Transferência de Veículo: como funciona este processo

17/03/2022

Imagem blog

Transferência de Veículo: como funciona este processo

Se você estiver interessado em comprar um carro usado, ou simplesmente quer saber como funciona a transferência de veículo para terceiros, de uma forma apropriada e legal, entenda que existem alguns procedimentos fundamentais.

Sabe-se que, como basicamente tudo no mundo moderno envolve burocracias, a transferência de veículo pode ser um pouco complicada, por esse e por outros motivos, resolvemos explicar os principais pontos sobre o assunto.

Confira como funciona a transferência de veículo com segurança.

Como funciona a Transferência de Veículo?

Antes de mais nada, vale destacar que transferência de veículo é um processo realizado em uma agência de transporte, indicando que o carro, motocicleta ou caminhão terá um novo dono. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) descreve todo o procedimento passo a passo de como realizar este procedimento.

Para efetuar a transferência, é necessário que o vendedor assine um certificado de matrícula do veículo (CRV) e registre o documento em cartório. Em seguida, o comprador deverá anexar cópia do RG, CPF, carteira de habilitação e certificado de residência válido (até 180 dias).

Quando a vistoria do veículo for feita, ação que também pode ser realizada por uma empresa credenciada, o Detran publica um relatório, que será levado pelo comprador à agência ou ao departamento de transferência da CIRETRAN juntamente com os demais documentos. Poucos dias depois, o CRV será atualizado e novos proprietários podem retirá-lo.

transferencia-de-veiculo-como-funciona-este-processo

Custo em transferir veículo

O serviço de transferência de veículo não é gratuito e o valor cobrado varia de estado para estado. Considerando São Paulo, por exemplo, o preço de transferência em 2021 é:

  • Se a Licença do ano não tiver sido assinada - 322,90 reais;
  • Se a licença do ano corrente foi implementada - 223,99 reais.

Onde fazer a Transferência de Veículo? 

O Detran é a instituição que deve realizar esse procedimento, mas se você tiver dificuldade em lidar com toda a burocracia envolvida, pode contratar os serviços de uma corretora.

Nesse caso, ele orientará sobre os documentos que precisam ser recolhidos. Com isso, você reconhece as assinaturas necessárias, e o despachante é responsável por realizar a transferência para você.

O que analisar antes de transferir o veículo?

Se você for o comprador de um veículo, certifique-se de que o veículo não tenha dívidas, como IPVA (imposto sobre a propriedade de veículos), multas, etc. Para fazer essa verificação, basta verificar o status da denúncia de interesse no site do Detran do seu estado.

Outro problema é não pagar contas de terceiros. O crédito só poderá ser creditado na conta do vendedor do veículo, que é o nome indicado no arquivo CRLV (Certificado de Cadastro de Veículos).

Se você é vendedor, é bom prestar bastante atenção!

Agora, se você deseja vender seu veículo, nunca o transfira sem finalizar a venda. Somente após o recebimento do pagamento da forma acordada, você poderá dar continuidade ao processamento de todos os documentos, preencher o CRV com os dados do novo titular, anotar a data, assinar e reconhecer firma.

Documentos necessários para Transferência de Veículo

Uma coisa é certa: neste processo, o comprador do veículo é responsável por tomar as providências para a transferência do veículo para seu nome. Ao fazer uma transferência, verifique os seguintes documentos necessários:

  • O CRV (Certificado de Registro de Veículo) funciona como o ID de um veículo, seja moto ou carro, ele mostra o modelo, ano e cor do veículo, bem como os dados completos do proprietário. A parte de trás do CRV (o verso) deve ser preenchido e assinado por ambos proprietários: do carro antigo e do novo;
  • Os documentos de identidade dos antigos e novos proprietários devem ser recentes e conter fotos. São aceitos: RG, autorização de trabalho ou até carteira de habilitação;
  • Comprovante de endereço do novo proprietário ou parente de primeiro grau nos últimos 3 meses;
  • Certificado de matrícula e licença do veículo (CRLV), original e fotocópia, juntamente com o certificado de emissão;
  • Comprovante de pagamento do IPVA e multas;
  • Comprovar que a fiscalização foi realizada por empresa homologada pelo Detran;
  • Comprovante de recolhimento da nova taxa de emissão do CRV;
  • Preencha o formulário de Registro Nacional de Veículos Automotores (RENAVAM) em duas vias.

Atenção: Nova placa

Além de todos esses documentos, é fundamental lembrar que se os antigos e novos proprietários residirem em cidades diferentes, deverão possuir placa de veículo nova.

Quando eu preciso fazer a Transferência de Veículo?

Existem diferentes motivos para fazer a transferência de veículo, cada um dos quais requer comportamentos diferentes e documentos específicos. Confira agora os principais motivos: 

Morte do proprietário do veículo

Se o dono do carro falecer, o mais provável é que seja necessário passar o carro para o herdeiro. Nesse caso, além dos documentos e do novo CRV com o nome do novo proprietário, o novo proprietário deverá apresentar também cópia autenticada do formulário de compartilhamento ou licença judicial.

Vendido para proprietário em outro estado

Um problema comum para muitos motoristas é saber como transferir o veículo para outro estado. Saiba que não há diferença entre os requisitos de arquivo e relatório. O que acontece é que um novo CRV será emitido, caso em que você precisa fazer alterações o mais rápido possível. Em caso de transferência para outro município, o prazo é de até 30 dias.

Outro ponto importante é que os custos variam, por isso é interessante obter informações do Detran na cidade do novo proprietário. Além disso, destacamos a necessidade de fiscalizações em todos os estados brasileiros.

Continue acompanhando nosso blog, aqui você não perde nenhum detalhe. Quer investir no consórcio para comprar aquele tão sonhado automóvel? Não perca tempo  Faça uma simulação e deu um UP!