Tire suas dúvidas sobre como usar empréstimo

17/03/2022

Imagem blog

Tire suas dúvidas sobre como usar empréstimo

O número de pessoas que acha que fazer um empréstimo é algo ruim e que precisa ser evitado a todo custo é muito grande. Entretanto, você sabia que ele pode ser sim usado a seu favor e ser benéfico para sua saúde financeira

Isso mesmo! Neste artigo vamos explicar como usar empréstimo de forma positiva

Como usar empréstimo de forma assertiva?

Antes de qualquer coisa: Planejamento

O primeiro passo, o mais importante de todos, é se planejar. Quando falamos de finanças pessoais, o caminho para deixar as contas em dia é obrigatoriamente o planejamento. Organizar as contas é essencial e ajuda, inclusive, a identificar gastos desnecessários que podem ser cortados. 

Fazer um planejamento financeiro vai te ajudar a controlar seus gastos e compreender onde seu dinheiro está indo e quais são suas dívidas. Saber o que está apertando seu orçamento é o passo mais fundamental.

Tendo ciência do seu problema financeiro você pode então tomar um empréstimo que faça sentido e te ajude a organizar seus gastos. Importante: nunca, jamé, faça um empréstimo sem ter certeza do quanto precisa e de como vai utilizar o dinheiro, afinal, você pode acabar se enrolando ainda mais com as dívidas.

Tenha segurança de sua decisão: eu realmente preciso de um empréstimo?

Ao colocar tudinho Na Ponta do Lápis, eis que chega o momento de se perguntar:


“Eu realmente preciso de um empréstimo pessoal ou desse bem que vou adquirir com o dinheiro?” 


Há 2 respostas para essa pergunta. 


  1. Se a resposta for sim, siga em frente sem medo. Lembre-se: faça um bom planejamento financeiro para você entender se consegue pagar as prestações sem se apertar.
  2. Se você fez o planejamento financeiro e viu que precisa consolidar as dívidas e arrumar suas contas, então esse é o momento perfeito de pesquisar sobre empréstimos e descobrir quais os tipos existentes e as taxas oferecidas pelas instituições. Além disso, é essencial ir atrás da reputação do lugar onde pretende tomar seu empréstimo online, a internet hoje é um verdadeiro tribunal das empresas. Faça buscas nela e terá ótimos resultados das pessoas que fizeram feedbacks. 

Total atenção às taxas cobradas!

Para não perder o controle das finanças, outro passo muito importante é avaliar os juros aplicados no valor emprestado e também nas parcelas, isso porque elas precisam caber no seu bolso e no planejamento que você fez, dessa forma a renda familiar não será afetada. 

Esteja atento para avaliar qual o Custo Efetivo Total da operação de crédito, afinal, ainda que a taxa de juros de um lugar seja mais baixa do que em outro, é possível que uma instituição cobre taxas extras que a outra não irá cobrar quando você tomar um empréstimo. Essa consideração vale para qualquer tipo de crédito: financiamento, crédito pessoal, consignado, entre outros. 

Transferência de dívida 

Esta é uma solução inteligente. Além de comprar um bem ou se livrar de uma dívida, um empréstimo pessoal pode ser uma excelente alternativa para sair do rotativo do cartão ou cheque especial. Ambos possuem as taxas de juros mais altas do mercado. Trata-se esta de uma manobra financeira cujo nome é transferência de dívida.

Acesse neste link mais informações sobre empréstimo

Não faça dívida, faça um UP Consórcios

Consórcio pode ser investimento. O consórcio nada mais é que uma modalidade de compra na qual um grupo de pessoas se reúne e paga parcelas mensais a uma administradora de consórcio, responsável por fazer a gestão do grupo e dos recursos. 

Nesse caso, a empresa é responsável por reunir indivíduos que desejam comprar um bem em comum, considerando uma faixa de valor específica, podendo ser imóvel, terreno, veículo ou a contratação de um serviço, como uma reforma ou uma cirurgia plástica, por exemplo.

UP Consórcios, consórcio digital para suas conquistas

O UP Consórcios é uma fintech da Embracon que ajuda as pessoas a atingirem seus objetivos com planejamento financeiro. Mais que moderno e digital, o UP é um consórcio transparente e o único consórcio sem nenhuma taxa até a contemplação. 

Outro diferencial do UP é a recompra garantida para a cota contemplada, com as parcelas pagas corrigidas pelo índice oficial da Poupança. 

Com o UP Consórcio você pode adquirir bens (carros e imóveis) e serviços (festas, viagens, cursos, reformas, estética, entre outros), com planos de 20 a 180 parcelas. A fintech é administrada pela Embracon, que é fiscalizada e regulamentada pelo Banco Central. 

No UP Consórcios você encontra as menores parcelas do mercado. Simule, compare e compre. E o melhor: sem juros, sem taxas de adesão, fundo reserva e administrativa até a contemplação.

Esperamos que tenha gostado do conteúdo. Continue nos acompanhando e receba mais dicas! 


Até a próxima!