Taxa Selic: o que é e como influencia na compra do seu imóvel?

17/03/2022

Imagem blog

Taxa Selic: o que é e como influencia na compra do seu imóvel?

A taxa Selic faz parte do cotidiano do mercado imobiliário, e é essencial para a decisão entre as possíveis formas de pagamento de um imóvel, ou pela sua compra em si.

Neste artigo, realizado em parceria com a Apê11, você entenda o que é a taxa, como ela funciona nas transações imobiliárias e os efeitos do seu aumento recente.

O que é a taxa Selic?

A Selic é uma taxa básica de juros da economia brasileira, definida pelo Copom (Comitê de Política Orçamentária do Banco Central) em função de metas de  política monetária.  

Por que ela é importante para a compra e venda de imóveis?

Como a taxa Selic é referência para qualquer transação que envolva juros, ela influencia, principalmente, no financiamento imobiliário. Dependendo do comportamento dela, você observa se é vantajoso buscar crédito ou alguma outra forma de pagamento.

Basicamente, se os juros estão baixos, as condições para tomar crédito são melhores. Quando o contrário ocorre, é interessante considerar alternativas de pagamento. Uma delas, que não se baseia em juros e, portanto, não é afetada diretamente pela Selic, é o consórcio imobiliário.

Outra questão que sofre influência da taxa Selic é o custo de oportunidade na economia. Quando há queda, os capitais têm menos incentivos para ficarem “parados” no mercado financeiro, o que incentiva transações imobiliárias.

Alta da Selic

A Selic teve um aumento de 0,75 pontos percentuais no último dia 17 de março. O anúncio da alta também trouxe previsões para os próximos meses, incluindo o provável crescimento dela em maio, quando ocorre a próxima reunião do Copom.

Como a taxa estava em seu menor patamar histórico (2%), os impactos nos financiamentos ainda não são significativos. Contudo, por ser uma subida considerável quando analisada de forma relativa, é interessante estar atento a formas alternativas de pagamento e às mudanças no mercado imobiliário para os próximos meses.

Detalhes como os efeitos do crescimento no número de casos deCovid-19 no país, a escassez de recursos para construção e o aumento dos preços dos imóveis também merecem atenção na análise desse cenário.