Consigo recuperar dinheiro investido em consórcio cancelado?

07/04/2022

Imagem blog

Consigo recuperar dinheiro investido em consórcio cancelado?

Abaixo, selecionamos alguns dos aspectos mais relevantes para quem deseja o consórcio cancelado e receber seu dinheiro de volta. Boa leitura! 

Os consórcios são uma das melhores opções quando pensamos em adquirir uma boa ou interessante alternativa de investimento de alto valor. No entanto, temos de ter em conta que nem sempre as coisas correm conforme o planejado. Portanto, somos obrigados a rescindir o contrato, ou seja, encarar o consórcio cancelado

Foi também nessa época que surgiu uma pergunta clássica entre a maioria dos consorciados: neste caso, como cancelar e resgatar o dinheiro do consórcio?

Neste tópico, a primeira coisa a notar é que sim, é possível cancelar o sindicato e receber o dinheiro de volta. No entanto, para que esse processo seja feito corretamente, há várias peculiaridades a serem observadas.

Consórcio cancelado: como recuperar o dinheiro investido?

Se você tiver algum imprevisto que o obrigue a abandonar o seu consórcio e agora quer saber como resgatar os fundos do consórcio cancelado, saiba que você não está sozinho. Isso é mais comum do que se imagina, pois com a oscilação da economia, muitas famílias acabam em dificuldades financeiras e precisam deixar de pagar as parcelas do consórcio, o que leva a cancelamentos, aliás, muitas vezes demorando muito para serem pagos.

Consigo recuperar dinheiro investido em consórcio cancelado?

Por que o consórcio cancelado é uma realidade?

Muitos são forçados a abrir mão de suas cotas de consórcio quando enfrentam situações difíceis, como perda de emprego, renda específica ou até mesmo despesas imprevistas significativas. Devido à necessidade da liga se comprometer com pagamentos mensais fixos, alguns membros do consórcio também deixam de pagar suas parcelas por não terem um bom planejamento financeiro e avaliarem adequadamente sua capacidade de pagamento antes da contratação.

Outros, por outro lado, ainda têm condições de pagar, sem nenhum emprego de cargo ou mensalidades, mas mudam de planos após adquirir a liga – e decidem pelo consórcio cancelado ou simplesmente deixar de pagar as parcelas.

A cota é cancelada quando o titular fica inadimplente em mais de três ou mais parcelas - esse período varia de acordo com o administrador e deve ser verificado no contrato fixo.

O que fazer na situação de consórcio cancelado?

Depois que sua cota for cancelada, você terá várias opções para avaliar e decidir como resgatar fundos do consórcio cancelado para que isso não afete seu plano.

Se você tem uma cota cancelada mas não precisa do dinheiro extra no momento (ou seja, se não precisa urgentemente do recurso para quitar alguma dívida ou comprar algo à vista), pode esperar ser sacado, ou até mesmo esperar o final do período atual. Contratado para o seu consórcio. Em um dos dois casos (o que ocorrer primeiro), você receberá o valor pago, menos a taxa de cancelamento, um percentual correspondente à taxa de administração e qualquer cobertura de seguro. Todas essas penalidades estão descritas em seu contrato.

Agora, se você precisar urgentemente de fundos para resolver quaisquer problemas pendentes, poderá vender sua cota de consórcio cancelada e recuperar seus fundos o mais rápido possível. Nesse caso, além do desconto nas multas de cancelamento e outras taxas especificadas no contrato com sua administradora, você ainda receberá um desconto nas taxas pré-pagas, o que permitirá que você receba seus pagamentos.

Entenda como resgatar dinheiro de consórcio cancelado 

Afinal, é possível resgatar dinheiro de consórcio cancelado?

A resposta é sim. Caso necessite de pagamento urgente, você pode vender sua cota cancelada. Nesse caso, você receberá o valor do pagamento correspondente ao fundo mútuo (ou seja, todo o dinheiro que ganhar, menos as taxas e multas especificadas em seu contrato com o administrador) por meio de um pequeno adiantamento.

Consórcio cancelado: dicas UP! 

Qualquer pessoa interessada em cancelar um consórcio deve entrar em contato com a administradora. No UP Consórcios, as solicitações podem ser feitas por todos os canais de atendimento.

Além das exigências voluntárias, também há a possibilidade de cancelar consórcio por insuficiência de investimento por parte dos consorciados. No UP Consórcios, esse cancelamento ocorre quando o parcelamento está em aberto há 42 dias.

No UP Consórcios você encontra as melhores condições do mercado para tirar seu objetivo. Então não perca mais tempo: simule, compare, compre e dê aquele UP.