Valor de consórcio de carro: quanto você precisa investir?

17/03/2022

Imagem blog

Valor de consórcio de carro: quanto você precisa investir?

A crise econômica apontou uma realidade incontestável: oscilação constante dos juros de financiamentos. Com isso, o consórcio de carros se tornou a melhor opção para quem deseja conquistar bens de alto valor, como comprar o primeiro automóvel ou até mesmo trocar de carro.

Se liga nessa informação chocante (pelo menos para mim): de acordo com uma pesquisa recente da Serasa Experian, o financiamento de carro é a terceira maior causa de dívida dos brasileiros, ficando atrás somente do cartão de crédito e carnês. 

Infelizmente, a falta de planejamento e de organização financeira são os principais inimigos desse péssimo endividamento. Mais uma vez o consórcio é uma opção viável. Afinal, o consórcio é um grande incentivador para planejamento financeiro, pois além da compra ser parcelada e sem juros, o grupo no consórcio é uma espécie de economia colaborativa, que merece ser respeitada à risca para ninguém ser prejudicado. 

O que é consórcio de carros?

Como sabemos, o sistema de consórcio funciona como uma espécie de economia colaborativa. Ou seja, um grupo de pessoas se reúnem a fim de alcançar um objetivo em comum: a compra de um carro.. 

No consórcio de carros, é necessário que o grupo esteja interessado em comprar um automóvel do mesmo valor e número de parcelas. Para alcançar tal objetivo, cada pessoa do grupo assina um contrato no qual se compromete a contribuir com um valor mensal. 

No caso, o UP Consórcios é responsável por acompanhar os pagamentos e andamento do consórcio no geral.

Mas voltando, se você já contratou o seu consórcio de carro, parabéns! Esta é uma das melhores opções para comprar carro e moto, sem comprometer o seu orçamento com o pagamento de juros. Mas a regra é a seguinte: para conquistar a compra do automóvel, é necessário adquirir a carta de crédito. Isso significa ser contemplado no consórcio. Ao optar pelo consórcio de automóvel, você também se livra da entrada e de diversas burocracias. São várias opções de créditos, prazos e parcelas. E depois de contemplado você pode escolher a marca e modelo que quiser, seja ele novo ou seminovo.

valor-de-consorcio-de-carro-quanto-voce-precisa-investir

Em quanto tempo serei contemplado no consórcio de carro?

Antes de qualquer coisa, é essencial entender um pouco mais sobre o funcionamento do consórcio

Com o valor arrecadado nas parcelas do consórcio, a administradora reúne o crédito que é disponibilizado nas contemplações, que é o momento em que o dinheiro fica disponível para realização do objetivo. A contemplação acontece por sorteio ou por lance. Os sorteios são geralmente feitos pela loteria federal no UP Consórcios, mas outras administradoras podem optar por globo esférico em assembleia presencial ou on-line.

Os grupos de consórcio são administrados por empresas que cobram uma taxa de administração para cobrir os custos de gestão. A administradora de consórcio permite a segurança do parcelamento do bem de modo que a soma das parcelas permita que todos no grupo tenham a certeza da realização dos objetivos.

Nas assembleias podem acontecer várias contemplações, de acordo com o saldo do grupo, ou seja, com o valor arrecadado com as parcelas. Ofertar um lance é uma forma de adiantar a contemplação. Falaremos mais sobre isso adiante.

Como obter a carta de crédito para comprar automóvel

A carta de crédito dá grande poder de negociação para os participantes de um consórcio. Pagar com carta de crédito é o mesmo que comprar à vista e, por isso, você pode negociar um bom desconto com o vendedor do carro. E melhor ainda, você pode comprar direto do proprietário, o processo é bem simples e te deixa mais seguro porque o carro vai ser vistoriado por um especialista, o que garante que você está fazendo uma boa compra.

É possível destacarmos também outros diferenciais significativos. Um deles é que não é necessário dar nenhum valor de entrada, ou seja, o valor do carro é parcelado de maneira integral pelo prazo do plano contratado. Outro benefício é que não há a cobrança de juros, o que existe é a taxa de administração, o que é imbatível quando comparado a qualquer outra modalidade de crédito.

Agora, em quanto tempo você vai ser contemplado no consórcio de automóvel?

Bom, como o consórcio é uma forma de aquisição planejada, caso você já tenha um veículo e pretenda trocar em breve, essa é uma maneira de se preparar financeiramente e fazer a substituição com calma. 

Como já falamos, a contemplação pode ocorrer de duas formas: por meio de sorteio ou pela oferta de lance. No caso do sorteio, o participante é contemplado após regra contratual considerando a Loteria Federal. No lance, o consorciado oferta um valor que corresponde a antecipação de parcelas do plano contratado, trata-se de uma maneira de antecipar a sua contemplação.

Separamos o resultado dos lances da última assembleia do UP Consórcios, as chances são muito maiores!!! Veja só:

O participante interessado oferece o valor que achar mais adequado. Nesse caso, é aconselhado estudar com cuidado o histórico do grupo para entender qual é o percentual médio oferecido pelos participantes e avaliar as condições disponíveis para ofertar valores maiores. Mas, se a contemplação não acontecer de imediato, é só ofertar no mês seguinte, afinal, o lance só é pago se você realmente foi contemplado.

No fim, você precisará investir no consórcio de carro aquilo que poderá pagar, afinal, quem escolhe os valores das parcelas é você! E aqui no UP Consórcios você encontra as menores parcelas do mercado. Simule, compare e compre