3 dicas para você escolher a melhor localização do imóvel

25/04/2022

Imagem blog

3 dicas para você escolher a melhor localização do imóvel

A localização do imóvel é uma das questões mais importantes para analisar antes de fechar uma compra. 

Aliás, este aspecto é um dos fatores decisivos na hora de escolher uma casa ou apartamento.

Lembre-se que onde moramos afetará diretamente o seu cotidiano e qualidade de vida. A definição do que é mais importante depende das características e gostos pessoais de cada pessoa, embora diversos pontos em comum possam ser encontrados na maioria das pessoas.

Há quem prefira morar perto do local de trabalho, outros preferem morar perto da casa dos pais. Vale também reconhecer que um grande número de pessoas está optando por apartamentos menores e que sejam mais bem localizados.

Quer escolher o lugar ideal para morar? Confira a importância da localização do imóvel!

3 Dicas para escolher a melhor localização de imóvel

1) Analise a existência de comércio e serviços

Quando observa-se a localização do imóvel que se quer comprar, analisar a área de um imóvel sempre envolve procurar comércio e serviços, afinal, isso pode ser um grande diferencial. Por exemplo, ter uma padaria perto de casa pode ser seu salvador tarde da noite, não é mesmo ?

A presença de supermercados também deve ser vista com bons olhos. Dessa forma, quando chega aquele convidado indesejado, dá tempo de correr para comprar algo para cozinhar e recebê-lo da melhor forma possível.

Claro, existem vários outros tipos de instituições que podem ser benéficas. Morar perto de lugares como farmácias, academias, lojas e restaurantes pode ser muito confortável e prático.

3 dicas para você escolher a melhor localização do imóvel

2) Busque por opções de transporte público

A diversidade de opções de transporte público também é um ponto a ser analisado na hora de escolher a localização do imóvel. Ter linhas de ônibus para diferentes partes da cidade perto de sua casa é uma vantagem considerável.

Contanto que você tenha uma situação financeira estável e não use esses serviços, você precisa considerar as circunstâncias em que precisa deles. Por exemplo, se você planeja ter filhos, eles vão precisar frequentar regularmente atividades como escola, universidade e aulas de idiomas, o que pode não ser compatível com suas atividades. Por isso, ônibus e metrô são boas opções.

Outra situação que vale a pena mencionar é quando você troca de carro ou seu veículo se envolve em um acidente. Nesses casos, com certeza você terá alguns dias sem dirigir e precisará se deslocar para o trabalho. Se o seu imóvel estiver próximo a um ponto de transporte público, a falta de um carro não será um grande problema, certo?

Localização de imóvel ideal? procure por mobilidade!

Como todos sabemos, o trânsito nas grandes cidades está cada vez mais caótico. Portanto, uma curta distância de 5 km pode levar incríveis 50 minutos para ser percorrida. Por isso, é aconselhável avaliar os principais percursos desde a localização do imóvel até os locais que visita com mais frequência, como o seu trabalho, a casa dos seus pais e a universidade.

Não procure apenas uma opção, procure vários caminhos. Esta é a única maneira de garantir uma chegada tranquila ao seu destino.

3) Invista na segurança

A segurança é uma das principais preocupações hoje, e analisar esse aspecto da localização de um imóvel é fundamental para fazer a melhor escolha. Uma informação interessante para analisar é o histórico de violência e saques em sua comunidade de interesse. Assim, será possível aprender mais sobre a segurança da área.

Se as informações fornecidas forem insatisfatórias, visite o site e tente falar com moradores, empresários e pessoas que frequentam a comunidade. Dessa forma, é possível ter uma visão mais clara da área, o que pode ajudar na definição.

Por último, mas não menos importante, você deve procurar a presença de serviços de vigilância, patrulhas de rádio e até policiais militares. Embora não seja uma solução 100% eficaz para questões de segurança, a presença desses profissionais inibe a atuação de bandidos e criminosos.

Localização do imóvel ideal é aquela que tem suas características!

Você prefere um lugar mais calmo ou uma área mais moderna? A resposta a esta pergunta depende do estilo de vida e das características das pessoas. Obviamente, esse fator afeta - e faz muito! - sobre a localização do imóvel.

Se você está procurando um lugar mais tranquilo, é uma boa ideia verificar os hábitos de seus vizinhos e a proximidade de sua propriedade com os negócios. Esses estabelecimentos ficam abertos até tarde? Há alguma música alta nas proximidades? Qual é a frequência? E o trânsito, é barulhento e estressante?

A princípio, esses aspectos podem não parecer tão importantes, mas naqueles dias em que você precisa de mais tranquilidade ou quer curtir um domingo preguiçoso, a localização do imóvel com certeza fará a diferença.

Por outro lado, se procura algo mais moderninho, o ideal é procurar bairros animados que sejam animados dia e noite. Um bairro com bares e discotecas é o seu objetivo.

Obviamente, a vida fitness também merece atenção. Se você gosta de malhar, pode ser divertido escolher um bairro com praças, parques, ciclovias e outras atrações.

Agora, se você é uma pessoa culturalmente conectada e quer aumentar seus conhecimentos, procure imóveis próximos a museus, cinemas e teatros da cidade. Sempre que um novo filme, programa ou artigo for lançado, você pode entrar e ver o que há de novo.

Neste artigo, listamos uma série de pontos a serem analisados antes de definir a melhor localização do imóvel. Agora, se você está pensando na melhor maneira de comprar um imóvel, saiba que o consórcio não te decepciona. 

No UP Consórcios, você encontra as melhores condições, com as melhores parcelas com chance reais de contemplação. Você não vai perder mais tempo? Então Simule, compare e compre