Aproveite a chegada de um novo ano para mudar seus hábitos financeiros

17/03/2022

Imagem blog

Aproveite a chegada de um novo ano para mudar seus hábitos financeiros

Com o fim da segunda década do milênio, é natural fazermos a avaliação sobre nossos últimos 10 anos. Mais do que isso, também temos agora o momento ideal para colocar no papel as expectativas e se encaminhar para novas conquistas a partir de 2020. Com isso em mente, é hora de se equilibrar e partir em busca de novos objetivos.

Alinhe despesas com expectativas

Não é possível fazer planos sem conhecer o terreno onde se pisa. É recomendado conhecer a fundo as suas despesas mensais, levando em consideração os gastos fixos e as variáveis. Após detalhar estes gastos, saiba para onde o seu dinheiro está indo: é neste momento que identificamos que pagamos mais que o aceitável em contas de celular, compra de eletrônicos ou despesas que podem ser reduzidas. Em seguida, renegocie dívidas e parcelamentos feitos anteriormente, sempre buscando uma menor taxa de juros e priorizando os seus respectivos pagamentos o mais rápido possível.

Por fim, chegou o momento de definir o seu objetivo de médio e longo prazo. Para seguir adiante com um planejamento é necessário traçar a sua linha de chegada e qual método será mais seguro para conquistá-lo.

Evite taxas desnecessárias e fixe seu prazo

O hábito é o melhor parceiro para todos os momentos de sua vida. Criando o hábito de poupar – onde o consórcio se torna um aliado – você se programa com maior facilidade, seja para conquistar os bens desejados como se preparando para eventuais emergências.

Encontrar a forma de poupar e chegar ao seu objetivo é a questão chave para planos que pedem foco por um maior período de tempo. O UP Consórcios, por exemplo, não cobra taxa de adesão e nem taxa de administração até o momento da contemplação, ou seja, se torna uma opção viável para aqueles que possuem dificuldade para poupar e possui diversas cotas de parcelamento, de uma forma que se encaixa no seu orçamento, como pode ser observado através do simulador online.

De forma 100% digital, sem burocracia e cobrança de taxas iniciais, o UP Consórcios te dá diversas opções de categorias para ingressar o seu plano: imóveis (onde podem ser inclusos casas, apartamentos, terrenos, salas comerciais), automóveis (carros novos ou seminovos, motos, caminhões) e diversos serviços (festas, cirurgias estéticas, reformas). Ao ingressar em um consórcio com plano ideal para você lhe é ofertado um plano personalizado de pagamento e que estará alinhado aos seus custos.

Controle o impulso e aproveite a renda extra

As compras por impulso, que fazemos por pressão, são o grande inimigo daqueles que desejam fazer um planejamento financeiro. Seja através de uma “oferta incrível” no caixa do supermercado, ou alguma peça de roupa que pode ser parcelada, esses impulsos se tornam uma bola de neve capaz de atrapalhar bastante no final do mês. Por isso, é aconselhável ficar de olho nos seus rendimentos e saber quando é hora de se mimar e quando é precisa apertar o cinto.

Pode acontecer de sermos surpreendidos e receber aquela renda extra que não estava programada. É aí que aplicamos todas as lições praticadas ao decorrer do ano. Tal renda extra pode ser a oportunidade de dar um lance no consórcio, caso seja a sua alternativa, e antecipar o objetivo que tínhamos desde o começo. Sem grandes segredos e dando um passo de cada vez, é possível dar uma nova guinada na vida financeira e conquistar o equilíbrio perfeito.