Guia prático de como vender consórcio contemplado

14/04/2022

Imagem blog

Guia prático de como vender consórcio contemplado

Se você quer saber tudo sobre como vender consórcio contemplado, confira aqui como vender com segurança e como saber quanto vale a sua cota.

Talvez você nem saiba ainda, mas quando acontece a contemplação no consórcio, existem algumas possibilidades, como vender seu consórcio contemplado como forma de investimento. Iremos explicar para você como funciona vender a cota contemplada. Afinal, como é possível vender uma carta de crédito que já foi contemplada?

Entenda como vender consórcio contemplado com segurança e sem enrolação

Primeiro, deve-se saber exatamente qual é a carta de crédito contemplada. É um documento que pode ser usado para comprar um bem, como uma casa ou um carro.

A carta de crédito contemplada é um documento concedido aos participantes de um consórcio por sorteio. Mas também existe a opção de conquistá-la através da oferta de lance. É daí que vem o nome do consórcio em questão.

Além de usar uma carta de crédito para comprar um item, se você não estiver interessado em usá-lo, também é possível vendê-lo com lucro. E aí que surge a questão…

Carta de crédito contemplada: um lugar seguro para vender consórcio contemplado

O mercado de consórcios existe desde a década de 60 e, desde então, tornou-se uma das melhores opções para aquisição de bens e serviços, principalmente para a aquisição de cotas de consórcios para diferentes classes sociais no país.

Historicamente, porém, tem sido difícil saber como vender um consórcio devido à falta de uma alternativa oficial e suficientemente segura para quem muda de planos ou é obrigado a abrir mão de sua participação por qualquer motivo. É preciso encontrar a empresa compradora consórcio certa, é fundamental que haja um acompanhamento personalizado da equipe do começo até o fim.

Como saber quanto vale a minha cota de consórcio? 

Ao vender consórcio contemplado, você deve sempre ter em mente que o valor que você pode obter é baseado no status da sua cota (ativa ou cancelada), no valor que você pagou e no caso de cancelamento de cota, você também deve estar ciente a alocação para taxas de administração, % de seguro (do valor pago) e o percentual de fundos mútuos que realmente corresponde ao seu consórcio. Também é importante verificar quantos meses faltam para receber seu crédito (ou seja, quanto tempo até o final do período do contrato). Todos esses fatores entram no cálculo, que determinará quanto vale a ação que você está vendendo agora.

Quer saber uma maneira fácil de fazer isso? 

Comece por uma simulação de consórcio sem compromisso no site do UP Consórcios e veja quanto dinheiro você pode ganhar.  Uma coisa podemos garantir: além de toda a segurança e promessa de te deixar feliz, buscamos sempre os melhores preços dos bens de investimento para que suas ações sejam melhor avaliadas.

Como vender consórcio em andamento?

Se entrar em um consórcio e por algum motivo não puder continuar pagando, ou mudar de ideia e quiser usar o dinheiro para outra coisa, será necessário decidir se quer vender o consórcio antes de cancelar. Isso é muito importante porque a venda do consórcio em andamento evita penalidades de encerramento (ou seja, eu perco a penalidade de encerramento e recebo de volta a maior parte do dinheiro já pago). 

Seguindo as orientações da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC), é importante estar atento a isso ao transferir um consórcio para outra pessoa. Após a transferência do contrato, todos os seus direitos e obrigações serão transferidos para o novo proprietário. Portanto, as empresas de segurança e pesquisa do consórcio comprador devem ser analisadas e possuídas antes de qualquer negociação.

No UP Consórcios, faça uma simulação e entre em contato. Entenda as condições oferecidas para você! 

Como vender o consórcio contemplado? 

De acordo com a Lei 11.795/08, é perfeitamente legal comprar e vender o consórcio contemplado. Os membros do consórcio poderão vender suas ações após avaliação e aprovação de seus administradores.

Os cuidados ao vender o consórcio proposto devem ser os mesmos da pessoa que vende a cota não proposta. Primeiro, você precisa procurar a empresa que compra o consórcio contemplado. De qualquer forma, a cessão do contrato só poderá ocorrer após o gestor ter avaliado a capacidade financeira das partes para adquirir o seu consórcio. Após a aprovação, a utilização do limite de crédito só poderá ser liberada de acordo com a regulamentação da administradora.

Como vender consórcio contemplado online com segurança?

Você sabia que pode vender seu consórcio contemplado online com 100% de segurança? Sim, é possível! Diferentemente de outras empresas que compram um consórcio, o UP Consórcios atua em total conformidade com as regras da administradora parceira, dando total suporte aos consorciados desde a transferência da propriedade até o recebimento do pagamento. Além disso, os seus dados estão protegidos pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais e todas as assinaturas são eletrónicas e têm força de lei.

Vale a pena vender o consórcio contemplado?

Vender é uma ótima opção caso você não tenha interesse em usar a carta de crédito ou comprar ativos de consórcio. Não à toa, afinal, isso possibilita transferir a propriedade e a responsabilidade do contrato para um terceiro.

Concluída a transação, o terceiro assume, por exemplo, as parcelas restantes do contrato de consórcio, pagando o restante. O ex-proprietário não é obrigado a arcar com esses custos.

Além disso, os titulares da carta de crédito esperada ainda poderão lucrar com a transação sem perder dinheiro anteriormente investido no sindicato.

Mas não deixe de verificar com os gestores do consórcio como funcionam as transações de vendas e taxas que envolvem a transferência de propriedade.

Posso vender consórcio não contemplado?

Sim, existe a possibilidade de venda, mas normalmente você obterá menos lucro do que o esperado com a carta de crédito contemplada. Quando os consórcios são contemplados, os titulares podem cobrar um prêmio, que é um bônus adicional, pois terceiros já podem solicitar cartas sem esperar pelo sorteio.

Esses são apenas alguns dos principais motivos para confiar no UP Consórcios agora mesmo!

O UP te oferece as melhores condições do mercado para que você possa ter um ótimo investimento financeiro sem nenhuma dor de cabeça. Faça sua simulação aqui no UP Consórcios e comprove.