Como fazer renda extra através do consórcio?

26/04/2022

Imagem blog

Como fazer renda extra através do consórcio?

Entenda como fazer renda extra através do consórcio e quais são os benefícios desta modalidade. Continue lendo o artigo para saber mais sobre o tema!

Muitas pessoas entendem um consórcio como uma forma de planejar uma conquista. Quando você não tem entrada, as burocracias das instituições financeiras são desanimadoras, ou mesmo parcelas altas, o consórcio passa a ser a melhor opção para começar a investir no que você realmente quer, como comprar uma moto, carro, casa, ou até mesmo viajar, estudar, fazer uma cirurgia plástica e festas.

É por causa dessa flexibilidade que algumas pessoas se organizam, investem mais de uma ação em um consórcio para garantir uma vida mais confortável no futuro e até mesmo quem sabe garantir uma renda extra para organizar a aposentadoria. 

Afinal, o que é e como funciona o Consórcio? 

Em um consórcio, existem várias pessoas que compartilham um objetivo comum de comprar bens de alto valor. Ou seja, serve como autofinanciamento para o próprio interesse.

Para isso, o papel da administradora de consórcio é essencial. Ela organiza o consórcio, entrega as cartas de crédito, emite a aprovação do valor e é responsável por fazer com que todos os membros se comprometam com o pagamento das mensalidades.

Ao contrário do financiamento, onde o interessado no bem procura a instituição financeira para obter crédito, pagando assim os juros e saindo imediatamente com o que deseja, através do consórcio você fica encarregado de investir no que realmente queria.

Como fazer renda extra através do consórcio?

Sem trâmites burocráticos no consórcio

A diferença é que você não precisa passar por um processo burocrático para começar a investir no que realmente deseja. Para isso, basta escolher um administrador de confiança que seja totalmente autorizado pelo banco central e simule o bem desejado.

Que tal fazer isso agora mesmo aqui no UP? Faça uma simulação de consórcio

É um passo muito simples: basta acessar o site do administrador, escolher o tipo de produto que deseja comprar com o consórcio, e escolher um valor que represente o valor total dos ativos, a carta de crédito. Depois disso, você insere o valor da parcela que deseja pagar por esse valor e recebe um retorno mensal do valor que pagou para começar a investir no item.

Quer uma renda extra? Conheça os benefícios do simulador de consórcio 

Com o simulador de consórcio, logo de cara, você já sabe o valor da mensalidade, que inclui uma taxa de administração para formação de consórcio, entrega de cartas de crédito e outros serviços, e uma reserva que garante que nenhum grupo será prejudicado pela inadimplência de alguns membros.

Este simulador é uma forma muito dinâmica de entender o valor dos valores das mensalidades e cartas de crédito que realmente atendem às suas necessidades. Depois de preencher algumas informações pessoais, um responsável entrará em contato com você, explicará o método, enviará o contrato e o ajudará a se tornar um membro.

Quer saber como é possível gerar renda extra com o consórcio? Continue lendo este conteúdo!

Quais são as possibilidades do consórcio para fazer renda extra?

Antes de qualquer coisa, qual tipo de consórcio é a melhor oportunidade de investimento? Isso dependerá de uma avaliação criteriosa do seu perfil de investidor. É preciso entender quais são seus objetivos, o horizonte de investimento e os recursos disponíveis – inclusive o lance final, pensado para antecipar as expectativas.

Esses fatores são essenciais porque, mesmo com suas muitas vantagens, um consórcio não é um investimento para quem busca retornos rápidos. Embora isso seja compensado pela não cobrança de altos juros e garantias ao investir.

Assim, o consórcio acaba sendo a melhor forma de obter retorno do investimento e garantir uma renda extra até o final da vida. Para entender como isso é possível, detalharemos esses casos a seguir.

1) Cotas contempladas podem ser vendidas

Muita gente quer aproveitar uma carta de crédito, mas não tem tempo de passar por todo o processo comum de um consórcio, desde a formação do grupo até a contemplação. Portanto, vender cotas prospectivas é uma das formas mais comuns de ganhar dinheiro por meio de um consórcio.

A lógica por trás dessa transação é muito simples. Os indivíduos normalmente entram em um consórcio e pagam parcelas até serem contemplados. Depois disso, ele procura pessoas interessadas em obter a cota esperada. Essa pessoa receberá a carta de crédito e assumirá outras responsabilidades até o final do consórcio.

Para obter um "lucro", o vendedor da cota adiciona um valor adicional ao valor da carta de crédito e ao valor pago. Assim, o comprador ganha a vantagem de entrar no consórcio mais rapidamente.

O processo de compra e venda é legal, desde que aprovado pelo administrador e observadas as condições estipuladas no contrato. Além disso, respeitar o conteúdo estabelecido pode evitar golpes, que infelizmente são comuns neste tipo de modalidade.

2) Comprar, vender e alugar imóveis

Por meio de um consórcio, é possível formar um bom patrimônio imobiliário e obter uma receita substancial com a venda e locação desses imóveis. Não é incomum que os investidores começam com um imóvel e depois adquiram vários outros por meio de um novo consórcio.

Funciona assim: digamos que você faça parte de um consórcio imobiliário e pague as parcelas normalmente até ser contemplado. Com uma carta de crédito, você fica com o imóvel, embora ainda tenha que pagar parcelado até o final.

Quem opta por investir em imóveis pode optar por alugar seu primeiro imóvel e usar o dinheiro obtido para deduzir as parcelas restantes. Parte do orçamento utilizado para esse fim pode ser realocado para uma nova cota, que futuramente se tornará outra propriedade, criando um círculo virtuoso.

Os investidores ainda podem vender suas propriedades com bons retornos se o mercado cooperar, elevando os valores das propriedades.

3) Comprar e vender veículos

Outra opção é o consórcio de automóveis para ganhar renda extra. A vantagem é que são mais acessíveis e, portanto, têm uma rotatividade maior. Existem até bons negócios envolvendo carros usados, já que a carta de crédito do consórcio permite a compra de veículos nessas condições.

Nesse caso, a dica é sempre avaliar as condições de mercado para boas oportunidades e reinvestir parte do valor da venda em novas cotas de consórcio.

O UP te oferece as melhores condições do mercado para você ir mais longe e tirar todos seus objetivos do papel de forma simples e prática. Faça sua simulação aqui no UP Consórcios e comprove.