Voltar

UP Responde

1. O que é consórcio?

Grupo de pessoas, com os mesmos objetivos financeiros, que se organizam para atingir, juntas, um objetivo em comum. Os produtos consorciáveis podem ser bens móveis, imóveis e serviços de diversas naturezas.

2. Qual a origem do consórcio?

O consórcio existe no Brasil desde 1962, com o objetivo de possibilitar uma modalidade de compra parcelada alternativa aos financiamentos, sem juros altos e com condições de pagamento acessíveis que viabilizam a aquisição de bens para os brasileiros.

3. O que comprar com o UP Consórcios?

Com o UP você pode adquirir automóveis 0 Km ou seminovos, de qualquer marca ou modelo; imóveis, como casas, apartamentos, salas comerciais ou terrenos; ou contrate serviços, como procedimentos estéticos, festas, reformas, cursos e viagens.

4. O que é grupo e cota no consórcio?

Cota é o número de identificação do consorciado dentro de um grupo. Esses números (cota e grupo) são informados no momento da aquisição do consórcio. A partir deles você concorre aos sorteios mensais, além de acessar a Área de Clientes e fazer qualquer movimentação.

5. O que é contemplação?

A contemplação é a atribuição do crédito ao consorciado para a compra do bem ou contratação do serviço desejado, que pode ocorrer de duas formas: a partir da maior oferta de lance ou da seleção via sorteio.

6. O que é lance?

É o valor que você pode oferecer para aumentar suas chances de ser contemplado, sem depender somente do sorteio. A oferta é realizada pelo site, App ou por meio de atendimento no SAC, e só deve ser paga caso a contemplação seja confirmada.

7. Para onde vai o valor do lance?

A quantia ofertada para lance só deve ser paga caso a contemplação seja confirmada. Com o valor pago via lance, você pode diminuir o número de parcelas ou reduzir o valor de pagamento das parcelas restantes.

8. O que é crédito?

É o valor da carta de crédito solicitada no ato da contratação do consórcio, isto é, a quantia concedida para você, consorciado, utilizar para aquisição do seu bem.

9. O que é prazo?

O prazo do consórcio é o período selecionado para pagamento das parcelas e período máximo para obtenção da carta de crédito.

10. Qual a diferença do UP Consórcios para o consórcio tradicional?

No consórcio tradicional é necessário pagar uma taxa de administração do começo ao fim do plano. Já no UP Consórcios você não paga taxa de administração até que a sua cota seja contemplada. Após a contemplação, você paga 0,35% (automóveis e imóveis) ou 0,45% (serviços) de taxa de administração ao mês, calculada sobre o valor do crédito.

11. O que posso comprar com a carta de crédito?

Com o UP você pode adquirir automóveis, imóveis ou serviços. Escolha carros 0 Km ou seminovos, de qualquer marca ou modelo. Adquira casas, apartamentos, salas comerciais ou terrenos. E aproveite serviços como cirurgias plásticas, festas, reformas, cursos e aquela viagem dos seus sonhos.

12. No UP Consórcios tem juros?

Juros? Nunca nem vi! A única taxa cobrada é para formar, organizar e administrar o grupo. No entanto, a colaboração só é acrescida às parcelas após a sua contemplação.

13. No UP Consórcios tem taxa de administração?

No UP Consórcios você não paga taxa de administração até que a sua cota seja contemplada. Caso o seu lance seja utilizado para quitar as parcelas do final do plano, não haverá cobrança da taxa de administração.

14. No UP Consórcios tem taxa de adesão?

No UP Consórcios não existe taxa de adesão. Você paga somente o valor do bem dividido pelo prazo. Isto é, caso você opte por um bem no valor de R$ 40.000,00 parcelado em 80 meses, sua parcela será de R$ 500,00, acrescida a taxa de administração após a contemplação.

15. Como funciona as parcelas do consórcio?

As parcelas são separadas em duas etapas:

● Parcelas antes da contemplação
Enquanto você não for contemplado, não pagará nenhuma taxa, pois o UP opera com desconto de 100% na taxa administrativa até a contemplação.

● Parcelas depois da contemplação
Após a contemplação, você colabora com uma pequena taxa mensal, que é adicionada à sua parcela automaticamente.

16. O UP Consórcios é um sistema de compra de bens de consumo ou um investimento?

O UP Consórcios é um excelente sistema de compra, já que oferece um prazo bastante flexível (40, 60, 80, 100, 180 meses) e taxa zero de administração até a contemplação, o que possibilita parcelas muito baixas. Como o UP Consórcios não cobra taxa antes da contemplação, ele também é um excelente sistema de investimento, pois você terá suas parcelas corrigidas anualmente: imóveis (INCC), autos e serviços (IPCA).

17. Existe algum tipo de seguro no UP Consórcios?

Sim e é opcional. Você pode optar por fazer um seguro desemprego ou perda de renda (profissionais liberais e autônomos) que garantirá a cobertura das parcelas por até 6 meses, incluindo um seguro de vida.

18. Posso transferir minha cota de consórcio?

Sim, a qualquer momento você pode transferir sua cota de consórcio. Basta acionar a Administradora e apresentar as documentações necessárias do interessado em adquirir a sua cota.

19. O UP Consórcios garante a entrega imediata do crédito?

No consórcio, todos os participantes compartilham, desde o primeiro mês, das mesmas chances de contemplação. Seja por sorteio ou lance, todos os consorciados com as parcelas mensais em dia podem ser contemplados em diferentes momentos, sem uma data pré-estabelecida.

20. Como cancelar um consórcio?

Você pode cancelar o seu plano notificando a administradora ou deixando de pagar 2 parcelas consecutivas. Assim você passa a participar de outra modalidade de sorteio, relacionadas aos clientes que cancelaram, e, assim que for contemplado, receberá o que pagou aplicado os descontos contratuais.

21. O que é recompra garantida?

Ao ser contemplado, caso você tenha até 50% do valor da carta de crédito pago e não quiser o bem, terá a opção de restituir os valores pagos com correção baseada no índice oficial da Poupança, divulgado mensalmente pelo Banco Central do Brasil.

22. O UP é da Embracon?

Sim, o UP é uma Fintech da Embracon, a maior administradora independente de consórcio do Brasil. Assim, ao aderir ao UP você opta pela inovação do crédito justo com a segurança de uma empresa respeitada no mercado.

23. O UP Consórcios é seguro?

Apesar de novo, o UP é administrado por uma das maiores e mais confiáveis empresas de consórcio do país, a Embracon. Assim, ao aderir ao UP você opta pela inovação do crédito justo com a segurança de uma empresa respeitada no mercado.

24. Como a empresa lucra se não há taxa cobrada?

A taxa de administração só é cobrada após o consorciado ser contemplado com a carta de crédito. Isto é, o UP só ganha quando você ganha seu crédito, assim você tem grandes chances de contemplação rápida.

25. O UP é financiamento?

Ainda que ofereça recursos para que o cliente adquira bens e serviços como acontece no financiamento, o UP é um consórcio, isto é, a associação de um grupo de pessoas com o objetivo de juntas recursos e partilhar entre si, sem a cobrança de juros.

26. O UP garante uma data para contemplação?

No consórcio, todos os participantes compartilham, desde o primeiro mês, das mesmas chances de contemplação. Seja por sorteio ou lance, todos os consorciados com as parcelas mensais em dia podem ser contemplados em diferentes momentos, sem uma data pré-estabelecida.

27. O UP tem reajuste anual?

As parcelas são corrigidas de acordo com a modalidade de consórcio escolhido, sendo aplicado o Índice Nacional da Construção Civil (INCC) para imóveis e o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) para autos e serviços.