Dicas para conquistar carta de crédito de imóvel

17/03/2022

Imagem blog

Dicas para conquistar carta de crédito de imóvel

Como você provavelmente já sabe, um consórcio de imóvel é uma ótima opção para obter uma boa relação custo-benefício sem pagar altos juros e com facilidade de pagamentos. 

Com a carta de crédito de imóvel, é possível planejar para alcançar seus objetivos e construir a realidade ao longo do tempo. No entanto, você precisa saber mais detalhes sobre como ele funciona. Isso é essencial para evitar problemas e tirar o máximo proveito do plano.

Usar uma carta de crédito de imóvel do consórcio imobiliário tem vantagens que você precisa saber. Entenda os benefícios desta modalidade!

Principais dicas para conquistar carta de crédito de imóvel

Como o nome sugere, o principal objetivo de um consórcio imobiliário é adquirir uma casa ou apartamento. Porém, diferentemente do financiamento imobiliário, que disponibiliza linhas específicas para cada tipo de imóvel, com carta de crédito de imóvel, você pode utilizar o mesmo esquema para as mais diversas construções. Veja detalhes!

Dicas para conquistar carta de crédito de imóvel

1. Aquisição de imóveis residenciais novos ou usados

Quem busca conquistar sua casa pode contar com a ajuda de um consórcio imobiliário. Com ele, é possível comprar casas de diversos valores. Essa é uma informação importante porque difere do financiamento onde há um limite de valor do imóvel por linha de crédito.

Outra opção para usar uma carta de crédito de imóvel é comprar um segundo bem, pois não há barreiras para o uso para quem já possui o imóvel em seu nome. Podem até ser residências localizadas em cidades diferentes da cidade onde você mora e trabalha.

No entanto, se desejar utilizar o FGTS como forma de pagamento em bolsa, a sua utilização deverá obedecer às regras do Gestor do Fundo de Garantia. Ou seja, deve ser o primeiro imóvel da cidade onde você mora ou trabalha, e não pode ser de outro tipo que não seja residencial.

2. Avalie a entrada em um grupo em andamento

Para alcançar a carta de crédito de imóvel mais rápido, é melhor fazer parte de um grupo que já está em andamento. Assim, além de mostrar o histórico de lances, você encontrará pessoas no grupo que já foram consideradas, para que não entrem em disputas com você.

Nesse caso, o melhor a fazer é verificar primeiro as características do grupo, caso contrário o efeito pode ser contraproducente, desta forma você pode entrar em um grupo com um lance maior do que pode oferecer.

3. Estude sobre o comportamento dos participantes

Saber quais oportunidades podem ser consideradas mais rapidamente exige que você pesquise bem o desempenho de sua equipe, principalmente quando você tem metas de curto prazo por meio desta carta de crédito.

O comportamento dos participantes do estudo é crítico, especialmente aqueles que já foram considerados. Isso porque você precisa criar uma estratégia de lances eficaz para aumentar suas chances.

Portanto, ao adquirir uma cota em andamento, faça anotações em uma planilha ou outro recurso para facilitar sua visualização e entender o histórico de lances e sugestões feitas por outros membros. Você poderá definir lances mais precisos.

4. Faça um bom planejamento financeiro

Primeiramente, o mais indicado é que você faça uma lista para conhecer seus próprios gastos de forma precisa. Esse é o começo do planejamento financeiro. 

Para isso, você pode utilizar tanto papel e caneta quanto usar um aplicativo para anotar cada despesa do seu dia. Registre todas as saídas de dinheiro e organize os custos de acordo com sua natureza – como alimentação, transporte, lazer e estudos. 

O ato será fundamental para que você consiga visualizar as áreas da sua vida em que gasta dinheiro demais e que podem ter o desperdício reduzido. Esse acompanhamento também servirá de base para que você faça uma previsão de custos para os próximos meses, estipulando também as metas de melhoria para sua situação financeira.

Lembre-se também de controlar seus ganhos, seja a bolsa do estágio, seu salário, bolsa-auxílio, os recebimentos por serviços freelancer, ou, até mesmo, aquela ajudinha que seus pais ainda te dão para auxiliar no pagamento das contas. 

É basicamente isso: faça anotações para ver o caminho que o dinheiro faz quando entra e sai da sua conta, pensando em mudanças positivas para seu bolso.

5. Faça lances para obter carta de crédito de imóvel mais rápido

Antes de ofertar lances, faça uma análise da melhor época para isso. Cada grupo, no consórcio, tem as suas particularidades, por conta disso, é indicado fazer uma análise antes de optar por antecipações. 

Geralmente, existem datas mais concorridas para ofertar lances e é bom estar atento a isso, por exemplo, nos meses de novembro e dezembro. Afinal, é o período do ano em que ocorre o pagamento de 13º salário e outras promoções no ambiente de trabalho.

Dessa maneira, é interessante aguardar mais um pouco e melhorar as suas chances. Ofertar um lance é a melhor maneira de ser contemplado mais rápido com a carta de crédito, mas é necessário ter um bom planejamento financeiro para fazer ótimas escolhas.

6. Mantenha a sua cota em dia

Em um consórcio, ao pagar as prestações em dia, você ajuda a manter a saúde financeira do grupo e dá o máximo de consideração possível. Além disso, para participar das assembleias mensais, os pagamentos regulares são importantes.

Em caso de circunstâncias inesperadas, entre em contato com o administrador para negociar a taxa, para não atrasar sua consideração.

7. Utilize o FGTS no consórcio de imóveis

Para fechar este conteúdo, não podíamos deixar de falar dessa possibilidade. Você pode utilizar o seu fundo de garantia para dar lances nos consórcios de imóveis. Porém, existem regras específicas do Sistema Financeiro de Habitação (SFH) que devem ser observadas:

  • ter trabalhado, pelo menos 3 anos, com carteira assinada, ou seja, no regime do FGTS (CLT);
  • não ter imóvel residencial urbano construído ou em construção no mesmo município e região metropolitana em que reside ou trabalha;
  • o titular não pode ter financiamento ativo no SFH em nenhuma parte do País;
  • o imóvel deve ser residencial urbano e precisa estar na faixa permitida.

Vale destacar também que os contemplados são informados após a realização da assembleia. Caso você seja um dos agraciados com a contemplação, iniciará o processo para a liberação do crédito. 

A administradora precisará ser informada sobre a forma como utilizará o valor do crédito, e você precisará enviar toda a documentação solicitada para seguir com o processo.

Depois desses procedimentos e as operações financeiras forem comprovadas, a administradora irá liberar o valor e o consorciado terá acesso à carta de crédito, garantindo a aquisição do bem. 

Contudo, para que todos esses passos ocorram como planejado, o contemplado não pode ter nenhuma restrição no nome. Do contrário, a transação será invalidada pela administradora.

Carta de crédito de imóvel? Oferte um lance no UP! 

Os benefícios do consórcio favorecem quem quer ofertar um lance para obter carta de crédito de imóvel mais rápido. Afinal, com tanta gente poupando e com o grupo livre de taxas e sem aqueles lances do crédito, lance embutido, lance financiado e tantos outros, que todo mundo no grupo tem e só servem para inflacionar os percentuais, quem ganha é você, que se planejou para adiantar algumas parcelas e garantir sua contemplação e a chance de conquistar o seu objetivo sem ter que esperar pelo sorteio.

Uma vez contemplado, o cliente passa a pagar a taxa de 0.35%, nas modalidades de imóveis e automóveis, e de 0,45%, nas modalidades de serviço sobre o valor do crédito contratado. Importante reforçar que essa taxa mensal só será acrescida nas parcelas a partir da contemplação da cota. 

Até então, o cliente não paga nenhuma taxa. Por isso, o consorciado que, eventualmente, comprar a cota visando um investimento e for o último a ser contemplado não paga nenhum centavo de taxa de administração e recebe o crédito atualizado pelo IPCA, se for carro ou serviço, ou pelo INCC, se for uma cota de imóvel.

Todos que começam a pagar as mensalidades serão contemplados. E nenhuma administradora de consórcio pode garantir a data que essa contemplação acontecerá. 

Pode ser no primeiro, no segundo, no último mês… Isso porque o consorciado, ao investir em uma carta, participa de um grupo com diversos outros consorciados interessados em bens semelhantes.

Agora que você está por dentro de como conquistar o seu imóvel de forma simples, faça uma simulação de consórcio aqui no UP! Prepare-se para tirar os planos do papel com total segurança e tranquilidade!