Vale a pena comprar casa em condomínio fechado?

17/03/2022

Imagem blog

Vale a pena comprar casa em condomínio fechado?

Normalmente, um dos maiores motivos que fazem com que famílias busquem por comprar casa em condomínio fechado é a segurança. Não podemos negar, viver no Brasil é daquele jeito… Cada Flash é um Cep… Quando viu, já foi! 

Os condomínios fechados acabam sendo uma alternativa para pessoas que buscam segurança e qualidade de vida para toda a família. Entretanto, é aquilo: investir em uma casa em condomínio fechado pode sair mais caro do que em uma casa em rua aberta.

Mas por que isso acontece? 

Bom, quando você opta por esse tipo de moradia, deve considerar taxas que se referem aos serviços e à utilização dos espaços comuns, e esses valores podem elevar os custos do condomínio. Outro fator a ser considerado: as casas têm um padrão de construção preestabelecido e áreas de lazer compartilhadas, o que pode não agradar a todos.

Acompanhe este conteúdo e veja se essa é realmente a melhor opção para você que quer comprar um imóvel. Boa leitura!

Realmente vale a pena comprar casa em condomínio fechado?

No geral, não tem como negar. Morar em condomínio fechado é muito mais seguro e prático, principalmente se você mora na cidade grande. Sem dúvidas os pontos fortes são segurança, tranquilidade e lazer. 

Mais segurança para toda a família

Chegamos num momento da realidade que a violência não está restrita a somente grandes metrópoles, as cidades menores tem elevado seus índices nos últimos anos. Por isso, é comum que as pessoas tenham medo de deixar a casa ou os filhos sozinhos, mesmo que seja apenas durante o período de trabalho ou atividades cotidianas.

E é aí que morar em condomínio fechado faz toda a  diferença, porque essas preocupações são bem menores e quase inexistentes. Afinal, condomínios contam com os mais diversos investimentos em segurança, como câmeras espalhadas por todo o local, cercas elétricas, além de alarmes, serviço de ronda e portaria 24 horas. Ninguém entra naquele espaço sem se identificar, e tudo o que acontece nas áreas comuns é monitorado a todo momento. 

Mais privacidade

Apesar de muitas casas em condomínio serem próximas umas das outras e não tenham muros para separá-las, morar em um local fechado vai lhe dar mais privacidade. No condomínio você passa a ter controle absoluto de quem entra e sai da sua casa, e as visitas devem ser anunciadas antes de entrarem em sua casa, mesmo se tratando de seus convidados. Segurança total. 

Área de lazer particular

Quando você está pensando em investir em um imóvel, certamente as comodidades entram como prioridades. Ter uma área de lazer completa é outro enorme benefício de comprar casa em condomínio

Claro. Existem clubes que cumprem com excelência a função de proporcionar dias de lazer. Entretanto, no condomínio fechado, você tem opções de lazer e entretenimento em um local seguro, espaçoso e seleto, e isso inclui:

  • piscinas;
  • sauna;
  • sala de jogos;
  • salão de festas;
  • playground;
  • quadras desportivas;
  • área para churrasco;
  • entre outros.

São benefícios que podem proporcionar mais comodidade aos moradores, que podem aproveitar os momentos de lazer com mais tranquilidade. Além disso, se você tem filhos, é bem provável que ele vá fazer muitos amigos e aproveitar uma importante fase da vida: infância. E de quebra, você ficará mais aliviada(o) por não ter que vigiar constantemente as crianças, pois elas estão em um ambiente seguro.

vale-a-pena-comprar-casa-em-condominio-fechado

Mais qualidade de vida para toda a família

É aquilo que já foi dito, se você busca tranquilidade e qualidade de vida para toda sua família, comprar casa em condomínio fechado pode ser a melhor opção. Isso porque esses locais normalmente contam com parques e áreas verdes, assim, o ambiente se torna bastante agradável.

Sabe aquela cena, que pode acontecer antes do trabalho, de você levantando de manhã para uma caminhada ou corrida dentro do próprio condomínio? Ou melhor, seus filhos aproveitando o espaço de lazer para brincar tranquilamente e conviver com outras crianças? 

Pois bem, o nome disso é qualidade de vida

Morar em um local privilegiado

É comum que bons condomínios fechados estejam localizados em locais afastados dos grandes centros, onde não há um tráfego muito grande de veículos. Diante disso, muitos condomínios ainda se concentram em locais com grandes áreas verdes. Ao morar próximo da natureza, você irá respirar um ar puro e terá a oportunidade de viver em um local confortável e agradável, ideal para descansar depois de um longo dia de trabalho.

Pode ser um melhor custo-benefício

Uma coisa é fato: morar em condomínio demanda pagamento mensal de taxas, como bem já dissemos acima, e elas nem sempre são baratas. Entretanto, os benefícios atrelados a essas despesas fazem cada centavo valer a pena. 

Em casa aberta, de fato, esses valores não existem, mas já pensou o quanto seria necessário para que você e sua família tivessem todo o conforto e segurança oferecidos por um condomínio fechado

Já que no condomínio os valores são divididos por todos os moradores, há uma diminuição dos custos. Ou seja, tudo o que é pago é revertido em benefício para os condôminos. Se você está pensando em construir ou comprar casa em condomínio fechado, avalie a partir do custo-benefício e veja se essa será a melhor escolha para você.

Como comprar casa em condomínio fechado?

Apontamos todos os caminhos que vão te levar a melhor decisão. Mas e agora? Como escolher o condomínio ideal para morar

Confira nossas dicas:

  • reflita sobre o seu perfil socioeconômico e estabilidade financeira de sua família. Assim, você evita comprometer o orçamento ou as despesas pessoais futuramente;
  • observe a infraestrutura do local e pense se o que está analisando atende às necessidades da família, por exemplo, se há crianças, é interessante contar com áreas de lazer infantis;
  • certifique-se das condições de segurança do condomínio, afinal, esse é um dos principais motivos para escolher morar em condomínio fechado;
  • confira se a mobilidade do local te satisfaz, como vias de acesso aos centros urbanos e proximidade com as rotas mais utilizadas pela família no dia a dia;
  • faça uma checagem a respeito da acessibilidade a serviços essenciais e bairros comerciais nas proximidades do condomínio;
  • por fim, mas não menos importante, calcule o custo-benefício da aquisição, colocando no papel todas as vantagens do local e o investimento necessário.

Por último, último mesmo prometo, faça um UP Consórcio de Imóvel. O melhor de tudo é que ele pode ser contratado online, sem intermediários. Faça uma simulação de consórcio no site e invista no seu próximo bem de forma simples, ágil e acessível.