Você sabe planejar a compra de um bem caro?

17/03/2022

Imagem blog

Você sabe planejar a compra de um bem caro?

Quando se pensa em comprar um bem de alto valor, como um carro ou uma casa, geralmente olhamos as nossas despesas para entender como direcionar esforços em relação ao nosso objetivo.

Muitas pessoas acreditam que, na impossibilidade de quitar as contas corriqueiras ou diminuir os gastos mensais, a melhor opção é contrair mais uma dívida, para pagar tudo ao mesmo tempo.

É a partir desse raciocínio que planejar uma compra pode levar a um desastre.

Na impossibilidade de juntar dinheiro ou pensar em uma alternativa mais inteligente de compra, as pessoas são seduzidas pela aquisição imediata do bem, sem levar em consideração como deve ficar sua condição financeira no futuro.

Por que é preciso evitar o financiamento?

Atraídos pela possibilidade de conquistar um bem caro, como um carro ou uma casa o quanto antes, muitos recorrem às instituições financeiras para liberação de crédito ou para comprar esse bem como se fosse uma dívida a mais.

A verdade é que o financiamento é a opção mais cara para se ter um bem.

Quando uma instituição financeira (um banco, por exemplo) realiza empréstimo, exige um valor de entrada que corresponda a, pelo menos, 10% do total do bem.

Quanto menor a entrada, maior o valor de juros – e é aí que mora o perigo!

Embora o valor total do bem seja dividido, ao fazer o cálculo a prazo é possível entender o tamanho do prejuízo.

Para evitar que você contraia uma dívida enorme na compra de um bem, felizmente existe uma opção em que não é cobrada taxa de juros, não precisa de entrada e se ajusta ao seu planejamento financeiro.

Como comprar um bem pelo consórcio?

A melhor forma de investir em um bem de alto valor, sem comprometer seu orçamento familiar, é por meio do consórcio.

Não é preciso avalista, nem começar pagando entrada ou parcelas intermediárias para investir em um bem por essa modalidade.

O consórcio funciona da seguinte maneira: ao contratar, você participa de um grupo com outros consorciados que têm interesses parecidos com o seu, formando um fundo coletivo.

Todos os meses são realizadas assembleias, que fazem o sorteio dos bens. Se você for sorteado, conquista o bem. Mas, se quiser antecipar a compra do bem que selecionou, tem a opção de ofertar um lance, ou seja, um valor mais elevado que deve ser registrado antes da assembleia.

Quero fazer um consórcio: como proceder?

Após escolher o bem que deseja comprar, você pode fazer uma simulação do total de parcelas que deseja pagar e o valor mensal.

Depois desse procedimento, o simulador exibe o quanto ficaria por mês investir no bem que selecionou.

Diferentemente das demais empresas de consórcio, o UP só realiza a cobrança da taxa de administração após a contemplação. Ou seja, se você investir em um automóvel de R$ 60 mil em 60 meses, paga parcelas de R$1 mil até que seja contemplado. O valor com o acréscimo da taxa de administração já é repassado no momento da simulação.

Quer saber mais detalhes sobre como o consórcio pode te ajudar na compra de um carro? Então, faça uma simulação.