Viagem de carro: 3 lugares para conhecer

17/03/2022

Imagem blog

Viagem de carro: 3 lugares para conhecer

O Brasil é um país extenso, mas é possível se programar para uma longa viagem de carro a fim de conhecer praias, cidades, monumentos, e outros países na América do Sul.

Antes de partir para a aventura, é preciso fazer um bom checkup no seu veículo: verificar se está em condições adequadas, para que não aconteça nenhuma surpresa desagradável no meio do caminho.

Programe a sua próxima viagem com as nossas dicas de 3 ótimos lugares para conhecer - do Nordeste brasileiro à cordilheira chilena.

Viagem de carro: Fortaleza a Natal

Uma opção para conhecer as praias do Nordeste é fazer o percurso de Fortaleza a Natal, de cerca de 520 km de distância.

Da capital cearense, a saída pela BR116 tem diversos postos e é bem sinalizada.

Pela costa, é possível conhecer Aquiraz e Beberibe - ambos no estado do Ceará. Por isso, recomenda-se pegar a estrada CE040 até chegar nas proximidades de Aracati.

A entrada para o Rio Grande do Norte é por Mossoró, momento oportuno para conhecer as pirâmides de sal – ou aproveitar a festa junina, se fizer a viagem de carro na temporada de meio de ano.

Por dentro do estado, ainda dá pra fazer paradas em Santa Luzia ou Macaíba antes de chegar em Natal.

Viagem de carro do Rio Grande do Sul ao Uruguai

Quem deseja respirar outros ares, pode investir em uma viagem de carro pela BR116 ao Uruguai e conhecer paisagens lindas pelo trajeto. Estima-se um gasto de R$ 1 mil de Porto Alegre a Colônia do Sacramento, porque o preço da hospedagem uruguaia tem pouca diferença de preço comparado à hospedagem brasileira na estrada.

Além disso, deve-se levar em consideração combustível e pedágio no trajeto. Ao chegar em São Lourenço do Sul e passar por Pelotas, você chega a BR471, ainda na costa gaúcha. Depois de 45 minutos após a fronteira, o motorista chega a Punta Del Diablo, charmosa vila de pescadores com diversas opções de artesanato e gastronomia. É possível ver o histórico Parque de Santa Teresa, construído em 1762 pelos portugueses, com ingressos em torno de R$15.

Ao prosseguir viagem pela costa, é fácil chegar à famosa Punta Del Este, que reúne alguns dos melhores museus e centros culturais do Uruguai. Antes, também pode dar uma parada em Cabo Polônio e conhecer a bela reserva ambiental. Para isso, é preciso alugar uma caminhonete 4x4 em Valizas e percorrer um trajeto bem complicado de 20 minutos – excelente opção para quem gosta de aventuras.

Viagem de carro: de São Paulo ao Chile

Mais de 3.500 km separam a capital paulistana do Chile e, por mais que o trajeto passe por Uruguai e parte da Argentina, é possível chegar a Santiago de carro. Uma boa opção é ir até Foz do Iguaçú, pegando a Rodovia Castelo Branco SP280 até o final. Depois de pegar a SP225 por Ourinhos, deve-se passar por cidades paranaeneses, como Londrina, Maringá e Cascavel antes de chegar na cidade fronteiriça.

Neste caminho, você contorna o Paraguai pela Argentina, passando por Posadas e Torrientes, até chegar a Santa Fé, que possui belos parques arqueológicos.

Continuando a viagem, deve-se seguir até Mendoza, que faz fronteira com o Chile. Pela Carretera 60 em direção a Luján, o viajante se aproxima da cordilheira em direção ao Túnel del Cristo Redentor, com 9km de extensão, que separa os dois países.

A viagem pela Carretera 60 pode demorar um pouco, pela grande quantidade de curvas (e de caminhões!) que vão em direção a Santiago. De lá, existe a opção de pegar o litoral e conhecer a colorida cidade de Valparaíso, um dos destinos preferidos dos turistas.

Gostou das nossas dicas de viagem de carro? Siga o nosso perfil no Instagram e confira mais roteiros criativos para as suas próximas férias.