Cuidar das finanças agora é o melhor investimento!

06/12/2022

Imagem blog

Cuidar das finanças agora é o melhor investimento!

Cuidar das finanças é o primeiro passo para fazer um investimento ou uma grande aquisição. Saiba como controlar o seu planejamento financeiro!

As questões que envolvem dinheiro com certeza são as mais complexas e complicadas, sejam elas pessoais ou familiares. No entanto, não é necessário ter medo de cuidar das finanças, afinal, este é um passo fundamental para qualquer tipo de investimento ou aquisição.

Na verdade, cuidar das finanças é o melhor investimento que você pode fazer, já que, a partir deste momento, você pode economizar dinheiro e se planejar para eventuais compras.

O que significa cuidar das finanças?

Dizer que você deve cuidar das finanças significa que é necessário ter uma boa gestão de recursos próprios. Nesse sentido, cuidar das suas finanças é o primeiro passo para se planejar antes de uma compra, prezando pelo controle financeiro. Por isso, esse cuidado é fundamental para cuidar da sua renda, custos e investimentos pessoais.

Na prática, para que você consiga cuidar das finanças, é preciso, primeiro, anotar todos os seus gastos, ganhos, rendas fixas e variáveis e lazer. Ao contrário do que muitos pensam, é necessário considerar os seus gastos com lazer, como passeios, entretenimento, cultura e afins.

Muitos acreditam que nas finanças só deve incluir os gastos fixos e da casa, porém, você precisa incluir custos dia a dia, como lanchinhos.

Principais benefícios de cuidar das finanças

Cuidar das finanças é uma prática muito benéfica para o seu planejamento econômico, que pode ser pessoal ou familiar. Ter essa organização financeira é primordial para ter uma relação mais aberta com o dinheiro, valorizando a sua remuneração e de que forma gasta esse valor no dia a dia.

Um dos principais benefícios de cuidar das finanças é evitar a criação de dívidas e o aumento delas. Por isso, esse cuidado é primordial para contornar, com tranquilidade, certos imprevistos da rotina.

Outro benefício é que, ao cuidar das finanças, você pode se planejar para comprar um bem ou serviço de alto valor. Ou seja, é a partir desta prática que você consegue adquirir o carro dos sonhos, o apartamento que tanto almeja ou pagar a sua viagem desejada por anos.

As suas finanças só podem ser geridas da maneira adequada por você, e isso rende diversas vantagens, como saber o que pode ser feito no final do ano para se divertir, quais datas especiais poderão ser comemoradas ou qual cômodo da casa irá receber um novo móvel.

Como cuidar das finanças?

Agora que você já sabe o que significa cuidar das finanças e quais são os seus benefícios, entenda como colocar esse hábito em prática. Por isso, confira a seguir as principais etapas que devem estar presentes na sua jornada de cuidados com as finanças.

Controle toda movimentação de dinheiro

Tenha em mente que, para cuidar das finanças, você precisa ter controle de toda e qualquer movimentação de dinheiro. Esse é o primeiro passo para ter uma estratégia eficiente de controle das economias. Somente dessa forma você consegue ter uma visão ampla da sua realidade financeira.

Isso significa dizer que você deve saber quanto ganha, quanto gasta e quanto tem guardado. Depois disso, classifique as suas despesas de acordo com a necessidade, data e importância. Após realizar todos esses pagamentos, você pode definir um fundo de reserva para emergências (como reparos no carro ou uma cirurgia).

Com o tempo, você conseguirá identificar quais gastos podem ser cortados para economizar no final do mês. Essa avaliação ampla das suas finanças permite uma definição precisa de metas a longo prazo.

Tenha uma reserva de emergência

Você precisa de uma reserva de emergência! E isso não serve apenas para os trabalhadores autônomos, mas também para os que possuem trabalho com carteira assinada. Isso porque, a qualquer momento, a empresa que você trabalha pode falir.

O ideal é que você tenha nessa reserva o valor de 3 meses de contas (incluindo aluguel, conta de energia e água, internet e afins). Porém, ter 1 mês de contas já é suficiente. Essa reserva deve ser feita de acordo com a sua realidade. Desde que você tenha um valor guardado, esse já é um ponto positivo.

Poupe e invista

Por fim, cuidar das finanças envolve pensar no futuro. Com isso em mente, poupe para investir. Esse investimento pode acontecer no ramo que você tem mais afinidade, como o imobiliário, automotivo ou qualquer outro. Essa é uma maneira de aumentar o seu patrimônio.

Como cuidar das finanças e comprar um bem ou serviço de alto valor?

Se você deseja cuidar das finanças e se planejar para a compra de um bem ou serviço de alto valor, com certeza o consórcio é a melhor opção. Você está em busca de uma administradora de consórcio de confiança, qualidade e que te ajude a alcançar os seus objetivos de aquisição? Conte com o UP Consórcios.

Essa é a solução de melhor consórcio que você pode encontrar, pois oferece ótimas condições para participar dessa modalidade de aquisição e conquistar o seu carro ou casa, por exemplo. Dito isso, saiba que o UP Consórcios é o consórcio ideal para todos que desejam flexibilidade e um aliado para o dia a dia. Faça uma simulação e dê aquele UP!