Guia prático de compra segura de imóvel

31/03/2022

Imagem blog

Guia prático de compra segura de imóvel

Preparamos um guia prático especialmente para você tirar todas as suas dúvidas e realizar uma compra segura de imóvel. Boa leitura!

Comprar uma casa é um processo complexo e muitas vezes demorado - mas se você conseguir entender o básico de como funciona, é menos provável que seja pego de surpresa ao longo do caminho e sua experiência de compra de casa será, sem dúvida, mais fácil.

Vamos te guiar brevemente por cada etapa que você provavelmente seguirá durante o processo de compra de casa, e você pode encontrar mais detalhes seguindo os links em cada seção.

Se você quiser um pouco de inspiração, confira nosso guia abaixo para compra segura de imóvel.

Guia prático de compra segura de imóvel: 6 dicas

O primeiro passo é começar a usar o simulador de compra segura de imóvel, já é possível descartar opções que não cabem no seu orçamento ou que não são interessantes para você. A partir de resultados específicos para as suas preferências, será muito mais fácil alcançar seu principal objetivo

Não tem segredo. O simulador de consórcio imobiliário do UP Consórcios, além de confiável, é super descomplicado. Confira o passo a passo:

1. entre na página do simulador de consórcio de imóvel;

2. clique sobre a opção Simule agora e selecione a modalidade de consórcio de imóvel;

3. preencha os campos com seus dados no formulário que será aberto;

4. escolha a opção “Imóveis” para fazer a simulação do consórcio de imóvel;

5. arraste a barra de valores até o local desejado;

6. clique em “Avançar”;

7. tenha acesso ao resultado da simulação de consórcio;

8. prontinho! Nem será preciso aguardar o contato de um especialista. No UP Consórcios, tudo é feito em apenas um clique, sem enrolação! As informações sobre o consórcio de imóvel são imediatas! 

9. escolha o plano que melhor atenda ao seu perfil e clique em “Contratar”.

Todo esse processo com simulador de compra segura de imóvel levará apenas alguns minutos. Após ter acesso aos valores do consórcio imobiliário de forma simplificada, você poderá ficar tranquilo para tomar qualquer decisão sobre investimento de imóveis sem preocupação. Além disso, terá contato direto com uma equipe de profissionais que pode tirar suas dúvidas a qualquer momento. 

Guia prático de compra segura de imóvel

1. Pesquise a área escolhida para compra segura de imóvel

Se você estiver explorando cidades ou bairros em que não morou antes, pode valer a pena passar uma ou duas noites em um Airbnb local para conferir o trajeto, as lojas, os restaurantes e a atmosfera geral.

Mesmo se você viveu na área toda a sua vida, é importante fazer algumas pesquisas na área que você deseja comprar antes de assinar a linha pontilhada.

2. Veja as propriedades pessoalmente

Metade dos proprietários que conversaram disseram que achavam que 'o sentimento' era extremamente importante ao procurar uma casa, principalmente para fazer compra segura de imóvel.

Você inevitavelmente gastará muito tempo navegando em plataformas, mas é importante ver as propriedades pessoalmente, bem como online.

Ver as casas na vida real lhe dará uma compreensão mais profunda de seu potencial (ou a falta dele) e você poderá avaliar se elas lhe dão aquela 'sensação' indescritível que você realmente não consegue obter de uma tela.

Quando você encontrar um lugar que goste, vale a pena vê-lo mais de uma vez e em diferentes momentos do dia, pois é mais provável que você perceba possíveis problemas.

3. Faça uma oferta de uma casa ou apartamento

É bastante comum oferecer menos do que o preço pedido. Mas se outras pessoas estiverem interessadas na propriedade, talvez seja necessário oferecer o preço pedido ou mais.

Observar por quanto outras propriedades semelhantes no mesmo bairro foram vendidas recentemente ajudará você a descobrir quanto vale a propriedade. Você pode encontrar essas informações em sites que comercializam imóveis.

Depois de decidir quanto oferecer, você pode informar o agente imobiliário por telefone ou pessoalmente, mas vale a pena colocar por escrito também.

Mencione quaisquer pontos a seu favor - por exemplo, se você é um comprador de primeira viagem sem correntes - e diga que sua oferta está sujeita a uma pesquisa e a propriedade é retirada do mercado. 

4. Solicite o Consórcio de Imóvel 

Você precisará pensar sobre o tipo de imóvel que deseja solicitar - por exemplo, um consórcio de apartamento, terreno, casa de condomínio e muito mais - e quanto tempo deseja gastar para pagar seu consórcio.

Você pode ver quanto custaria seus pagamentos mensais, lembre-se que no consórcio os juros são muito inferiores a outras formas de pagamento. 

5. Faça uma pesquisa de propriedade

As vistorias imobiliárias ajudam a avaliar o estado do edifício e a detectar problemas estruturais.

Embora uma pesquisa seja opcional, é melhor estar ciente de quaisquer problemas antes de comprar para que você possa tomar uma decisão informada sobre quanto oferecer e orçar para qualquer trabalho de reparo necessário 

Uma pesquisa também pode permitir que você negocie o preço de compra ou peça ao vendedor para corrigir quaisquer problemas.

6. Complete e mude: use o consórcio para reformar a casa 

A conclusão geralmente ocorre cerca de duas semanas após a troca, mas isso é flexível e você pode combinar uma data conveniente com o vendedor.

No dia da conclusão, o dinheiro será transferido para o vendedor e você poderá retirar as chaves do agente imobiliário e se mudar para sua nova casa.

Em seguida, vem a tarefa muito mais prazerosa de começar a mobiliar e decorar o imóvel ao seu gosto - e talvez até tirar um momento para simplesmente relaxar. Você terá merecido!

No consórcio para reforma, a administradora fica responsável por gerenciar um grupo de pessoas. Em resumo, cada consorciado tem o dever de realizar o pagamento mensal da parcela. O valor da mensalidade do consórcio irá variar conforme o preço do serviço escolhido, assim como de acordo com o tempo planejado para o pagamento. Em geral, a duração de um consórcio de serviços se estende até no máximo 3 anos e meio, lembrando que, quanto maior o prazo, menor a parcela.

Além disso, é válido ressaltar que, assim como todo consórcio, você pode ser contemplado tanto no começo do ciclo de pagamento, como no término das suas parcelas. De qualquer forma, há outra maneira de ser contemplado: ofertar um lance para aumentar suas chances de contemplação, assim você pode antecipar e garantir a contratação do serviço desejado no momento planejado.

A grande vantagem ao contratar um consórcio para reformar casa é o não pagamento de juros e o poder de barganha na compra à vista. Ou seja, você acaba economizando de duas formas! 

No UP Consórcios você encontra as melhores condições do mercado com chances reais de contemplação. E sem contar que no UP você tem sua compra com segurança chega de perder tempo  Entre em contato comprove e dê aquele UP.