Dicas para quem vai morar sozinho pela primeira vez

25/01/2023

Imagem blog

Dicas para quem vai morar sozinho pela primeira vez

Antes de morar sozinho pela primeira vez, é necessário ter alguns cuidados para que tudo ocorra bem com a sua transição. Por isso, confira algumas dicas que podem te ajudar!

Ao falarmos que você precisa de cuidados e algumas dicas para morar sozinho, isso significa que este terreno ainda inexplorado deve ser desbravado com atenção. Não estamos dizendo que você deve ter medo, e sim cautela.

Morar sozinho significa que você é independente, ao menos do ponto de vista financeiro. Então, os principais cuidados se referem à sua economia. Mas vamos com calma e conferir todas as dicas que trouxemos a seguir.

Preparação para morar sozinho

Se não for uma urgência, é interessante se preparar antes de morar sozinho. Isso porque esse novo cenário exigirá muito das suas finanças, afinal, é necessário arcar com as despesas fixas e variáveis.

Por isso, a preparação consiste na análise dos valores fixos a serem gastos, como o aluguel ou a parcela da compra, energia, água, internet e conta de telefone, por exemplo. Nos gastos variáveis, entra a alimentação (que você terá uma média de gastos), lazer e alguma emergência.

Essa preparação é primordial para entender se o seu novo estilo de vida é compatível com a sua renda mensal. Não adianta querer morar sozinho e se endividar para que isso seja possível. Neste caso, o que era um sonho se tornará um pesadelo.

Dicas iniciais para morar sozinho

Algumas dicas iniciais que podem ajudar a introduzir você nessa nova realidade de morar sozinho são:

  • Esteja pronto para lidar com certas burocracias, como trocar a titularidade da conta de energia ou resolver algum problema com a internet;

  • Você será responsável por todas as tarefas doméstica, então vá se acostumando com isso;

  • Aprenda sobre eletrodomésticos e quais são as práticas mais econômicas para lidar com eles;

  • Decida quando ocorrerá a sua ida ao supermercado (que pode ser mensal, semanal, quinzenal ou quando faltar algo);

  • Deixar alguma tarefa doméstica para depois se tornará uma dor de cabeça;

  • Pense em como você vai decorar e mobiliar a casa de maneira funcional; e

  • Algumas vezes, pode ser necessário abdicar do que quer para fazer o que é preciso.

Apesar de essas dicas serem iniciais, você só vai pegar o jeito na realidade e com o tempo. Morar sozinho é muito bom, mas desde que seja bem planejado.

Checklist para quem deseja morar sozinho

Para te auxiliar na hora de planejar a sua nova moradia sozinho, preparamos um checklist com todos os pontos que devem ser revisados antes de se mudar. Confira:

  • Guarde uma grana extra enquanto ainda está morando com os seus familiares;

  • Planeje as contas variáveis e fixas;

  • Procure as regiões ideais para você morar;

  • Busque os melhores tipos de imóvel;

  • Não compre nenhuma mobília no impulso; e

  • Avalie se a melhor opção é o aluguel ou a compra de um imóvel.

Ao contrário do que muitos pensam, a compra de um imóvel pode ser melhor do que o aluguel, pois permite que você tenha uma casa ou apartamento próprio assim que começa a morar sozinho. E o valor que você pagaria no aluguel pode ser o mesmo (ou menor) do que as parcelas do imóvel próprio.

Principais móveis para procurar antes de se mudar

Alguns móveis são essenciais para a sua moradia, e isso não tem nada a ver com luxo, e sim com funcionalidade e relevância no dia a dia. Alguns exemplos são:

  • Geladeira;

  • Colchão ou cama;

  • Fogão ou cooktop;

  • Panelas;

  • Talheres, copos e pratos;

  • Roupa de cama;

  • Máquina de lavar roupa ou tanquinho.

Esses são alguns dos móveis essenciais, e além deles é um luxo. Por exemplo, ar condicionado é um luxo, mas ventilador não. Um armário de cozinha simples é uma necessidade, mas um planejado pode ser sim um luxo.

É interessante avaliar essa questão dos móveis com antecedência, pois certas mobílias podem ser necessárias para algumas pessoas, e outras não. Esta decisão, inclusive, faz parte do planejamento antes de morar sozinho.

Qual a melhor forma de comprar um imóvel para morar sozinho?

Como vimos, morar sozinho exige certos cuidados e atenções, e um deles é justamente a escolha do imóvel. Saiba que se você escolher ter um imóvel próprio este é um investimento muito interessante para o seu patrimônio, mas requer uma pesquisa sobre as melhores opções de pagamento.

Por envolver um alto valor de compra, é preciso recorrer a uma modalidade de crédito que torne essa compra viável, como o consórcio de imóveis. Esse tipo de consórcio funciona da seguinte forma: um grupo é formado por pessoas que têm o mesmo objetivo.

Esse grupo tem a identidade de objetivos, ou seja, todos desejam comprar um imóvel. Em seguida, todos, de forma individual, devem realizar o pagamento das parcelas mensais e formar o Fundo Comum. Este fundo serve para a compra do bem no final do mês, mas como é decidido quem vai usar esse dinheiro?

O consórcio de imóveis decide por meio de sorteio ou lance quem irá usar o valor neste mês para comprar uma casa e morar sozinho, por exemplo. Esses dois métodos são realizados em uma assembleia, que ocorre todo mês.

Confie no UP Consórcios, o melhor consórcio digital para comprar um imóvel e morar sozinho

Como ficou comprovado, o consórcio de imóveis é a maneira ideal de comprar uma casa e morar sozinho no lugar dos seus sonhos. Mas você sabe qual a melhor administradora? Confie no UP Consórcios. O UP Consórcios é 100% digital, o que te ajuda a economizar tempo e agilizar a sua participação em um grupo.

Além disso, nós oferecemos condições especiais, como taxa zero de administração até a contemplação e sem juros. Então, acesse o nosso site oficial e saiba como é possível comprar o seu novo bem ou serviço dos sonhos!