Essa escalada de preços exige que ocorra um de dois eventos: 1) capital adicional ou pagamento inicial para permitir que a propriedade seja auto suficiente com seu próprio fluxo de caixa ou 2) subsídio adicional de renda externa.

O tipo de propriedade que você compra terá um grande efeito sobre o tamanho do pagamento inicial, bem como quanto você tem para subsidiar. A terra mais produtiva acarretará mais dívidas, exigindo menos renda externa para gerar trabalho. Você precisa entender que quanto mais “recreativo” na natureza, mais você terá que investir ou subsidiar. O consórcio pode te ajudar em todas as etapas, desde a compra do terreno, decoração do imóvel e muito mais. 

3. Determine o tamanho da propriedade

Antes de assinar um contrato, um bom credor rural fará algumas perguntas muito difíceis que o ajudarão a decidir qual o tamanho da fazenda que você pode pagar e o que pode esperar após a compra.

4. Verifique os itens incluídos na venda da propriedade rural

É extremamente importante que todos, corretor de imóveis, comprador, vendedor e qualquer outra pessoa envolvida na venda, entendam por escrito o que está incluído na transação. Uma lista detalhada de qualquer coisa que você sente que está comprando precisa fazer parte do contrato. A lista pode incluir:

  • Portões
  • Painéis de gado
  • Galpões portáteis
  • Postes de cerca
  • Alimentadores
  • Tratamento ou remoção de qualquer fazenda ou arrendamento de caça existente
  • Qualquer equipamento diverso
  • Qualquer coisa que possa ser movida

5. Adquira uma propriedade rural com consórcio 

Em um consórcio de terreno, um grupo de pessoas se reúne para alcançar o objetivo em comum. 

Quando você opta por comprar um terreno com um consórcio, está se juntando a outras pessoas que também desejam comprar terrenos ou propriedades prontas.

Ao ingressar em um grupo de consórcio, você receberá um número chamado cota. Este número será utilizado para identificar o seu consórcio e também será responsável pela sua consideração.

Serão realizadas mensalmente as chamadas assembleias gerais, espécie de assembleia realizada pelos administradores para fixar uma ou mais cotas que serão contempladas com cartas de crédito. 

Como funciona o Consórcio de Propriedade Rural?

Para começar, se você está pensando em comprar um terreno com consórcio saiba que a primeira vantagem é que não existem juros. 

Você não paga altos  juros, e esse é o grande destaque do consórcio imobiliário. Os juros normalmente são cobrados em modalidades de crédito em que o banco empresta dinheiro. Quando passamos para o consórcio, as cartas de crédito são custeadas pelos próprios conveniados e não pelo banco. 

Mas, é necessário ressaltar que juro não é taxa de administração, que é o valor cobrado pela administradora do consórcio para gerenciar os conveniados, cartas de crédito, sorteios e afins.

Você não dá entrada no consórcio de propriedade rural!

Outra vantagem que faz do consórcio uma das melhores opções, afinal, ter uma grande quantia para dar de entrada pode ser um balde de água fria para quem quer comprar um terreno. O objetivo de comprar a casa própria nem sempre vem junto com a oportunidade de termos uma grande quantia para dar de entrada, e isso torna o consórcio ainda mais interessante.

Se a ideia é construir, talvez valha a pena se organizar melhor. Você adquire seu consórcio de propriedade rural e um outro, para construção ou reforma. Mas é importante analisar se seu orçamento familiar comporta as parcelas, certo? Ficar inadimplente e perder o que conquistou é o pior dos pesadelos! 

Já falamos na parte de cima do artigo, mas vale ressaltar. Nos imóveis, você pode usar o FGTS: assim, não precisa desembolsar tanto, se tiver um bom saldo. Mas tudo tem que ser avaliado com calma e antecedência.

E, por último, ninguém pode garantir que você vai ser contemplado logo nas primeiras parcelas: nem o corretor, nem a administradora. Você pode até dar excelentes lances, mas se alguém fizer ofertas melhores, ainda não vai ser sua vez. Portanto, avalie o quanto pode esperar pela contemplação.

No UP Consórcios, você encontra as melhores condições do mercado para tirar seus objetivos do papel. Não perca mais tempo, faça uma simulação! E dê aquele UP.