Será que existe desvantagens no consórcio?

04/07/2022

Imagem blog

Será que existe desvantagens no consórcio?

Desvantagens no consórcio: se você está pensando em adquirir um consórcio, não deixe de ler o texto até o final e conheça as vantagens do UP Consórcios. 

Nos últimos anos, o consórcio tem se destacado enquanto modalidade de compra parcelada em que os consumidores têm vantagens. Portanto, o objetivo deste artigo é explicar brevemente como funciona o consórcio, principalmente alertar sobre suas desvantagens. Afinal, muitas vezes, o que pode ser super positivo para uma pessoa, para outra nem tanto. 

Antes de fazer um consórcio, o mais recomendado (sempre!!!) é olhar para os Procons, Rankings do Banco Central e altos índices de queixas em sites de reclamações.

Quais são as desvantagens no consórcio?  

É claro que as vantagens do consórcio são muito maiores que a lista de desvantagens. A principal desvantagem do consórcio é que o item adquirido não é visto  imediatamente, por isso, muitas vezes o consórcio pode ser negativo para quem tem pressa em adquirir um bem. 

Então, por outro lado, essa pode ser uma ótima opção para quem gosta de programar, sem falar na possibilidade de agilizar o recebimento da carta de crédito por meio de lances.

Será que existe desvantagens no consórcio?

Desvantagens no consórcio: encarar ou não? 

No consórcio, você não precisa pagar entrada para comprar um imóvel, carro ou serviço de alto valor, no entanto, o prazo de entrega é maior. Diferentemente do financiamento em que as mercadorias podem ser sacadas no início do parcelamento, no consórcio cabe aos participantes programar sua conquista. No entanto, isso pode acontecer no início ou mesmo no final do grupo.

Se o consorciado quiser pensar no futuro, ele pode fazer uma oferta através do lance no consórcio e, se for o lance vencedor, receberá uma carta de crédito pelo valor do contrato.

Além do que destacamos acima, no consórcio, o risco de inadimplência é maior, pois não depende somente de um participante. Diante disso, a melhor coisa é procurar saber quais os impactos, para o grupo, da inadimplência de outros consorciados. 

Como se organizar para não ter desvantagens no consórcio? 

Apesar do consórcio ter as desvantagens que citamos ainda, ele é a melhor opção de compra para quem quer programar conquistas. Afinal, nada melhor do que pagar pequenas parcelas por mês para organizar as finanças, não é mesmo? 

Para te ajudar ainda mais no processo de planejamento, confira nossas dicas para você conseguir pagar as parcelas sem desespero e preocupações:

1. Use seu cartão de crédito com sabedoria

Cartões de crédito são úteis, mas podem ser perigosos – como ferramentas elétricas. Usá-los com frequência pode aumentar a probabilidade de você cortar o polegar, por assim dizer. Muitas histórias tristes começam assim: “Eu sempre paguei meu cartão de crédito todo mês, até…”

Como você pode usar seu cartão de crédito com sabedoria:

Usar seu cartão de crédito com sabedoria e manter sua taxa de utilização de crédito abaixo de 30% pode ajudá-lo a manter sua pontuação de crédito sob controle.

Por que é importante:

Preservar sua pontuação de crédito é importante, pois é usado para uma variedade de questões financeiras, como para conseguir usar sua carta de cŕedito e ter boa relação ‘’na praça’’.

As pontuações de crédito são mais simples do que você pensa. Se você pagar suas contas em dia, provavelmente terá uma boa pontuação de crédito. Se você não fizer isso, você não vai. 

2. Livre-se de altas taxas de juros

Com quase qualquer movimento financeiro que você fizer, as taxas de juros seguirão. Cartões de crédito, contas de poupança, empréstimos estudantis são apenas alguns dos tipos de empréstimos, dívidas e contas financeiras que você terá que pagar com uma taxa de juros.

Por que é importante ficar de olho nas taxas de juros?

Conhecer as taxas de juros desses vários tipos de contas é essencial porque você pode estar gastando mais ou ganhando menos em suas várias dívidas e compromissos de poupança. É melhor ficar de olho nas suas taxas de juros, para que você saiba em quais contas focar.

O orçamento é uma das dicas de finanças pessoais mais importantes. Sem um orçamento, você pode facilmente gastar mais dinheiro do que ganha, o que pode dificultar:

  • Quitar as dívidas;
  • Economizar para o futuro;
  • Pagar uma despesa de emergência.

O consórcio já é super vantajoso nesse quesito, porque você pagará somente a taxa de administração, que é responsável por organizar os grupos no consórcio. Bem diferente do financiamento. 

3. Orçamento para faculdade antecipada

Os empréstimos estudantis são horríveis. O consórcio de serviços é uma excelente opção para quem quer planejar a faculdade dos filhos, sobrinhos ou a própria. 

O que você precisa saber sobre as dívidas da faculdade?

As faculdades tradicionais de quatro anos são muitas vezes inacessíveis sem assumir grandes dívidas – e não necessariamente oferecem uma educação melhor.

O que pode valer a pena considerar é enviar seus filhos para uma universidade pública, assim eles não assumirão tanto em empréstimos estudantis que podem levar décadas para serem pagos. 

Contudo, o consórcio é melhor do que se imagina, pois você esperará até ser contemplado com a carta de crédito para fazer faculdade. Assim, poderá programar sua conquista. 

4. Planeje cuidadosamente ao comprar uma casa

Pagar agressivamente um financiamento imobiliário é outra dica importante de finanças pessoais que vale a pena considerar.

A melhor medida de sua prontidão para comprar uma casa é o tamanho dos juros a serem pagos. 

Esforçar-se para comprar mais casa do que você pode pagar muitas vezes pode levar a uma miséria financeira dolorosa e evitável. 

Aqui no UP Consórcios existem as melhores opções para quem quer comprar um imóvel com segurança e compra programada. A opção pelo consórcio de imóvel é uma estratégia que tem ajudado muito na organização pessoal, tem gente que  não tem disciplina para juntar o dinheiro para adquirir certos bens de maior valor. Além da flexibilidade, ausência de burocracia e possibilidade de utilização do FGTS

No consórcio de imóvel  não é necessário dar entrada, o valor total do imóvel é dividido em parcelas iguais. É possível fazer uma simulação do valor de parcela que quer pagar por mês, sem se preocupar com as taxas de juros.

5. Economize antecipadamente

Não há vergonha em usar truques para conseguir economizar dinheiro. Quais são algumas dicas para economizar mais? Confira: 

  • Configure  transferências automatizadas;
  • Pense no seu próximo aumento como uma oportunidade de economizar mais (não uma oportunidade de gastar mais).

Tudo o que funciona para você está bem. A chave é começar a economizar o mais cedo possível, mesmo que isso signifique cortar gastos e vontades supérfluas. Adquirir o hábito de economizar cedo pode prepará-lo para o sucesso financeiro no futuro.

6. Faça investimentos inteligentes, faça um UP!

Investir pode ser uma ótima maneira de aumentar suas economias e obter uma renda extra que pode ser usada para despesas necessárias.

É sempre importante evitar investir em qualquer coisa que prometa retornos impressionantes com pouco ou nenhum risco.

Pensando na sua saúde financeira, uma das lições mais importantes é planejar uma compra. Desse jeito, você não corre o risco de perder dinheiro com aplicações mal pensadas. Ainda mais em se tratando de automóvel. O mais recomendado é não fazer uma compra de um dia para o outro. Afinal, aquele sentimento de urgência, muitas vezes, é o que impede escolhas inteligentes e com bom custo-benefício.

Por outro lado, no consórcio tem a possibilidade de você começar a pagar as parcelas e receber a carta contemplada ou aumentar as chances de fazer um lance no momento certo.

No UP Consórcios, você encontra as melhores oportunidades para vencer na vida. Faça uma simulação, a hora de começar a tirar os planos do papel é agora!