Você vai viajar para onde quiser: Faça um Consórcio de Viagem

17/03/2022

Imagem blog

Você vai viajar para onde quiser: Faça um Consórcio de Viagem

Com este artigo você vai entender exatamente como funciona o consórcio de viagem e de que forma pode usar o crédito.

A grande vantagem de pagar sua viagem com o consórcio é poder programar nos mínimos detalhes pagando diretamente os fornecedores, desde a passagem e o hotel, até o salto de paraquedas ou o guia da trilha com os recursos da carta de crédito. Você economiza porque não fica na mão da agência de viagens e tem autonomia para fazer a viagem do jeito que quiser. Afinal, tem coisa mais gostosa que planejar uma viagem?

Aqui vão algumas dicas que vão te ajudar te ajudar a viajar para o destino que sempre quis. Confira! 


Leia também: Programe-se para a grande viagem da sua vida

O que é um consórcio de viagem?

O consórcio é uma excelente alternativa para quem quer tirar os planos do papel. Nessa modalidade de crédito, um grupo de pessoas ou empresas têm interesse em adquirir um mesmo bem, que pode ser um imóvel, um veículo ou a contratação de um serviço, neste caso uma viagem.

Há sempre uma empresa que administra esse grupo, sendo assim responsável pelo funcionamento do consórcio, em troca da cobrança de uma taxa de administração. Todos os meses, os valores das parcelas pagas pelos participantes do grupo são arrecadados e distribuídos entre os consorciados contemplados.

O consórcio de viagem no UP Consórcios permite que você chegue em qualquer lugar, sem burocracias no processo de aquisição. Entre em contato conosco

Carta de crédito

O consórcio de viagem funciona como os outros consórcios. A administradora reúne pessoas interessadas em consórcio de serviços. A cada 30 dias, um sorteio define o consorciado que receberá sua carta de crédito para conquistar seu objetivo.

Para quem tem pressa em ser contemplado, ou já está com a viagem marcada, existe a opção de ofertar um lance. O lance é feito até um dia antes da assembleia e nele o consorciado estipula um percentual do crédito que deseja antecipar. As maiores ofertas de lance definem os contemplados e estes, por sua vez, terão o prazo de 5 dias para fazer o pagamento do lance.

Assim como em outros tipos de consórcios, não há incidência de juros em nenhuma das parcelas a serem pagas. Por outro lado, a taxa administrativa diluída na parcela.

Como planejar uma viagem emocionante

Planejar uma viagem é, sem dúvida nenhuma, o melhor caminho para garantir uma boa experiência sem impactar sua saúde financeira. Aqui vão algumas dicas que vão te ajudar a economizar durante a viagem. 

1. Organizar suas finanças

Conseguir economizar para viajar vai depender do quanto você está realmente comprometido com esse propósito. Para organizar sua vida financeira, utilize ferramentas para ajudar nessa tarefa. O gerenciamento das suas receitas e despesas são tarefas cruciais.

Registrando seus gastos durante 30 dias e fazendo um exercício categorizando o destino de cada moedinha do seu orçamento pode ser muito esclarecedor. Olhar o resultado deste trabalho vai te mostrar que, com pouco esforço, você vai encaixar no seu orçamento a viagem que quiser.


Leitura extra: Como planejar uma viagem em família?

2. Montar um roteiro

Escolha o destino e, partir daí, chegou a hora de aproveitar tudo o que esse lugar tem de interessante. Para montar um bom roteiro, faça uma lista dos principais locais e atrações turísticas que você não quer deixar de visitar. Se você não estiver planejando fazer uma viagem sozinho(a), converse a galera toda para chegarem a combinado que agrade à todos.

Agora que as atrações foram definidas, elabore a programação diária da viagem. Neste momento, aconselhamos que você inclua detalhes, como o meio de transporte a ser usado. Faça uso da internet para pesquisar a possibilidade de descolamento por meio de transporte público e analise o custo-benefício do aluguel de um carro. Não e esqueça de pensar de que maneira você fará o percurso do aeroporto para o endereço da sua acomodação.

O roteiro pensado vai depender do estilo dos viajantes. O importante é que todos os passeios sejam proveitosos para você e cada um dos seus acompanhantes. Nesse caso, se você ou a sua turma são mais espontâneos, não fique restrito a datas e horários de uma forma hostil e deixe que a viagem aconteça naturalmente.

Procure perfis no Instagram de pessoas que visitaram o mesmo lugar. Geralmente, perfis especializados em viagens mantém os "destaques" como um diário de viagem.

3. Escolher datas estratégicas

Antes de chegar na decisão final, vá atrás de qual a melhor época para visitar o destino escolhido. Por exemplo, destinos frios, como Toronto (Canadá) pode não ser uma boa opção para mobilidade no mês de Janeiro. Se o seu plano, nesse caso, é se locomover apenas a pé e transporte público, aqui você pode ter um problema. Dessa forma, você não correrá o risco de chegar lá numa estação caótica para o local, ou em períodos de alta temporada, em que os custos são mais elevados.

Outra dica de ouro é programar a viagem para o mês subsequente das férias escolares, agosto por exemplo. Se realmente precisar viajar em janeiro ou julho, prepare-se para pagar até 3 vezes mais na hospedagem. Triste, mas é a lei da oferta e da procura.

O uso de um sistema de alerta de sites que comparam preços de passagens aéreas e dos sites das próprias companhias pode ser uma ótima decisão. Essa funcionalidade vai avisar se alguma passagem promocional surgir com a baixa de preço. Alguns tem a funcionalidade +/- 3 dias na hora de pesquisar o voo. Use essa ferramenta, você pode se surpreender muito com a diferença de preços com um intervalo tão pequeno.

4. Verificar as opções de hospedagem

Muita pessoas pensam em considerar apenas o preço no momento de escolher a hospedagem da sua viagem, principalmente quando o plano é ficar o dia todo passeando e só voltar ao hotel para descansar. Mesmo que você fique somente de noite por lá, estará cansado devido às atividades que fez durante todo o dia. Para recuperar a energia e viver o próximo dia, é necessário um lugar que tenha o mínimo de conforto e limpeza.

Nesse caso, escolha um local que ofereça o melhor valor em relação aos benefícios inclusos. Encontre a opinião de outros hóspedes para se certificar se o preço baixo irá realmente valer a pena ou se com um pouco mais de verba é possível ter um pouco mais de conforto.

Além do valor, não deixe de analisar também a localização da acomodação e veja se o acesso é facilitado por transporte público. E nesse sentido, estar no centro vai te ajudar a economizar com transporte, caso você queira se locomover mais a pé.


Agora que você tem contato com todas essas informações, faça um consórcio de viagem e tire do papel o que tanto planejou.