Cuidados para comprar imóvel com segurança

25/01/2023

Imagem blog

Cuidados para comprar imóvel com segurança

Comprar imóvel é um passo muito importante e exige um alto investimento. Portanto, é necessário ter alguns cuidados para que essa compra seja segura!

A compra de um imóvel é um dos maiores (senão o maior) investimento de uma pessoa, em razão do seu altíssimo custo. Por isso, é comum encontrar problemas para realizar o pagamento dessa propriedade.

No entanto, diante dessa dificuldade usual, foram criadas diversas modalidades de crédito a fim de tornar a aquisição de um imóvel. Dentre as principais formas disponíveis, temos o financiamento, o empréstimo e o consórcio.

Porém, das três mencionadas, apenas o consórcio não aumenta significativamente o valor total para comprar imóvel. Isso porque o financiamento e o empréstimo incluem taxa de juros que acompanham a taxa Selic e, consequentemente, a inflação (e ambas estão em crescimento no momento).

No entanto, a forma de pagamento não é o único fator a ser levado em consideração na hora de comprar imóvel com segurança. Por isso, separamos alguns cuidados que podem te ajudar nessa aquisição.

Dicas para comprar imóveis de forma segura

Antes de comprar imóvel, a forma de pagamento dessa propriedade é somente uma das suas preocupações (e o consórcio é a melhor via). Isso porque é necessário considerar outros fatores nessa aquisição, e é sobre isso que falaremos a seguir.

Cuidado ao escolher a construtora

A construtora responsável pelo imóvel que você deseja comprar precisa ser segura e confiável. Por isso, avalie a sua experiência no mercado e se os serviços prestados são de qualidade.

Além disso, é interessante conferir se a construtora em questão projeta casas no estilo e nas características que você deseja. Ou seja, os estilos industrial, moderno, contemporâneo e afins.

Solicite as certidões negativas da casa

Uma das principais dicas para comprar imóvel é solicitar as certidões negativas dessa propriedade, de modo a avaliar a situação atual desse local do ponto de vista jurídico. Alguns exemplos de certidão são ações cíveis, cartório de protesto, executivos (estaduais, municipais e fiscais), CND/INSS e falência.

Essas certidões são suficientes para confirmar se este imóvel possui algum vínculo com hipotecas, financiamentos, garantia em dívida ou se possui IPTU em aberto. Logo, você pode morar com tranquilidade nesta casa ou apartamento a partir do recebimento dessas certidões.

Leia o contrato de compra e venda

O contrato de compra e venda é o instrumento que formaliza a transação, logo, todos os dados acerca da aquisição de um imóvel. Nele você encontra o prazo de pagamento, valor, informações sobre o imóvel, dados pessoais dos envolvidos na compra e venda etc.

Não se esqueça de registrar a propriedade

Ao comprar imóvel, é primordial registrar a propriedade para garantir que ela é sua e ninguém mais tem o direito de reivindicá-la. Tenha em mente que o contrato de compra e venda não é suficiente para confirmar que você é dono, é preciso ir a um Cartório de Registro de Imóveis e registrar.

Caso isso não seja feito, saiba que está correndo o risco de ser o foco de ações judiciais no futuro. Então, evite isso com um simples registro!

Esteja em dia com o pagamento dos tributos da compra

Outra dica é que você esteja em dia com o pagamento de todos os tributos envolvidos nessa compra de imóvel. O principal é o ITBI, o Imposto de Transmissão de Bens Imóveis, de competência dos municípios, e o seu cálculo se baseia na alíquota de cada cidade por conta disso.

Acompanhe a vistoria

Se o imóvel que você comprou já está pronto para morar (e não está na planta, por exemplo), acompanhe a vistoria, que afirma as condições às quais ele foi entregue. Com o laudo técnico em mãos, você pode ter certeza de quais reformas serão necessárias e se a construtora deve arcar com alguma delas (se o problema surgiu antes da compra).

Qual a melhor forma de comprar imóvel com facilidade?

Como vimos, comprar imóvel é um investimento muito interessante para o seu patrimônio, mas que exige cuidado, e por envolver um alto valor de compra, é preciso recorrer a uma modalidade de crédito que torne essa compra viável, como o consórcio imobiliário. Esse tipo de consórcio funciona da seguinte forma: um grupo é formado por pessoas que têm o mesmo objetivo.

Esse grupo tem a identidade de objetivos, ou seja, todos desejam comprar um imóvel. Em seguida, cada um deve realizar o pagamento das parcelas mensais e formar o Fundo Comum. Este fundo serve para a compra do bem no final do mês, mas como é decidido quem vai usar esse dinheiro?

O consórcio imobiliário decide por meio de sorteio ou lance quem irá usar o valor neste mês para comprar imóvel. Esses dois métodos são realizados em uma assembleia, que ocorre todo mês. Caso você não pague as suas parcelas mensais em dia, saiba que o seu nome será retirado do sorteio e não será permitido oferecer nenhum lance até regularizar a situação desses pagamentos.

Confie no UP Consórcios, o melhor consórcio digital para comprar imóvel

Como ficou comprovado, o consórcio de imóveis é a melhor maneira de comprar imóvel. Mas você sabe qual a administradora ideal? Confie no UP Consórcios. O UP Consórcios é 100% digital, de modo a economizar seu tempo e agilizar a sua participação em um grupo.

Além disso, nós oferecemos condições especiais, como taxa zero de administração até a contemplação e sem juros. Então, acesse o nosso site oficial e saiba como é possível comprar o seu novo bem ou serviço dos sonhos!