Superando obstáculos para comprar apartamento

17/03/2022

Imagem blog

Superando obstáculos para comprar apartamento

Comprar um apartamento não é só conquistar o seu espaço, mas também investir no seu  futuro. Os imóveis tendem a se valorizar com o tempo. 

Portanto, comprar no mercado imobiliário é um processo que exige tranquilidade, principalmente pelo alto volume de dinheiro envolvido. Por isso, encontrar uma alternativa que combine as características que você define com um preço atraente é fundamental, mas nem sempre é uma tarefa fácil. 

E para evitar dores de cabeça, vamos trazer para você os principais pontos a serem observados antes de comprar apartamento.

Principais aspectos antes de comprar apartamento

1. Analise a localização

 A localização sem duvidas é um dos pontos mais importantes que você precisa pesquisar. Não se contente apenas com uma simples pesquisa online. 

Atrás do computador fica mais difícil saber se tem barulho, se o comércio local é bom, se a vizinhança é agradável ... É preciso conhecer a dinâmica desse lugar. 

Só existe uma forma de o fazer: visitar a área em dias e horários diferentes. Conversar com residentes próximos também é uma boa fonte de informação.

  • Locomoção: é fácil chegar lá? sair? Qual é a situação diária do tráfego na área? Qual é o horário de pico nas proximidades? Existem desvios, escolas, estádios, salas de concerto ou manifestações? Considere a existência de grandes estradas e principais alternativas em termos de transporte público. Isso é essencial para entender quanto tempo você gasta em seu trajeto diário.
  • Segurança: há policiamento na área? Pesquise dados sobre crimes na região.
  • Valorização do imóvel: um apartamento pode agregar valor depois de construído, sua área também.
superando-obstaculos-para-comprar-apartamento

2. Documentação do apartamento

Sempre verifique a documentação do imóvel antes de fechar o negócio. Qualquer irregularidade pode acabar prejudicando a negociação e, principalmente, o seu bolso. 

  • Certidão de registro de imóvel: certifique-se de que haja registro no cartório de registro de imóveis. Em caso de dúvida, solicite a ajuda de um profissional. O certificado de inscrição atualizado merece atenção especial. Nele você encontrará toda a história do imóvel e sua situação atual.
  • Taxas: na Prefeitura você confere se os pagamentos de IPTU e demais taxas estão em dia. A existência de dívidas pode inviabilizar a compra. Verifique toda situação fiscal dos vendedores e do próprio imóvel, para evitar problemas na transferência de propriedade.
  • Acompanhamento de dívidas com o condomínio: verifique com a administradora se o condomínio já foi pago. No caso de imóveis novos, é comum que uma unidade fique fechada por muito tempo. O comprador aparece, fecha o negócio e não verifica as dívidas do condomínio. Quando você compra um imóvel, também está assumindo suas dívidas.

 3. O apartamento está conservado? 

Você já definiu o perfil de propriedade que procura. Você já pensou no futuro da sua família, considerando que ela pode crescer, que seus filhos podem crescer. 

Pois bem, agora é a hora de comparar as opções disponíveis, pois a escolha depende de vários fatores. Confira alguns detalhes que não podem passar despercebidos: 

  • Tamanho: o tamanho do apartamento é uma escolha única para cada família. No momento da visita, é possível ter uma visão real do tamanho de cada cômodo do imóvel. Não se esqueça de considerar um quarto extra, seja para esperar um futuro filho ou para receber visitas, se for o seu caso.
  • Conservação: cuidado com a antiguidade do imóvel. Os padrões de construção não eram tão rígidos nos tempos antigos. Para sua segurança, verifique com atenção a estrutura do imóvel. Observe o estado de conservação de portas e janelas. Cuidado com os surtos de cupins. Pontos elétricos e hidráulicos gostam de apresentar problemas, principalmente nas propriedades utilizadas. Procure resíduos de superaquecimento ou manchas escuras em disjuntores, tomadas e interruptores. Abra chuveiros, torneiras e válvulas, observando o funcionamento dos principais componentes e da tubulação.
  • Onde o sol bate: este é um fator que influencia muito o valor do imóvel. Determinadas posições solares oferecem maior conforto térmico e iluminação natural ao morador. 

4. Valor do condomínio e seu funcionamento

O prédio tem muitos itens de lazer? Pois bem, saiba que o valor do condomínio é definido pela quantidade de serviços disponibilizados. É uma vantagem para quem tem tempo ou para quem tem filhos pequenos, que pode aproveitá-lo com segurança sem sair para a rua. Mas para evitar altas mensalidades, vale a pena analisar se você realmente vai usufruir de seus benefícios.

  • Valor do condomínio: esse aspecto está diretamente ligado ao padrão de vida que o comprador quer levar. O valor do condomínio precisa ser levado em consideração. Alguns bairros, com localização privilegiada ou algumas características específicas, terão custos de manutenção muito elevados. A melhor alternativa é sempre a informação, saber o valor do condomínio e o que está incluso nessa taxa - manutenção de elevadores e áreas de lazer costuma aumentar o gasto.
  • convenção do condomínio: é o regimento interno, mais voltado para a convivência dos moradores. Geralmente passa na primeira reunião do condomínio. A convenção e o memorial descritivo irão antecipar questões como regras para reforma e vagas de estacionamento.

5. Como comprar apartamento com segurança de investimento? 

É fundamental avaliar todos os custos que envolvem comprar apartamento. Eles podem ser diretos ou indiretos, ou aparecerem só depois. 

No entanto, é fundamental avaliar com atenção sua real condição e o que cabe no orçamento. Muitas pessoas falham na avaliação e enfrentam sérios problemas no pagamento das parcelas. 

Com o consórcio de imóvel, comprar apartamento é muito mais fácil. No UP Consórcios temos as melhores condições e as parcelas do mercado para você, então chega de perder tempo  Simule e compare