Você sabe o que é lance fixo?

04/07/2022

Imagem blog

Você sabe o que é lance fixo?

Entenda o que é, como funciona e se vale a pena um lance fixo no consórcio. Fique por dentro do assunto lendo esse conteúdo que preparamos para você!

A cada ano, mais e mais pessoas são atraídas pela possibilidade de comprar bens de alto valor, como carros, casas, motos ou diversos tipos de serviços, parcelando sem pagar altos juros. Nesse sentido, o consórcio se vê como a melhor opção para a compra planejada de ativos devido à sua flexibilidade. Cabe a você ditar o valor da mensalidade, o valor das parcelas e, caso esteja com dinheiro reservado, pode até receber com antecedência seu bem de alto valor.

Ao aderir a um consórcio, há duas possibilidades para obter produtos (ou serviços): por meio de sorteios mensais e por meio de lances.

Todos os consorciados que se comprometerem a pagar a mensalidade na data correta poderão participar das assembleias para serem contemplados.

De qualquer forma, o administrador não garante quando sua cota será contemplada. É possível ser contemplado do primeiro ao último mês por sorteio. No entanto, há maiores chances para ser contemplado por meio de lances - mas a contemplação não é garantida, mesmo que você tenha um bom valor para isso.

O que é lance fixo? Entenda os lances no consórcio!

Um lance é um valor que você pode oferecer para aumentar suas chances de obter sua cota, ou seja, a carta de crédito para lhe dar acesso ao seu bem de alto valor. 

Você sabe o que é lance fixo?

O que é lance livre? 

No modelo mais comum, conhecido como lance livre, geralmente é esperado o maior valor que representa um percentual maior de parcelamento remanescente em relação aos demais consorciados.

Além de aumentar a probabilidade de serem contemplados, os lances também podem liquidar a última parcela de sua cota. Dessa forma, você pode concluir o pagamento ao consórcio antecipadamente.

Para concorrer, você deve pagar a mensalidade em dia para participar da disputa. Além de contemplar por meio de sorteio, os administradores também conferiram os valores dos lances dentro do grupo.

É possível introduzir o seu orçamento na área do cliente (o palpite em lance) até às 23h59 do dia anterior à reunião.

O lance livre é uma das possibilidades mais conhecidas a serem consideradas. No entanto, para que mais consorciados tenham a oportunidade de antecipar a aquisição da carta de crédito, existem outras modalidades de lance, como lance embutido e lance fixo, que descreveremos detalhadamente a seguir.

O que é lance fixo? 

Diferentemente do lance livre, onde os consorciados propõem valor com base no que têm disponível, sempre tomando como comparação o valor total da carta de crédito, o lance fixo funciona de forma diferente: você pode determinar seu valor com base em um percentual de sua carta.

Para lances fixos, o administrador especifica a porcentagem de cartas de crédito que os membros do consórcio podem oferecer como lances. Por exemplo, digamos que em seu grupo, os administradores possam fazer lances fixos com uma carta de crédito de 30%. Por exemplo, se você estiver investindo em um consórcio imobiliário de 300.000 reais, poderá oferecer uma participação de 90.000 reais na forma de lance fixo.

Nesse tipo de lance, o administrador especifica um valor fixo, que corresponde a um percentual X do valor da carta de crédito (por exemplo, 30% do valor total). Portanto, em um consórcio imobiliário com imóvel estimado em R$ 200.000, o lance fixo é avaliado em R$ 60.000.

Então surge a pergunta: se os lances são fixos e todos os consorciados oferecem o mesmo percentual, como pode haver um vencedor?

Os administradores estabelecem critérios para definir os vencedores. Uma abordagem possível seria sortear apenas aqueles que oferecem um lance fixo. Neste caso, é mais um sorteio, não o sorteio normal onde todos os consorciados podem participar sem lance.

Como fazer uma oferta de lance fixo? 

Para determinar a porcentagem de lances fixos, administradores e membros do painel avaliam a saúde financeira do fundo mútuo.

Ao especificar uma certa porcentagem de lances, os membros do consórcio podem preparar as ofertas com antecedência.

Além disso, na área do cliente, você pode escolher como deseja usar seus lances (se desejar). É possível reduzir a duração do plano que você escolher ou reduzir o valor da mensalidade que você paga.

Vale ofertar os lances fixos?

A principal vantagem do lance fixo é que o consorciado sabe quanto precisa oferecer para ser contemplado. Isso pode ajudá-lo a planejar alcançar os benefícios que você deseja desesperadamente.

Embora a possibilidade de um lance fixo seja mais competitiva do que um lance livre, por exemplo, já que especifica um percentual de todos os membros do grupo, é melhor utilizá-la como parâmetro para as finanças e tentativas de sua organização.

Com previsibilidade, você pode definir uma meta para poder ofertar lance em um determinado momento - enquanto participa dos sorteios mensais, é claro. Então, para quem busca pensar de forma planejada, um lance fixo é uma das melhores opções por si só.

No entanto, assim como nos sorteios mensais, nenhum administrador pode garantir quando um consorciado considerará uma oferta. Pode concorrer com outros membros do consórcio desde que tenha o valor declarado. Nesse caso, o administrador usa um empate para desempate.

Vale lembrar que existem outras modalidades de lances, além do lance fixo e lance livre, como o lance embutido, que permite reduzir a carta de crédito para o lance , e a possibilidade de utilização do FGTS como lance (exclusivamente para consórcios imobiliários).

Ser contemplado por lance no consórcio

Por fim, vale destacar que, quem deseja antecipar a aquisição do bem, pode optar pelo lance e, sim, possui seus benefícios. Todo o processo é simples: até o dia anterior à assembleia, você pode fazer  uma oferta com o valor que dispõe para pagamento do lance, por e-mail, aplicativo ou central telefônica.

Para definir o valor do lance, você pode fazer este cálculo pela quantidade de parcelas que deseja quitar da sua carta ou acompanhar os valores contemplados ao longo das assembleias, ofertando um percentual da sua carta de crédito.

Vale lembrar que registrar a oferta do valor antes da assembleia não significa que ele é debitado antes do sorteio. Somente após a contemplação que o valor deve ser pago para a administradora do consórcio.

Agora que você está por dentro do assunto, faça uma simulação de consórcio aqui no UP! Se prepare para tirar os planos do papel com total segurança e tranquilidade!